Óleo de macadâmia: saiba tudo sobre esse elixir mágico da beleza

Escrito por

Pense Natural

A macadâmia é uma grande árvore originária da Austrália. Sua noz de sabor suave é muito utilizada na indústria alimentícia, seja na sua forma natural, seja no preparo de doces ou biscoitos. Seu óleo, além do uso culinário, é muito utilizado na indústria cosmética, especialmente por ser absorvido mais facilmente do que outros tipos de óleos.

Graças a suas propriedades emolientes e sua abundância em antioxidantes, é comumente utilizado na composição de loções hidratantes, cremes antienvelhecimento, tônicos faciais, óleos de banho, máscaras e condicionadores capilares.

Obtido através da prensagem da noz, é um óleo translúcido, de um tom amarelado claro e, diferente do óleo de coco, mantem-se em estado líquido mesmo quando a temperatura ambiente é baixa. É rico em ácidos graxos, como as gorduras monoinsaturadas (1, 2, 3), vitaminas A, B e E e minerais como o potássio. Sua concentração de ácido palmitoleico, em particular, faz com que seu poder hidratante seja muito mais intenso do que o de outros óleos vegetais.

O que o óleo de macadâmia pode fazer por você?

Foto: iStock

1. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

Saboroso, tanto no uso para o preparo quanto como tempero, para finalizar pratos, o óleo de macadâmia para fins culinários também é muito benéfico para a saúde. Graças a seus ácidos graxos, pode ser um grande aliado no equilíbrio dos níveis de colesterol bom e ruim, ajudando, assim, no combate a problemas cardiovasculares em geral (4, 5, 6, 7).

2. É um aliado no combate à obesidade

O uso de óleo de macadâmia como suplemento alimentar em dietas high fat tem se mostrado benéfico no combate à obesidade. De acordo com pesquisas, ele pode auxiliar a reduzir a resistência insulínica e a inflamação e crescimento das células adiposas (8), dois fatores que podem ser grandes aliados no emagrecimento.

3. Deixa o cabelo mais macio e hidratado

Graças a suas propriedades emolientes, o óleo de macadâmia tem o poder de hidratar o cabelo, lubrificando o fio, deixando-o mais macio e sedoso, com um aspecto brilhante. Por ser rico em antioxidantes (9, 10, 11), ele também ajuda o cabelo a se recuperar dos danos causados por fatores externos, como a poluição e os produtos químicos, por exemplo. O único cuidado a ser tomado é que, enquanto o óleo de macadâmia hidrata e dá brilho aos cabelos, ele pode deixar os cabelos oleosos, caso usado em excesso.

4. Pode fortalecer o cabelo

A composição do óleo de macadâmia faz com que ele seja muito mais absorvido do que outros óleos, como o óleo mineral. Ao penetrar nos folículos capilares, ele os enche de ácidos graxos, deixando os fios mais fortes e saudáveis. Por ir mais à fundo nos fios, o óleo de macadâmia tem menos tendência a se acumular no couro cabeludo, o que costuma deixar o cabelo oleoso e com aparência de “pesado”.

5. É excelente para cabelos crespos

O óleo de macadâmia é especialmente benéfico para os cabelos crespos e encaracolados. Além de serem normalmente mais ressecados do que os lisos, estes tipos de cabelo também tendem a ser mais vulneráveis aos danos causados pelo ambiente. E quanto mais secos e ressecados estão os fios, mais difícil fica de “dar forma” às madeixas. O óleo de macadâmia, além de hidratar e ajudar a combater os efeitos do ressecamento (como a quebra, por exemplo), ajuda a deixar o cabelo mais fácil de modelar e a disfarçar o frizz. Outra vantagem é que, ao hidratar sem “pesar”, ele ajuda a manter a forma dos cachos de maneira mais leve e natural.

6. Mantém a pele jovem e hidratada

Pelas suas propriedades emolientes e por ser facilmente absorvido pela pele, o óleo de macadâmia ajuda a manter o teor hídrico da pele, sendo um excelente aliado em temperaturas muito baixas ou para peles que sofrem a ação dos raios solares. Seu alto teor de vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes ainda torna-o um excelente aliado do combate ao envelhecimento, seja natural ou causado por fatores externos, como poluição e raios solares. Ao promover a hidratação contínua, ajuda a evitar a formação de rugas e o envelhecimento precoce (12).

E não para por aí: o óleo de macadâmia também é rico em esqualene (13), um raro antioxidante que tem o poder de combater o stress oxidativo no corpo, combatendo, assim, linhas de expressão, estrias, celulite e auxiliando na rápida cicatrização de machucados e até mesmo sendo um excelente pós-barba.

Como incluí-lo no dia a dia?

Foto: iStock

Seja como cosmético, seja na alimentação, o óleo de macadâmia é um excelente aliado da sua saúde e da sua beleza. Confira algumas ideias de como utilizá-lo e aposte já neste ingrediente mágico!

1. Na alimentação

Por ter um sabor suave, o óleo de macadâmia pode ser utilizado tanto em pratos doces quanto salgados. Uma vez que tem menos restrições quanto às altas temperaturas em relação a outros óleos, como o de gergelim, por exemplo, ele também pode ser utilizado tanto no preparo quanto na finalização dos pratos. Experimente-o dando um toque especial em frutas assadas!

2. Na pele

Para quem busca cosméticos mais naturais e uma vida com menos produtos químicos, o óleo de macadâmia pode ser um excelente aliado. Ingrediente frequente de cremes anti-aging, tônicos faciais e loções hidratantes, o óleo de macadâmia pode ser utilizado puro, diretamente sobre a pele, ou na composição de máscaras caseiras.

3. No cabelo

Seu alto poder de hidratação e sua capacidade de auxiliar a “domar” os fios tornam o óleo de macadâmia um ingrediente funcional e versátil. Pode ser utilizado puro, em substituição ao silicone ou aos cremes de pentear, ou combinado com outros ingredientes (tais como abacate, iogurte ou mel) para compor máscaras capilares de altíssimo poder hidratante.

Com apenas uma aplicação, pode deixar o cabelo mais hidratado e cheio de brilho. Já o uso contínuo pode garantir madeixas mais fortes, saudáveis e fáceis de moldar, já que ele penetra profundamente nos fios, restaurando suas proteínas essenciais.

Se for utilizá-lo como leave-in ou finalizador, prefira aplicar no cabelo depois de usar secador, chapinha ou baby liss, já que, aquecido a altas temperaturas, pode danificar os fios. Coloque uma pequena quantidade nas mãos, esfregue-as e então espalhe o óleo sobre todo o cabelo (com exceção da raiz, em caso de você ter tendência à oleosidade). Aplique-o especialmente sobre as pontas, a fim de auxiliar a reparar danos, como as pontas duplas.

Quais são os riscos do uso desse óleo?

Foto: iStock

Enquanto cosmético, o óleo de macadâmia pode ser usado por quase qualquer pessoa, dados os devidos cuidados – por exemplo, evitando o uso excessivo por pessoas com tendências a pele ou cabelos oleosos.

Alérgicos a nozes e castanhas, no entanto, devem tomar cuidado ao iniciar o uso. Embora os óleos deste tipo de ingrediente contenham bem menos proteínas alergênicas do que as nozes e castanhas propriamente ditas, alérgicos a elas devem tomar cuidado com as possíveis reações ao uso do óleo de macadâmia (14).

Se é o seu caso, faça um teste na sua pele antes de fazer a aplicação completa. Aplique a quantidade equivalente a uma pequena moeda na parte interna de seu braço. Se não houver nenhuma reação alérgica em 24 horas, o uso será seguro. E se você apresentar qualquer tipo de reação (como pele irritada, poros inflamados ou até mesmo febre), suspensa o uso e, dependendo da gravidade, busque ajuda médica.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.