8 benefícios do suco de cenoura: para olhos, pele, imunidade e mais

Foto: iStock

A cenoura está entre os legumes classificados como raízes tuberosas. Conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um potente antioxidante responsável por sua cor laranja, é ainda fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

8 motivos para você incluir o suco de cenoura no seu dia a dia

Uma ótima maneira de garantir o consumo dela é a partir da preparação de um suco, que assim como os de frutas ou outros vegetais, preserva todos os nutrientes. Apresentamos, nesse artigo, oito motivos para acrescentar o suco de cenoura à sua dieta alimentar.

1. Acelera o metabolismo e ajuda a perder peso

A cenoura está entre os alimentos que são mais resistentes à digestão, fazendo com que o organismo gaste mais energia durante o processo. Com isso, ela acelera o metabolismo, auxilia na queima de calorias e ajuda a perder peso. Ao mesmo tempo, o suco de cenoura também contribui para aumentar a produção de bile pelo fígado, o que favorece ainda mais essa ação (1).

Além disso, ele possui poucas calorias e é um ótimo substituto para refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, o que também contribui para emagrecer.

2. Fortalece a visão

Você já deve ter ouvido falar que cenoura é bom para os olhos, não é mesmo?! A afirmação, que ganhou entonação de ditado popular, é verdadeira. Esse é um dos benefícios atribuídos ao betacaroteno, que garante muito mais do que a cor laranja vibrante da cenoura. Ele é convertido em vitamina A durante o processo de digestão, ela ajuda a proteger a superfície dos olhos e fortalecer a visão.

Beber suco de cenoura pode inibir vários distúrbios oculares, como degeneração macular, catarata e cegueira. As cenouras também contêm luteína, um antioxidante que protege os olhos contra alguns tipos de luz nocivas. Um estudo, por exemplo, realizado em 1994, descobriu que a luteína estava associada a um risco menor de degeneração macular, doença que causa a perda de visão (2).

3. Garante uma pele mais saudável

Além de combater os radicais livres, retardando o processo de envelhecimento, o suco de cenoura contribui muito para evitar e recuperar problemas de pele, tais como psoríase – doença que causa a descamação da pele, ou erupções cutâneas.

A vitamina C presente no suco, além de atuar como antioxidante, também tem propriedades curativas, que ajudam a recuperar mais rapidamente feridas externas e traumas. O betacaroteno, age ainda reduzindo a inflamação, acelerando processos de cicatrização (3).

4. Fortalece o sistema imunológico

Uma ótima maneira para fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções, é assegurar o consumo diário de suco de cenoura. Os nutrientes presentes nele, em especial os que têm efeitos antioxidantes, são ainda um importante reforço para garantir maior proteção ao organismo (4).

5. Reduz o risco para o desenvolvimento de neoplasias

Essa é mais uma ação atribuída aos antioxidantes presentes no suco de cenoura, que ao combaterem os radicais livres, oferecem, ao mesmo tempo, proteção contra o desenvolvimento de diversas neoplasias.

Um estudo, em que o extrato de cenoura foi usado por 72 horas no tratamento de células de leucemia e células controle não tumorais, comprovou que ele induziu a morte celular e interrompeu a progressão da doença. Isso sugere que as cenouras podem conter produtos químicos bioativos, eficazes para o tratamento da leucemia (5).

Outro, realizado com de homens mais jovens, constatou que uma dieta rica em betacaroteno pode oferecer também proteção contra o câncer de próstata (6).

6. Contribui para reduzir os níveis de colesterol

O consumo do suco de cenoura pelo menos três vezes por semana, incentiva ainda uma produção maior de bile, que auxilia na quebra de gordura, o que naturalmente contribui para baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL. Além disso, ele é uma excelente fonte de potássio, que ajuda a manter em equilíbrio esses níveis, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (7, 8).

7. Garante uma gravidez mais saudável

Os nutrientes presentes no suco de cenoura, também proporcionam benefícios para mãe e para o feto durante o período de gravidez. O cálcio contribui para que o feto desenvolva ossos e cartilagens fortes, ao mesmo tempo que o ácido fólico (vitamina B9), previne contra defeitos congênitos.

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, ACOG, mulheres grávidas e lactantes precisam de mil miligramas de cálcio por dia. Além disso, as propriedades antioxidantes da vitamina C e da vitamina A, protegem contra a ação dos radicais livres, diminuindo os riscos de infecção (9).

8. Melhora a função cerebral

Outro benefício do betacaroteno, é melhorar funções cognitivas como raciocínio e memória, evitando, ou mesmo amenizando, os sintomas de demência que podem surgir com a idade.

Entre os fatores que podem causar danos às células cerebrais está o estresse oxidativo, que impede a regeneração dessas células e do sistema nervoso, enfraquecendo a sinalização e reduzindo as funções cognitivas. O betacaroteno age também no fortalecimento dessas funções.

Por exemplo, um estudo realizado com trabalhadores que foram expostos ao chumbo, tratados com 10 miligramas de betacaroteno durante um período de 12 semanas, constatou, que após o tratamento o grupo que recebeu betacaroteno teve menos estresse oxidativo (10).

Possíveis efeitos colaterais

Mesmo com todos os benefícios proporcionados pelo suco de cenoura para a saúde, é importante moderar o seu consumo. Sucos preparados com frutas e vegetais contêm pouca ou nenhuma fibra, oferecendo menor saciedade. Por outro lado, uma alta ingestão de betacaroteno também pode pigmentar a pele, atribuindo a ela uma aparência mais alaranjada. Afinal, essa substância é responsável pela cor da cenoura.

O consumo de cenouras cruas ou cozidas, oferece a saciedade das fibras e é mais indicado para quem pretende perder peso. O suco, no entanto, permite uma absorção mais rápida dos nutrientes.

Segundo o sistema de saúde da universidade de medicina Stanford, são necessárias cinco cenouras para preparar um copo de suco, que permite desde estimular o sistema imunológico, até atingir objetivos como a perda de peso (11).