Na nossa alimentação, a alcachofra é um vegetal cheio de nutrientes. Ela é muito popular no formato de chá para perda de peso. No entanto, essa planta tem muito mais potencial! Saiba mais:
A alcachofra é um vegetal recheado de benefícios para a sua saúde. Saiba o porquê:
A alcachofra tem muitos nutrientes que a tornam extremamente saudável. Confira o valor nutricional de uma alcachofra média, de 128g (1):
Acredita-se que um composto chamado cynarin, presente no extrato da folha da alcachofra, possa auxiliar na digestão saudável. Um artigo de revisão publicado no Plant Foods for Human Nutrition (2) mostrou que o cynarin ajuda a estimular a produção de bile, que ajuda o corpo a digerir gorduras e absorver nutrientes dos alimentos. Por isso, a alcachofra ajuda o corpo a produzir a bile necessária para uma boa digestão.
Pesquisas mostram que a alcachofra pode diminuir os níveis de colesterol (3). Ela pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol total no sangue, assim como os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como “colesterol ruim”.
A alcachofra pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Um estudo relatado na Phytotherapy Research (4) sugere que suplementos de extrato de alcachofra podem ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue em jejum em pessoas com excesso de peso.
Os participantes que tomaram os suplementos mostraram melhorias em seus níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Não faltam motivos para incluir essa planta na sua alimentação, não é mesmo?
Se você deseja perder peso, provavelmente terá que cortar calorias da sua dieta. Para isso, deverá evitar alimentos com calorias vazias e dar preferência para aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras.
As alcachofras são uma ótima fonte de cálcio, potássio e vitamina C. Além disso, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos EUA, elas contêm mais antioxidantes do que muitos outros vegetais (5).
Esses antioxidantes, conhecidos como fitonutrientes, são responsáveis por muitos dos benefícios potenciais do vegetal e podem ajudar na saúde digestiva, na saúde do fígado, na regulação da pressão sanguínea e na melhoria da saúde óssea.
Os alimentos ricos em fibras tendem a ser mais preenchedores do que as alternativas com baixo teor de fibras. Eles podem satisfazer o apetite por mais tempo, o que pode ajudá-lo a cortar calorias e perder o excesso de peso.
Portanto, a alcachofra é uma ótima opção alimentar, pois é baixa em calorias e gordura. É uma planta rica em potássio, magnésio, folato, vitamina C e fibras. Experimente acrescentar a alcachofra in natura à sua dieta!
O chá pode ser ingerido até três vezes ao dia, de preferência antes das refeições.
Se você só consegue imaginar o consumo da alcachofra em chás e, no máximo, em um molho ou risoto, saiba que essa planta é muito mais versátil do que você imagina.
Prefira sempre o alimento em sua forma natural, pois é mais saudável e contém mais nutrientes.
Embora a alcachofra traga muitos benefícios para a saúde, ela deve ser consumida com cautela.
A planta deve ser evitada por pessoas que apresentem obstrução ducto biliar, por gestantes ou lactantes. Também é importante ter cuidado ao consumir se você tem algum tipo de alergia a plantas ou ervas. Em caso de dúvida, consulte um médico.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.