6 benefícios do abacaxi que vão deixar sua vida mais saudável

Escrito por Flávia Resende

iStock

Originário da América do Sul, o abacaxi é uma das frutas mais comuns na mesa dos brasileiros. Na época do calor, ele é ainda mais procurado para ser consumido gelado, pois repõe as energias e hidrata o corpo. Com seu alto poder nutritivo, até mesmo a casca da fruta é aproveitada para fazer suco, já que possui mais fibras e nutrientes do que a parte comestível do abacaxi. A seguir, conheça outros benefícios do abacaxi para a sua saúde.

1. Tem alto teor nutritivo

iStock


O abacaxi pode ser consumido à vontade, pois tem pouca caloria e contém nutrientes, antioxidantes e outros componentes importantes como as enzimas, que ajudam a combater doenças e inflamações.

A fruta é também uma grande fonte de vitamina A, K e C (vitamina responsável pelo aumento da resistência do organismo contra algumas doenças) e também contém ferro, cálcio, fósforo, manganês e magnésio.

A vitamina C é essencial para o crescimento e desenvolvimento, a saúde do sistema imunológico e ajudar na absorção do ferro ingerido. Já o manganês colabora com o crescimento e ajuda a manter um metabolismo saudável e possui propriedades antioxidantes (1).

  • Calorias: 82.5
  • Gordura: 1.7 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Carboidratos: 21.6 gramas
  • Fibras: 2.3 gramas
  • Vitamina C: 131 % da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Manganês: 76 % da IDR
  • Vitamina B6: 9 % da IDR
  • Cobre: 9 % da IDR
  • Tiamina: 9 % da IDR
  • Folato: 7 % da IDR
  • Potássio: 5 % da IDR
  • Magnésio: 5 % da IDR
  • Niacina: 4 % da IDR
  • Ácido pantotênico: 4 % da IDR
  • Riboflavina: 3 % da IDR
  • Ferro: 3 % da IDR
  • 2. Possui antioxidantes que combatem doenças

    iStock


    Além de conter muitos nutrientes, o abacaxi também possui uma grande quantidade de antioxidantes saudáveis. Apesar de serem muito importantes para o funcionamento do nosso corpo, muitas pessoas não sabem o que são os antioxidantes.

    Antioxidantes são moléculas que combatem os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar as estruturas celulares. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres ao dar elétrons para essas moléculas.

    Os antioxidantes também ajudam o corpo a combater o estresse oxidativo, que ocorre quando existem muitos radicais livres no corpo. Esses radicais interagem com as células do corpo e causam danos que são ligados às inflamações crônicas (2).

    Os flavonoides e os ácidos fenólicos são os principais antioxidantes encontrados no abacaxi (3).

    3. Fortalece os ossos

    iStock


    O abacaxi tem o poder de ajudar a fortalecer os ossos. De acordo com o Linus Pauling Institute, a fruta contém cerca de 75% da quantidade de manganês que deve ser ingerida diariamente. Isso ajuda no desenvolvimento de ossos mais fortes e do tecido conjuntivo. Além disso, um estudo realizado em 1994 sugeriu que o manganês também pode ser útil na prevenção de osteoporose em mulheres na pós-menopausa (4).

    4. Pode ajudar a reduzir os riscos de câncer

    iStock


    O câncer surge quando as células começam a crescer fora de controle e expulsam as células normais. A progressão da doença é geralmente ligada à inflamação crônica e ao estresse oxidativo.

    Entre os vários estudos realizados sobre os benefícios do abacaxi, um deles mostrou justamente que os componentes da fruta podem reduzir os riscos de câncer. Esses componentes ajudam a reduzir inflamações e minimizam o estresse oxidativo.

    O grupo de enzimas digestivas chamado bromelina é um desses componentes. Estudos em tubos de ensaio mostraram que a bromelina pode ajuda na luta contra o câncer (4 e 5).

    Dois estudos realizados em tubo de ensaio mostraram que a bromelina extinguiu o crescimento de células cancerígenas na mama e estimulou a morte da célula (6 e 7).

    Já outro teste também realizado em tubo de ensaio mostrou que a bromelina suprime também o câncer de pele, no sistema gástrico, no duto biliar e no cólon, entre outras áreas do corpo (8, 9 e 10).

    5. Fácil de incluir na dieta

    iStock


    O abacaxi pode ser consumido de diversas maneiras sem perder seu sabor característico. Pode ser servido em pedaços, na forma de suco, que pode também ser feito com a casca, pizzas e saladas. Dessa maneira, a fruta pode ser incluída em qualquer refeição: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

    6. Reduz risco de asma

    iStock


    As pessoas que consomem alimentos com alto teor de nutrientes, como o abacaxi, tem menos chances de desenvolver asma. O betacaroteno, que é encontrado no mamão, no abacaxi, manga e outros alimentos de cores laranja, amarela e verde escuro, é um desses nutrientes (11).

    A bromelina, também encontrada no abacaxi, pode ajudar a reduzir os sintomas da asma, segundo alguns estudos.

    Esses são apenas alguns motivos para incorporar o abacaxi em sua dieta e adotar uma alimentação mais saudável. É sempre bom lembrar que todo alimento consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde. Por isso, acrescente o abacaxi em sua dieta com moderação.