Chá de amora: conheça os benefícios dessa bebida poderosa

Escrito por

iStock

A amora, de nome científico Morus alba, é o fruto da planta amoreira. Apesar do seu tamanho pequeno e aparência frágil, essa frutinha oferece benefícios gigantescos para o corpo humano. Além da fruta in natura, o chá de amora também é uma forma de usufruir as propriedades da planta.

O chá de amora é conhecido por amenizar os sintomas da menopausa. Além disso, a fruta é bastante leve e, portanto, produz uma bebida medicinal de baixa caloria. Mas esses não são os únicos benefícios proporcionados por essa frutinha de coloração vermelha ou roxa. Quer conhecer outros? Então veja a seguir:

Principais benefícios do chá de amora

iStock

Apesar da fama de ser uma bebida natural benéfica para o público feminino, o chá de amora pode fazer a diferença para a saúde de homens e mulheres de todas as idades. Por isso, o ideal é conhecer adequadamente todas as vantagens que seu consumo agrega ao organismo humano:

1. Trata diarreias e inflamações intestinais

As folhas da amora contêm taninos, polifenóis que são anti-inflamatórios, antioxidantes e podem, por isso, aliviar os desconfortos intestinais e também homorroidas (1, 2).

2. Ajuda a previnir doenças cardíacas e AVC

Novamente, a presença dos antioxidantes é a responsável por garantir o benefício. Eles revertem os danos causados pelos radicais livres e, assim, evitam o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de problemas cardíacos, câncer e AVC (3).

3. Contribui para o emagrecimento

Essa bebida também é útil às pessoas que estão em processo de emagrecimento. Sobretudo ao ser combinada com uma rotina alimentar equilibrada e a realização de atividades físicas. O chá é pouco calórico e um diurético natural, o que ajuda a diminuir a retenção de líquido.

4. Evita a osteoporose

Sabia que essa fruta consegue proteger a sua estrutura óssea? Isso se deve a sua composição: a alta quantidade de manganês e vitamina C da fruta contribuem para uma maior produção de colágeno e absorção de ferro, além de ajudar a curar feridas (4).

5. Reduz os efeitos da menopausa

Este chá é uma arma poderosa contra os sintomas desagradáveis que as mulheres enfrentam durante a menopausa. Isso porque ajuda a regular os hormônios e reduzir os fogachos, que são aqueles “calorões” comuns neste período da vida.

O chá de amora é uma adição gostosa, útil e bem proveitosa para a sua alimentação no dia a dia. Viu como você tem muito a se beneficiar com essa bebida natural?

Chá de amora: como fazer

  1. Ferva aproximadamente 1L de água;
  2. Em seguida, desligue o fogo e acrescente dez folhas da amoreira;
  3. Tampe o recipiente e espere cerca de dez minutos para realizar a infusão;
  4. Depois coe e beba o chá ainda quente.

Para manter as propriedades naturais do chá, evite colocar açúcar na bebida. É importante destacar também que essa não é a única maneira de preparar essa bebida medicinal. Dá para variar na receita, incluindo ingredientes para dar aquele toque extra no sabor ou obter benefícios diferenciados. É possível, por exemplo, misturar o chá de amora com gengibre ou hibisco, que são ingredientes usados para potencializar o processo de emagrecimento.

Chá de amora emagrece?

iStock

Nos últimos tempos, o chá de amora se tornou uma verdadeira mania entre as pessoas que desejam perder peso de maneira natural. Essa é uma bebida medicinal que pode realmente colaborar ao seu emagrecimento, sem que haja a necessidade de recorrer à opções químicas.

Vale salientar que essa bebida natural faz efeito no combate àquelas gordurinhas em função da grande presença de fibras e leveduras. Esses elementos tornam a digestão mais fácil, bem como fortalecem o seu intestino. Porém, nenhum alimento sozinho é capaz de te fazer emagrecer, esse processo precisa envolver uma alimentação saudável de forma geral e a prática de exercícios.

Malefícios e alertas

iStock

A maior parte das reações colaterais do chá de amora estão relacionadas ao consumo excessivo da bebida. Não se deve tomar mais do que três xícaras do chá diariamente. A partir desta medida, é possível sentir alguns efeitos colaterais, como náuseas e dores estomacais. O chá também deve ser evitado por alguns grupos de pessoas:

  • Gestantes e lactantes: para fazer uso da dessa bebida natural, o ideal é que as mamães procurem antes orientação médica;
  • Pessoas com doenças hepáticas: quando ingeridos em grande quantidade, os taninos podem comprometer o fígado (5). Portanto, se você sofre de alguma doença hepática, não incorpore o chá de amora na sua rotina alimentar sem consultar um médico;
  • Pessoas com problemas de absorção de cálcio e ferro: os taninos também podem interferir na absorção de cálcio e ferro pelo organismo. Portanto, se você possui esse tipo de problema, evite o chá.

Desde que seja uma ingestão moderada, o chá de amora pode ser devidamente saboreado e colaborar para o seu bem-estar. Além dele, conheça tudo sobre o chá de hortelã e os benefícios que ele pode te trazer!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.