Ingerir algo com zero calorias e perder peso sem nenhum esforço físico: esses são provavelmente os maiores sonhos de quem vive em luta contra a balança. E se a gente te contasse que existe algo que você pode fazer que se encaixa nas duas categorias?
É isso mesmo! Beber água pode te ajudar a entrar em forma. É claro que hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, são indispensáveis, mas aumentar seu consumo de água pode fazer toda a diferença. Vamos entender porque esse hábito tão simples faz toda a diferença?
Vamos entender porque esse hábito tão simples faz toda a diferença?
Estudos apontam que a água pode te ajudar a queimar mais calorias, mesmo em repouso. Isso ocorre porque ela produz um efeito termogênico, ou seja, logo após o consumo, seu metabolismo pode acelerar até 30%, o que influencia na queima de energia (1, 2, 3). Uma vez que esse efeito pode durar até uma hora, o consumo de água antes e durante a prática de exercícios pode aumentar o seu efeito.
Um estudo realizado nos Estados Unidos acompanhou mulheres por um ano e examinou os efeitos do aumento da ingestão de água. Essa mudança de hábito fez com que elas perdessem aproximadamente 2 kg em um ano. Uma perda modesta, mas bem impressionante se levarmos em conta que ela foi gerada por uma simples mudança na ingestão de líquidos. Esse efeito pode ser potencializado ao resfriar a água, já que seu corpo gasta mais calorias para voltar à sua temperatura natural (4, 5).
Beber água antes das refeições pode aumentar a saciedade, fazendo com que se coma menos. Em um estudo, os participantes que beberam água antes de cada refeição perderam 44% mais peso em comparação com um grupo que não tinha o mesmo hábito. Um outro estudo, que analisou a ingestão calórica em vez do peso, descobriu que a ingestão de água antes do café da manhã reduziu em 13% o consumo calórico (6, 7, 8, 9).
Ficarmos hidratados é particularmente importante durante a prática de exercícios físicos. Não é incomum que atletas percam de 6% a 10% do seu peso em água através do suor. Consequentemente, isso pode levar ao descontrole da temperatura corporal, à redução da motivação e ao aumento da fadiga. Ao beber água, esses efeitos são amenizados, garantindo um melhor rendimento na prática esportiva (10).
Muitas pessoas, ao buscarem uma alimentação mais saudável tendo em vista o emagrecimento, optam por sucos de frutas ou bebidas lácteas. Embora saudáveis em muitos casos, essas opções costumam ser bastante calóricas e ricas em açúcar. Ao substituir outras bebidas por água durante as refeições, é possível conseguir uma redução de até 9% na ingestão de calorias diárias (11, 12, 13).
Não é incomum que a sensação de inchaço e a má digestão interfiram nos resultados de quem está buscando o emagrecimento. Ao aumentar o consumo de fibras para este fim, muitas pessoas esquecem que o consumo de líquidos é de extrema importância, e acabam ficando constipadas. Ao aumentar o consumo de líquido, o funcionamento do intestino melhora consideravelmente, o que acaba por influenciar na perda de peso e em uma melhor absorção dos nutrientes (14).
Convencido de que deve aumentar seu consumo de água? Além de fazer bem, é um líquido acessível e que todo mundo tem em casa.
É muito comum que se encontrem recomendações de que o consumo ideal de água esteja entre 2 a 3 litros diários. No entanto, esse é um número genérico que não leva em consideração muitas condições do indivíduo e de seu ambiente.
Idosos e lactantes precisam ingerir mais água. Um clima quente e seco requer maior consumo do que num dia frio e chuvoso. Exercícios são outro vetor fundamental nessa equação, além de levar em consideração a intensidade e duração da atividade física.
Por via de regra, você deve beber água sempre que sentir sede, e o suficiente para matar a sua sede. Mas também vale estar atento aos sinais do seu corpo: dor de cabeça, problemas de concentração e vontade de comer doces podem ser sinais de que você está desidratado.
Lembre-se que não é recomendável exagerar na água sob pena de perder sais minerais essenciais e de provocar problemas devido à toxicidade da água no organismo. Feitas essas considerações, nada substitui o acompanhamento de um médico ou de um nutricionista.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.