Nabo: porque você deve inseri-lo em seu cardápio hoje mesmo

iStock

Você conhece o nabo ou passa por ele no supermercado e na feira sem ao menos percebê-lo? Se a resposta for a segunda opção, talvez seja uma boa ideia inclui-lo na sua próxima lista de compras.

Afinal, tanto a raiz quanto o caule e as folhas dessa hortaliça são cheios de nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde. Além disso, ele pode fazer parte de uma série de preparações culinárias, desde sopa até saladas! Conheça mais sobre o nabo e suas propriedades:

Benefícios do nabo para sua saúde

iStock

O nabo é uma planta da mesma família das couves e tem uma alta densidade nutricional. Isso significa que ele fornece muitos nutrientes, mas tem poucas calorias. Abaixo, confira os principais benefícios que o nabo pode oferecer para a sua saúde:

1. É muito nutritivo

De fato, o nabo é um alimento muito nutritivo, pois é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o organismo.

Para você ter uma ideia, uma porção de 100 gramas fornece apenas 28 kcal, cerca de 90 gramas de água e 1,8 gramas de fibras (1). Na mesma medida, ainda é possível encontrar:

  • 191 mg de potássio;
  • 30 mg de cálcio;
  • 27 mg de fósforo;
  • 21 mg de vitamina C.

Além disso, minerais como zinco e ferro, e vitaminas do complexo B, A e E estão presentes nesse alimento. As folhas, em especial, contêm uma grande quantidade de vitamina C — cerca de 97 mg em 100 gramas.

2. Emagrece

Pelo fato de ser um alimento de baixa caloria, o nabo é um grande aliado no processo de emagrecimento. Somado a isso, ele é rico em fibras, um componente responsável por proporcionar uma maior sensação de saciedade.

Um estudo feito com mulheres indicou que o aumento da ingestão de fibra pode estar associado com a perda de peso e de gordura corporal (2).

Outro estudo ainda mostra que o consumo de vegetais crucíferos — como couve-flor, rúcula e, claro, o nabo — também teria relação com o emagrecimento de forma gradual (3).

Entretanto, lembre-se de que para emagrecer é necessário a junção de uma série de fatores, incluindo alimentação equilibrada, a realização de exercícios físicos regularmente e a prática de hábitos saudáveis.

3. Favorece o sistema imunológico

Outro benefício do nabo está relacionado com a grande quantidade de vitamina C presente nele. Afinal, essa substância tem ação antioxidante e ajuda a combater doenças.

De acordo com estudos, a ingestão adequada de vitamina C por meio da alimentação pode reduzir os sintomas e até mesmo a duração de gripes e resfriados, assim como pneumonia e diarreia (4).

4. Tem potencial anticancerígeno

Por fim, o nabo não apenas é fonte de vitaminas e minerais, como também de componentes considerados anticancerígenos, como é o caso dos glucosinolatos e do indol-3-Carbinol.

Segundo algumas pesquisas, aumentar a ingestão de vegetais crucíferos pode ter uma ação significativa em prol da prevenção do câncer (5).

Uma delas, por exemplo, aponta que o maior consumo deles poderia diminuir em até 23% o risco do surgimento do câncer de pulmão. Por outro lado, outro estudo sugere que comer mais alimentos desse tipo também ajudar a proteger contra câncer de mama e de estômago (6 e 7).

Porém, é importante ressaltar que mais pesquisas são necessárias para avaliar exatamente como esses componentes atuam no combate a doenças.

Como consumir o nabo no dia a dia?

iStock

Quer aproveitar todos os benefícios do nabo? Então confira diferentes formas de incluí-lo no seu cardápio:

Frito

Você gosta de batata-frita? Então, vale a pena experimentar a versão feita com nabo. Basta apenas cortá-lo no formato que desejar — canoa, fatias ou chips — seja utilizando a faca, um ralador ou o mandolin.

Para deixá-lo ainda mais saudável, utilize óleo de coco e frite-o em uma frigideira antiaderente, assadeira ou fritadeira.

Na salada

Embora pouco comum, uma forma saudável de inserir o vegetal em receitas do dia a dia é acrescentá-lo em saladas frescas.

Ele combina com cenoura, aipo e pepino. Na hora de temperar, prefira usar ervas, um fio de azeite e pouco sal.

Tempurá

Essa receita asiática é feita com um mix de legumes e, sem dúvidas, fica ótima com o nabo. A dica é fatiar todos os ingredientes de forma que eles fiquem bem finos.

Em seguida, incorpore-os bem em uma mistura de ovos batidos com farinha e água. Frite com apenas um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e sirva com molho shoyu.

Cozido de carne

Para preparar essa receita, basta escolher sua carne favorita, refogá-la em uma panela com azeite e cebola e alho picados.

Depois, acrescente o vegetal, tempere com sal e pimenta-do-reino moída e cubra com água. Deixe cozinhar e salpique salsinha fresca antes de servir.

Sopas e caldos

Além das opções acima, o vegetal é um excelente substituto para batata-doce ou comum em sopas e caldos. Afinal, ele adiciona às preparações uma série de nutrientes, mas tem poucas calorias.

Por fim, aproveite também para utilizar as folhas do nabo, pois são versáteis, saborosas e bastante nutritivas. Elas podem fazer parte de uma salada verde, sopas ou até mesmo refogada com azeite e alho — como tradicionalmente é feita a couve que acompanha a feijoada.

Esse alimento tem alguma contraindicação?

iStock

De forma geral, o nabo é um alimento seguro para o consumo e bastante saudável, desde que seja inserido em uma alimentação equilibrada.

Porém, é importante ficar atento quanto à escolha e higienização. Em primeiro lugar, verifique se o vegetal está fresco, observando fatores como firmeza e uniformidade da cor. A presença de manchas, furos e maciez são sinais de apodrecimento.

Além disso, lave-os bem com água corrente ou deixe-os em uma solução com água sanitária, vinagre ou produto próprio para limpeza de vegetais. Para armazenar, apenas coloque-os dentro da geladeira.

Gostou de saber mais sobre o nabo? Então, aproveita para conferir também os benefícios do funcho, uma planta refrescante e cheia de propriedades benéficas para a sua saúde!