Água com limão: 8 benefícios para a sua saúde

Foto: iStock

Faça um teste rápido e pesquise na internet o termo água com limão. Com certeza inúmeros resultados podem aparecer indicando que a bebida faz bem para a saúde, desintoxica o organismo e até ajudaria a emagrecer. No entanto, será que beber água com limão realmente proporciona todos esses benefícios para o corpo?

A resposta para essa pergunta não é tão simples assim. Afinal, sozinho, nenhum alimento é capaz de solucionar problemas de saúde. Para ser saudável é necessário colocar em prática todo um conjunto de fatores, como ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios e cultivar bons hábitos.

Benefícios da água com limão

Porém, existem algumas pesquisas científicas que indicam diversos benefícios do consumo do limão e da água. Isso também indicaria as potenciais vantagens de inserir esses dois alimentos juntos no dia a dia. Quer saber quais são elas? Então, siga com a leitura abaixo e descubra!

1. Ajuda a manter o corpo hidratado

A água é essencial para a vida, principalmente por que o corpo é constituído por cerca de 55% e 75% dessa substância. Ela está relacionada com diversas funções do organismo, atuando na digestão, transporte de nutrientes, excreção e regulação da temperatura.

Por outro lado, a desidratação pode afetar negativamente o desempenho físico e mental. Em casos graves, a falta de água pode provocar delírios e afetar as funções cardíacas, renais e gastrointestinais (1).

De acordo com a recomendação de um estudo publicado pelo Intitute of Medicine of the National Academies, é necessário aproximadamente entre 2,7 e 3,7 litros de água por dia para ter uma hidratação adequada (2).

No entanto, alguns especialistas indicam que não há como definir uma medida ideal, pois cada pessoa e situação são únicas. Dessa forma, a sugestão é se hidratar quando estiver com sede. Ainda existem métodos para definir a quantidade de água por dia. Um cálculo que pode ser aplicado é o das 35 ml de água para cada 1 quilo de peso.

Mesmo que o consumo seja tão importante, muitas pessoas bebem pouca água, seja por falta de costume ou pelo fato de não gostarem. Para esses casos, uma das maneiras de aumentar a ingestão é misturar água com limão.

2. Fornece boas quantidades de vitamina C

O limão, assim como outras frutas cítricas, é rico em vitamina C, um antioxidante importante e que age protegendo o corpo contra o excesso de radicais livres.

Embora ele não esteja na lista das frutas com maior teor de vitamina C, é possível encontrar cerca de 11,8 mg da substância em 30 gramas de suco puro de limão (3).

Alguns estudos indicam que a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, tem um papel essencial para o bom desempenho da função vascular no organismo.

Em uma dessas análises foi observado que pacientes que tiveram derrame apresentavam níveis menores de ácido ascórbico e elevadas concentrações de processos inflamatórios e estresse oxidativo nas células(4).

A vitamina C também é conhecida pela capacidade de evitar ou amenizar os sintomas causados por gripes e resfriados. No entanto, os resultados de estudos sobre isso são conflitantes.

3. Proporciona frescor ao hálito

Usar limão para neutralizar odores é uma prática já bastante conhecida. Além de poder ser utilizada nos ambientes, é possível aplicar a mesma ideia para refrescar e melhorar o hálito.

Por isso, tomar água com limão é uma excelente opção após o consumo de alimentos que têm um cheiro muito forte, como alho, cebola e certos tipos de carne vermelha ou peixe.

Uma outra boa prática é ingerir a bebida ao acordar, já que uma das propriedades atribuídas ao limão é com relação ao estimulo da produção de saliva. Isso ajuda a evitar secura na boca, condição que pode causar como consequência o mau hálito.

4. Auxilia o processo digestivo

A água atua diretamente na digestão e nos processos metabólicos, mas com limão será que o benefício é maior? Por um lado, sim, já que a fruta tem substâncias que colaboram para o bom funcionamento da flora intestinal.

Grande parte do carboidrato presente no limão é composta de fibras. Existem uma série de pesquisas indicando que as fibras são fundamentais tanto para o funcionamento do intestino como para o controle da glicemia e ganho de peso, fatores importantes para a redução do risco de doenças cardíacas e diabetes (5).

5. É rico em antioxidantes

Os antioxidantes são essenciais para o organismo. Eles podem ser obtidos principalmente pelo consumo de frutas. Os polifenóis, um dos tipos de antioxidantes, são encontrados no limão.

Alguns estudos realizados em ratos indicam que essas substâncias estão relacionadas com a redução do ganho de peso causado pelo excesso da ingestão de gorduras. Embora sejam necessárias mais pesquisas, isso funcionaria da mesma forma em humanos (6).

Outro aspecto positivo da combinação de água e limão, principalmente por conta da presença de fibras e polifenóis, é o de ajudar no controle do apetite, contribuindo para o aumento da sensação de saciedade e, consequentemente, para a redução do consumo exagerado de alimentos.

6. Excelente fonte de ácido cítrico

Água com limão é fonte de ácido cítrico, substância com diversas propriedades benéficas. De acordo com as recomendações do UW Health, da University of Wisconsin-Madison, no Estados Unidos, aumentar o consumo de ácido cítrico estaria relacionado com um menor risco de desenvolver pedras de cálcio nos rins (7)

Porém, é preciso ter atenção, pois o benefício ocorre apenas em pedras renais desse tipo. E, para ter o efeito esperado, a indicação é ingerir meio copo de limão espremido com um pouco de água por dia.

7. Beneficia a saúde da pele

Está em busca de uma pele saudável? Então, vale a pena inserir água com limão na sua rotina de beleza diária. Assim como a água, os antioxidantes presentes no limão controlam os efeitos dos radicais livres, o que favorece a manutenção da viscosidade e elasticidade da pele.

Boas quantidade de vitamina C no organismo também auxilia o corpo a produzir colágeno, essencial para amenizar as linhas de expressões no rosto. Um estudo ainda mostrou que a vitamina C pode reduzir rugas e deixar a pele com um aspecto mais jovem (8).

8. É fácil inserir na alimentação

Por fim, é muito simples inserir água com limão na alimentação. O primeiro motivo é a facilidade de comprar esses dois ingredientes, que são fácies de achar e baratos.

Depois, a preparação não exige um grande gasto de tempo, pois basta espremer o limão e misturá-lo com a água. Uma boa dica para a medida é um sumo de um limão fresco para meio copo de água.

No entanto, é possível encher uma jarra e, além do suco, colocar rodelas de limão. Você ainda pode adicionar gengibre, pepino e hortelã, e tomar essa combinação tradicional e muito refrescante ao longo do seu dia.