Batata doce: propriedades e 6 principais benefícios

Foto: iStock

Assada, cozida ou feita em forma de purê, a batata-doce é um alimento que faz muito bem para a saúde, pois contém nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para o corpo.

Possivelmente originário de regiões na América Central e da América do Sul, o vegetal ganhou fama por ser considerado uma opção mais saudável do que a batata tradicional, sendo utilizado em dietas de emagrecimento.

No entanto, será mesmo que comer batata-doce ajuda a perder peso? Ela pode proporcionar mais saúde para o organismo? Para ajudá-lo a responder essas questões, vamos mostrar qual é a composição nutricional e os benefícios desse tubérculo para o corpo.

O que é que a batata-doce tem?

Foto: iStock

Excelente fonte de carboidrato, a batata-doce também tem proteínas, fibras, vitaminas e minerais, substâncias vitais para que o corpo funcione corretamente e se mantenha saudável. Em 100 gramas do vegetal cozido, é possível obter cerca de 20 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibras e 2 gramas de proteínas (1).

Além disso, a mesma porção tem 90 kcal e boas quantidade de cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitamina A e C. Entretanto, vale lembrar que a quantidade de calorias vai variar conforme a preparação e, se for frita, o valor energético aumenta muito.

Existe diferença entre a batata-doce e a batata tradicional?

Foto: iStock

A primeira diferença entre a batata-doce e a tradicional está no próprio formato e cor. A doce é maior, mais comprida e pode ser branca, roxa ou laranja. Em termos de preparação, ela pode ser utilizada tanto em pratos salgados quanto doces.

Já com relação às diferenças nutricionais, ambas têm praticamente a mesma quantidade de carboidratos, sendo que o valor energético da comum é menor, com 87 kcal em 100 gramas. Por sua vez, a doce tem 90 kcal (2, 3).

Avaliando os nutrientes, a batata tradicional contém vitaminas B e C, enquanto a doce é rica em vitamina A. Os dois tipos são saudáveis e podem ser utilizados de forma moderada em uma alimentação equilibrada. Porém, fique atento quanto ao método de preparado, dando preferências às versões cozidas ou assadas, com baixo uso de sal e óleo.

Quais são os principais benefícios da batata doce?

Foto: Pense Natural

Por ser rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, a batata-doce pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e para o funcionamento do metabolismo.

Abaixo, confira os principais pontos positivos do consumo desse vegetal.

1. Equilibra os níveis de açúcar no sangue

Um estudo da Universidade de Viena avaliou os efeitos da batata-doce para o controle dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2. Durante três meses, um grupo consumiu 4 gramas de extrato de batata-doce enquanto o outro apenas um placebo.

Os resultados indicaram uma diminuição significativa da quantidade de açúcar no sangue no primeiro grupo (4). Outra pesquisa ainda revelou que comer batata-doce melhora a sensibilidade à insulina, hormônio responsável por equilibrar os níveis de glicose no organismo (5).

2. Auxilia o processo de emagrecimento

Considerada um alimento de alta densidade nutritiva, a batata-doce é uma boa fonte de fibras, que promovem uma maior sensação de saciedade e diminuem a compulsão por comida.

Pesquisadores chineses avaliaram os impactos da batata-doce sobre a alimentação de ratos obesos ao longo de 12 semanas. Após esse período, os animais que consumiram o vegetal perderam peso e reduziram o acúmulo de gordura, o que poderia contribuir para um menor risco de obesidade e problemas metabólicos (6).

3. É rica em antioxidantes

As substâncias antioxidantes são fundamentais para o controle de radicais livres que causam danos ao organismo e para a diminuição de doenças crônicas, como diabetes, problemas no coração e até mesmo câncer (7).

Além de ser fonte de carboidratos, proteínas e fibras, a batata-doce também contém antioxidantes. A do tipo laranja, por exemplo, é especialmente rica em betacaroteno, substância que promove a visão, melhora funcionamento do sistema respiratório e protege a pele contra os danos causados pelo sol (8, 9, 10).

4. Favorece o bom funcionamento do cérebro

Alguns estudos descobriram que o consumo de batata-doce também contribui para o bom funcionamento do cérebro, graças à elevada quantidade de antioxidantes que ela possui.

Os resultados mostram que o vegetal previne contra danos causados por processos oxidativos no cérebro, melhorando a capacidade cognitiva e a memória (11). Além disso, o consumo da batata-doce protegeria o sistema nervoso contra o envelhecimento e melhoraria as noções espaciais (12).

5. Melhora as defesas do organismo

A batata-doce é rica em vitamina A, substância que exerce diversas e importante funções no organismo, principalmente com relação ao sistema imunológico.
A vitamina A estimula a formação de células de defesa que agem contra doenças e infecções (13). Pesquisas indicam que ela também ajudaria a eliminar células responsáveis pela formação de tumores (14).

Outros estudos ainda consideram que a suplementação dessa vitamina em populações com deficiência contribuiria para a redução de mortes causadas por doenças infecciosas (15).

6. É bom para a visão

Além de melhorar as defesas do corpo, a vitamina A age em prol da visão. De fato, a deficiência dessa substância está relacionada com problemas de ressecamento nos olhos, cegueira noturna e até mesmo, em casos extremos, perda completa da visão.

Outro componente que beneficia a saúde dos olhos e que está presente na batata-doce é o betacaroteno. Essa substância diminuiria os efeitos da degeneração macular, problema relacionado com o envelhecimento e que pode causar cegueira.

Observações finais

Assim como qualquer outro alimento, a batata-doce deve ser consumida com consciência e moderação, principalmente por pessoas com restrições alimentares. Quem tem diabetes deve ficar atento com a quantidade de carboidratos ingeridos, já que o vegetal é rico nessa substância.

Pessoas com pedras de oxalato de cálcio nos rins ou histórico na família também devem limitar o consumo de batata-doce, pois ela é rica em oxalato. Em excesso, isso pode levar à formação de cálculos renais (16).

Mesmo que seja incomum, a batata-doce ainda pode causar reações alérgicas em determinadas pessoas. Se após comer esse alimento você sentir coceira, irritação ou inchaço, procure atendimento médico o mais rápido possível.