Melancia: 8 benefícios incríveis para a sua saúde

Foto: iStock

Nutritiva, refrescante e de baixa caloria, a melancia é excelente opção para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Aproximadamente 100 gramas da fruta contém apenas 30 kcal, mas alta concentração de fibras e vitaminas A e C, componentes importante para o funcionamento do organismo.

Abundante no Brasil, ela pode ser consumida em pedaços, na salada de fruta e, principalmente, por meio de suco. Alguns dos benefícios da melancia estão relacionados com a melhora da hidratação corporal e da saúde do coração e dos olhos.

8 benefícios da melancia para sua vida

Foto: Pense Natural

1. Favorece a hidratação do corpo

Beber água é essencial para diversas funções do organismo, incluindo o transporte de substância pelo corpo, manutenção da temperatura e fortalecimento do sistema imunológico.

Outra forma de ingerir mais água é por meio do consumo de frutas. Um dos benefícios da melancia está relacionado com isso. Ela possui em sua composição 92% de água e é considerada uma importante fonte para manter o corpo hidratado (1).

A falta de hidratação pode causar uma série de complicações para a saúde, afetando o sistema digestivo e os rins, prejudicando o funcionamento cardiovascular e provocando dores de cabeça e ressecamento da pele.

Em casos mais graves, a desidratação ainda afeta a capacidade cognitiva e física, aumentando o risco do surgimento de doenças crônicas (2).

2. Pode auxiliar na digestão

Tanto a água quanto as fibras presentes na melancia são importantes para a digestão. A água atua favorecendo o movimento do aparelho digestivo enquanto as fibras contribuem para a manutenção da saúde da flora intestinal.

Uma alimentação rica em fibras está associada com o crescimento de bactérias boas presente no intestino. Como consequência, isso favorece a imunidade e protege o corpo contra doenças (3).

Além disso, pesquisas indicam que comer alimentos ricos em fibras ajuda no controle do sobrepeso e obesidade, já que proporcionam maior sensação de saciedade (4).

3. Faz bem para a pele e o cabelo

Muito nutritiva, a melancia contém vitaminas A e C, que estão relacionadas com a saúde e beleza da pele e dos cabelos.

Rica em antioxidantes, a vitamina C está presente em grandes quantidades na pele e participa da formação de colágeno no organismo. Ela ajuda a fortalecer os fios de cabelo, combater a formação de radicais livres, o surgimento de rugas e o envelhecimento da pele.

Já a vitamina A também tem boas propriedades restauradoras e regeneradoras para as células capilares e epiteliais. A deficiência dessa substância pode causar ressecamento, produzindo uma aparência escamosa para a pele.

A melancia ainda tem betacaroteno e licopeno, que ajudam a proteger a pele contra queimaduras causadas pela exposição ao sol (5).

4. Ajuda a reduzir inflamações

Inflamação é a causa de inúmeras doenças que afetam o sistema cardíaco e o metabolismo. Porém, inserir melancia na alimentação pode ajudar a combater os processos inflamatórios que causam danos ao organismo.

Isso acontece porque a fruta é fonte de antioxidantes que diminuem as inflamações e o estresse oxidativo. O licopeno e a vitamina C são dois exemplos dessas substâncias. Em um estudo feito na Espanha, pesquisadores avaliaram os efeitos da ingestão delas por meio da alimentação. Os resultados indicaram o consumo de alimentos antioxidantes estava relacionado com níveis mais baixos de inflamações e aumento da quantidade de antioxidantes (6).

Outra pesquisa aponta que o licopeno, abundante na melancia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde do cérebro, inclusive retardando os efeitos do Alzheimer (7).

5. Melhora a saúde cardiovascular

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças cardiovasculares são responsáveis por 31% das mortes no mundo (8). E uma das razões para a incidência desses problemas é a má alimentação.

Contra isso, uma das recomendações é aumentar o consumo de vegetais e frutas. A melancia, por exemplo, possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde do coração. Graças a presença do licopeno, alguns estudos sugerem que ela pode auxiliar a equilibrar os níveis de colesterol e a pressão sanguínea (9).

Outro ponto positivo presente na fruta é a citrulina, um tipo de aminoácido que aumenta os níveis de óxido nítrico, contribuindo para a expansão das veias e, consequentemente, para a diminuição da pressão (10).

6. Promove a saúde dos olhos

Contribuir para a saúde dos olhos também é um dos benefícios da melancia. A fruta tem alta concentração de licopeno, substância que pode proteger a visão da degeneração macular relacionada à idade (11).

Comum em pessoas mais velhas, o problema pode causar cegueira se não for tratado. Como o licopeno tem funções anti-inflamatória e antioxidante, ele contribui para a prevenção da degeneração macular e ainda pode impedir a piora no quadro.

7. Alivia dores musculares

A citrulina também é essencial para o metabolismo e pode auxiliar na redução de dores musculares. Em abundância na melancia, a substância vem sendo pesquisada principalmente por seus benefícios para o desempenho físico.

Um estudo feito em 2013 comparou os efeitos do suco de melancia e de uma bebida à base de citrulina em atletas. Os resultados indicaram que o suco de melancia era mais eficiente contra dores musculares e auxiliou de maneira mais rápida a recuperação da frequência cardíaca em comparação com uma bebida apenas com citrulina (12).

8. Contém substâncias anticancerígenas

Capacidade anticancerígena também faz parte da lista de benefícios da melancia. O licopeno e a cucurbitacina E são componentes presentes na fruta relacionados com isso e alvos de pesquisas.

O licopeno teria ligação com a diminuição da incidência de certos tipos de cânceres, como os que ocorrem no sistema digestivo. A substância atuaria diminuindo o processo de divisão celular e da formação de tumores (13).
Já a cucurbitacina E também vem sendo investigada por causa de propriedades relacionadas com a inibição do crescimento de tumores (14).

Observações finais

A melancia é uma grande aliada para quem busca ter uma alimentação mais saudável, já que ela tem poucas calorias e é rica em água e em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

No entanto, vale ressaltar a importância de consumir frutas e legumes variados, para que seja possível ingerir diferentes fontes de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais e, assim, evitar o surgimento de doenças, melhorar a saúde e garantir mais qualidade de vida.