A jurubeba tem um nome científico mais difícil: Solanum paniculatum. Essa planta, considerada medicinal em todo país, tem o gosto amargo e é quase uma pequena árvore. Normalmente, o seu crescimento pode chegar a 4 metros de altura. Você pode reconhecê-la por alguns frutos amarelos ou verdes que normalmente se formam nela.
A planta se destaca principalmente pelas suas propriedades medicinais (1), pois ela pode ser utilizada tanto para tratar tosses como úlceras. Além disso, pesquisas revelam o seu poder no emagrecimento. As formas de consumir, os outros benefícios e as contraindicações você poderá conferir neste artigo:
De uma simples gripe a problemas no fígado, a atuação dela é bem conhecida para quem utiliza a medicina alternativa. Então, conheça a seguir os principais benefícios desse remédio natural:
A jurubeba atua como um anti-inflamatório natural devido às suas propriedades (2). Por isso, muitas pessoas a utilizam de duas formas: compressa diretamente na inflamação ou bebendo o chá.
Diabéticos podem fazer um bom uso da jurubeba quando o consumo é liberado pelo médico. Estudos sugerem que ela possui resultados positivos quando utilizado nesses indivíduos (3).
Rica em alcaloides, essa planta também pode ser considerada um verdadeiro analgésico (4).
Segundo pesquisas, o fruto da planta é altamente antioxidante, sendo benéfico ao organismo. Isso se dá porque contém teores elevados de substâncias como polifenois e ácido ascórbico (5).
A verdade é que a lista de benefícios da planta é extensa. É possível comentar ainda que ela pode ser antiulcerosa, fortalece o coração e o fígado, além de diminuir a pressão arterial. Tudo isso acontece quando é consumida corretamente e, no caso de indivíduos doentes, com acompanhamento médico.
Essa é uma grande discussão a respeito da planta e os seus benefícios. Em tese, pode-se afirmar que, sim, que ela auxilia no emagrecimento. Porém, há propriedades suas que indicam que não é exatamente assim.
Ela ajuda a evitar a retenção de líquido, o que é um fator positivo para a perda dos indesejáveis quilinhos. Ela diminui também o inchaço e faz a pessoa se sentir mais leve.
Por outro lado, não se pode ignorar que a jurubeba aumenta o apetite. É por isso, então, que nem sempre ela pode ser associada à perda de peso. Quem deseja recorrer a alimentos naturais para emagrecer pode procurar outras alternativas. Hibisco e chá verde, por exemplo, podem ser mais eficientes.
Desde bebidas até compressas naturais podem ser feitas com a jurubeba. A planta, que é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, não é difícil de ser consumida. Muitas pessoas a utilizam até mesmo na culinária!
Como se pode ver, a planta tem o benefício de o seu fruto também pode ser aproveitado. Assim, as formas de consumo são ainda mais variáveis, seja aproveitando as folhas, raiz ou fruto. Usar a criatividade é a melhor forma de aproveitar todo o potencial dela!
Tudo o que é consumido em excesso pode levar a efeitos colaterais. Embora seja um remédio natural, isso não é diferente com a jurubeba. Ela pode causar diarreia, gastrite, náuseas, vômitos e até mesmo intoxicações. Por isso, o seu consumo deve ser moderado por todas as pessoas, mas mulheres gestantes e lactantes devem evitar consumir a fruta.
A jurubeba ainda exige uma pequena atenção, pois a família Solanaceae, a qual pertence, possui espécies tóxicas e venenosas. Por isso, identificar exatamente como é a planta ajuda a ficar longe de riscos e aproveitar todo o seu poder medicinal.
O uso da jurubeba no território brasileiro é muito antigo. E mesmo que ela não seja uma novidade para você, explorar todo o seu potencial curativo é sempre bom. Cabe lembrar que ela é rica em fibras, ácidos orgânicos e resinas, o que a transforma quase em um tesouro à natureza nacional. E com a ajuda dela a medicina alternativa trata inúmeras doenças.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.