Carqueja: a folhinha amarga que possui muitos benefícios para a saúde

Escrito por Lia Nara Bau

iStock

Os antigos já sabiam: as plantas têm muito potencial! Por isso, plantas medicinais são muito populares no tratamento e prevenção de doenças. A utilização de plantas medicinais é um dos recursos mais antigos no tratamento e prevenção de doenças. Elas foram utilizadas preponderantemente até os anos 1930, quando começaram as surgir os fármacos (1).

A carqueja é uma planta amplamente utilizada no Brasil, especialmente para problemas gastrointestinais. Quer saber mais sobre essa folha poderosa? Siga a leitura!

9 benefícios da carqueja para a saúde

iStock


Embora a carqueja seja muito usada como digestivo, os seus benefícios vão muito além e essa plantinha é benéfica para vários males da nossa saúde. Veja:

1. Auxilia na digestão

Suas propriedades digestivas ajudam na prisão de ventre, má digestão, azia e gastrite. De forma geral, é aliada do estômago e intestinos, facilitando todo o processo digestivo (2).

2. Ajuda no tratamento de diabetes

Em pessoas com glicemia normal provoca uma diminuição nos níveis de glicose no sangue (3). Por isso, é uma excelente aliada no tratamento da diabetes e controle dos níveis de glicose.

3. Auxilia na cicatrização

Os flavonoides são os componentes encontrados em maior quantidade na planta, apresentando atividade terapêutica (4).

4. Possui ação antioxidante

A presença de flavonoides ajuda a combater os radicais livres que causam doenças e aceleram o processo de envelhecimento natural (5).

5. Reduz os níveis de colesterol ruim

As saponinas, substâncias que possuem ação anti-inflamatória e oxidativa, ajudam a reduzir os níveis de colesterol.

6. Auxilia em problemas do fígado

A hispidulina presente na planta possui ação hepatoprotetora, ou seja, protege o fígado (6).

7. É aliada da perda de peso

A sua ação no sistema digestivo e também a ação diurética favorecem o processo de emagrecimento. Além disso, tem ação comprovada na redução de peso, motilidade intestinal e diminuição de apetite (7).

8. Ameniza os sintomas da hipertensão arterial

Os flavonoides presentes na planta têm ação hepatoprotetora, anti bacteriana e diurética, nesse caso, melhorando sintomas de hipertensão arterial.

9. Pode ser benéfica contra leucemia

Alguns estudos preliminares também demonstraram interações com o DNA de células de tumores e resultados positivos em casos de leucemia (8).

Como vimos, são muitas as ações benéficas da carqueja. Agora, vamos conferir como consumir essa folhinha amarga.

Como fazer chá de carqueja

  1. Ferver as folhas de carqueja em água por cerca de 10 minutos
  2. Deixar a bebida descansando por 15 minutos
  3. Coar e beber

A principal forma de consumo da carqueja é através do chá, com a infusão de suas folhas. Depois de preparada a infusão, ela pode ser consumida em até 24 horas.

Outras formas de consumo

  • Cápsulas: a carqueja também pode ser consumida através da ingestão de cápsulas. Nesse caso, a dosagem deve ser de acordo com orientação de profissional da saúde e da dosagem da planta que foi encapsulada.
  • Infusão para ser usada em feridas: prepare a infusão da mesma forma que é feito o chá da carqueja. Deixe esfriar e aplique diretamente na ferida. Como antisséptico para uso externo, fazer infusão com 10 gramas em 1 litro de água.

Contudo, antes de consumir qualquer planta medicinal, fique atento às contraindicações. Vamos saber mais?

Cuidados e contraindicações

Muitas pessoas acreditam que, por ser natural, as plantas não têm contraindicações. Porém, isso não é verdade. Qualquer alimento consumido exageradamente pode causar reações adversas e com os chás não é diferente. Qualquer planta pode oferecer ações tóxicas e até cancerígenas se utilizadas indiscriminadamente (9).

As principais contraindicações da carqueja são para gestantes, pois contém substâncias abortivas, e em pessoas com glicemia normal provoca uma diminuição nos níveis de glicose no sangue.

Contudo, de forma geral, você pode beber o chá de carqueja com segurança, mas sempre com moderação. Então, precisa de mais motivos para ir agora mesmo preparar aquele chazinho?