5 chás para tomar antes de dormir que vão te ajudar a ter uma boa noite de sono

Foto: iStock


Você já prestou atenção no seu sono? Saiba que uma noite bem dormida é importante tanto para o aspecto físico quanto mental e está relacionada com diversas funções no organismo. No entanto, muitas pessoas têm problemas para dormir. Um levantamento feito pela Anvisa indica que no Brasil entre 10% a 25% da população adulta sofrem de insônia (1).

Noites mal dormidas podem trazer consequências relacionadas com a falta de energia e equilíbrio hormonal, má restauração dos tecidos, baixa imunidade e problemas de memória. Em casos de insônia crônica, é necessário procurar auxílio profissional para descobrir as causas e o tratamento adequado para o distúrbio.

No entanto, graças às propriedades calmantes e relaxantes, os chás para dormir podem contribuir para um sono melhor. Feitos a partir de determinadas ervas, eles são tradicionalmente conhecidos por essa capacidade.

Atualmente, algumas pesquisas científicas buscam determinar se eles são realmente eficazes em prol de uma noite bem dormida. Abaixo, explicaremos como o sono funciona e quais são os 5 melhores chás que podem ser usados para relaxar e dormir melhor. Confira!

Conheça os 5 melhores chás para dormir

Nem sempre pegar no sono é uma tarefa fácil e muitas vezes é necessária uma ajuda extra. Se essa ajuda for natural, seu organismo vai agradecer mais ainda.

1. Chá de camomila

Foto: iStock

Um dos chás para dormir mais tradicionais é o de camomila. A bebida tem propriedades anti-inflamatórias e pode auxiliar a reduzir a ansiedade. Por causa desses dois motivos, a camomila é utilizada para melhorar o sono e evitar a insônia.

As flores secas da camomila também contêm antioxidantes, sendo que um deles é chamado de apigenina. Essa substância está relacionada com um receptor químico cerebral conhecido como ácido gama-aminobutírico (GABA). Por sua vez, o GABA tem a função de relaxar e diminuir a atividade cerebral, presente principalmente na hora de dormir (2).

Um estudo feito em Taiwan observou os efeitos da camomila em um grupo de mulheres que acabaram de dar à luz. Elas beberam o chá com essa erva durante duas semanas. Após esse período, foi verificado uma melhora na qualidade do sono entre aquelas que fizeram uso da camomila antes de dormir (3).

Já outra pesquisa procurou avaliar os benefícios da ingestão do extrato de camomila. Pessoas que consumiram a substância duas vezes por dia, durante 28 dias, conseguiram dormir até 15 minutos mais rápido do que aqueles que não a utilizaram (4).

Mesmo com resultados positivos, ainda são necessárias mais investigações sobre a influência da camomila no sono. Entretanto, tomar uma xícara de chá dessa erva antes de dormir é uma forma natural e saudável para relaxar e cair no sono mais rapidamente.

2. Chá de cidreira

Foto: iStock

A cidreira também atua favorecendo o bom sono. Essa planta é popular no Brasil, mas você sabia que existem três tipos diferentes? As mais conhecidas por aqui são a cidreira-brasileira e o capim-cidreira. A primeira tem folhas mais arredondadas, com um odor semelhante ao da cânfora; já a segunda tem folhas estreitas e compridas, com aroma que lembra o limão.

Ainda existe um terceiro tipo, a melissa, alvo de interesse dos pesquisadores por seus efeitos positivos para a redução do estresse e melhora na qualidade do sono. Algumas evidências mostram que essa erva pode elevar os níveis de GABA em ratos, o que indicaria uma propriedade sedativa natural (5).

Um outro estudo avaliou os benefícios do extrato de melissa. Para isso, voluntários com estresse leve ou moderado e distúrbios do sono utilizaram a substância uma vez ao dia. Os resultados mostraram uma redução de 42% nos sintomas depois do uso contínuo por um período de 15 dias (6).

Assim, uma boa indicação para quem tem problemas para dormir seria tomar chá de melissa antes de ir deitar na cama.

3. Chá de lavanda

Foto: iStock

Conhecida pelo aroma floral bem característico, a lavanda é originária da região mediterrânea e muito utilizada ao longo da história da humanidade. Essa planta tem inúmeras propriedades benéficas para o organismo, principalmente contra problemas gastrointestinais e de ansiedade (7).

A lavanda pode ser encontrada em diversos produtos, como em óleos, extrato, essência e na forma desidratada. Também é muito usada como chá e a bebida proporciona uma sensação de relaxamento e calma, condições que auxiliam a dormir bem.

Uma pesquisa feita com mulheres mostrou que o uso de lavanda como chá ou em aplicações de aromaterapia contribuíam para que elas se sentissem menos cansadas durante o período pós-parto (8). Outro estudo indicou que inalar lavanda pode auxiliar pessoas com insônia a dormirem melhor (9).

Além disso, pesquisas apontam que a lavanda pode aumentar a qualidade do sono em pessoas ansiosas ou com distúrbios relacionados à ansiedade (10) (11).

4. Chá de flor-de-maracujá

Foto: iStock

Dentro da classificação botânica, a flor-de-maracujá faz parte da família Passifloracea e é conhecida por sua ação relaxante e calmante. Esses efeitos são tradicionalmente conhecidos, mas recentemente algumas pesquisas passaram a examinar as propriedades da planta.

Um estudo australiano feito com 40 pessoas mostrou que beber o chá da flor-de-maracujá diariamente contribuiu para um sono com mais qualidade e mais restaurador (12). Já outras pesquisas indicam que a combinação desse chá com outra erva, a valeriana, é mais efetiva ainda com relação a dormir melhor (13).

5. Chá de valeriana

Foto: iStock

Muito utilizada na Grécia antiga, a Valeriana é tradicionalmente conhecida por sua capacidade de aliviar dores de cabeça, reduzir o nervosismo e problemas relacionados ao sono. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi utilizada na Inglaterra para aliviar o estresse causado por ataques aéreos (14).

Atualmente, a valeriana pode ser vendida como chá, na forma líquida e até mesmo em cápsulas. Alguns estudos analisaram relatos de participantes sobre os possíveis efeitos dessa planta. Grande parte deles indicou um sono melhor após o uso da erva (15).

Adormecer rapidamente e despertar menos durante à noite foram os principais benefícios apontados por pessoas que fizeram uso da valeriana (16).

Porém, vale ressaltar que essas pesquisas são feitas com base nas impressões dos voluntários, que são subjetivas. Quem sofre de problemas graves de privação de sono e insônia deve procurar ajuda especializada para receber o tratamento mais adequado.

Entenda como o sono funciona e como dormir bem

Muitos podem pensar que durante o sono o corpo fica totalmente inerte. Porém, ele passa por dois estados distintos. O primeiro é um sono mais leve, chamado de REM (movimentos rápidos dos olhos, sigla traduzida do inglês); o segundo, mais profundo, tem o nome de não REM.

Essas duas etapas se alternam durante o período em que você está dormindo. Os sonhos ocorrem na fase REM e a liberação de certos hormônios acontece na etapa não REM.

Um sono pleno é importante para a recuperação do corpo após o gasto energético nas atividades durante o dia, para o equilíbrio cerebral, regulação da temperatura e para o bom funcionamento da memória.

Algumas práticas auxiliam a ter um sono melhor. Além de tomar chás para dormir, é recomendado evitar o consumo de bebidas estimulantes (como café, refrigerante e bebidas alcoólicas), realizar atividades relaxantes e estabelecer horários certos para ir para cama.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.