É possível perder peso de forma rápida e saudável?

Escrito por

Foto: iStock

Falta apenas duas semanas para o casamento de Adriana e ela percebe que o vestido ainda não está tão legal. Para que ele fique perfeito é necessário perder, no mínimo, 8 kg.

Pedro está prestes a fazer a pesagem para a próxima luta do UFC. Ele se preparou durante meses para competir na categoria meio-pesado. No entanto, ao conferir seu peso um dia antes percebe que está 5 kg acima do permitido para disputar nessa categoria.

Em ambos os casos existe um sentimento em comum: a necessidade de perder peso rápido. E essa ansiedade, quando assume a linha de frente, pode colocar a saúde do indivíduo em risco.

Se você quer emagrecer com agilidade e eficiência, então é necessário ficar atento aos perigos que essa pressa pode causar. Veja a seguir o que você pode e também o que não deve fazer.

O clico vicioso das dietas restritivas

Foto: iStock

Nosso organismo é expert na arte da adaptação. Quando começamos uma dieta a primeira coisa que ele faz é correr contra o tempo para se adequar àquela nova quantidade de calorias ingerida, o que resulta em diminuição do ponteiro na balança.

Só que esse resultado nem sempre é peso de fato. Muitas vezes trata-se apenas de água. Para entender, é preciso olhar como o corpo funciona.

O principal objetivo do organismo é manter o sistema nervoso central bem abastecido, o que ocorre ao enviar uma quantidade específica de glicose e gordura (1).

Quando começamos a jejuar o organismo inicia um processo de emergência e utiliza todo o estoque de glicogênio para garantir o funcionamento do sistema nervoso central.

Ao esgotar essa fonte, o corpo usa um plano B: quebrar as proteínas e aminoácidos para fazer glicose, cuja composição é feita de água. É por esse motivo que emagrecemos tão rápido com as dietas de choque.

A desaceleração do metabolismo

Foto: iStock

Quando adotamos uma dieta restrita nosso corpo percebe que tem de tomar providências rápidas para nos manter vivos. Afinal de contas, é para isso que ele serve.

A saída encontrada pelo organismo é desacelerar o metabolismo para substituir a perda de gordura. E o que é pior em termos de emagrecimento: o corpo passa a guardar toda a gordura que puder.

Imagine que você está com a conta negativada. O que acontecerá quando seu próximo pagamento for depositado? Da mesma maneira, seu organismo aproveitará cada refeição para garantir a reserva de gordura necessária para manter o corpo funcionando.

Por conta disso, muitas pessoas acabam desistindo das dietas e voltando para os hábitos que a fizeram engordar. Para emagrecer com consistência, de acordo com pesquisas, o ideal é fazer uma mudança nos hábitos alimentares (2).

A importância dos hábitos saudáveis

Foto: iStock

Existem duas vertentes que você precisa levar em consideração ao emagrecer: o desempenho do seu organismo e os benefícios a médio e longo prazo. Nunca escolha um em detrimento do outro, pois, como vimos, o resultado será o contrário do que você deseja.

Como todo processo de emagrecimento exige esforço, disciplina e regularidade, certamente você desejará manter o peso que perdeu por bastante tempo, não é mesmo? Sendo assim, o mais indicado é adotar hábitos saudáveis e ingerir uma quantidade equilibrada de nutrientes (3).

Você pode até achar que está demorando a emagrecer, porém isso não passa de uma impressão. Na verdade, estudos sugerem que as pessoas que perdem entre 1 e 2 quilos por semana estão mais propensas a manter o peso no longo prazo (4).

A quantidade de calorias que você precisa

Foto: iStock

Apenas um profissional da saúde poderá determinar quantas calorias você deve consumir diariamente para perder peso de forma rápida e saudável. Mas já podemos adiantar que isso dependerá de vários fatores.

Em primeiro lugar, é importante analisar qual é seu perfil, isto é, seu estilo de vida e saúde em geral. Isso inclui sua idade, altura, a frequência com que você se exercita etc.

Vamos utilizar alguns dados levantados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para ilustrar. Segundo o órgão, uma mulher com mais de 25 anos moderadamente ativa necessita de 2.000 calorias por dia, enquanto um homem nas mesmas condições precisa de 2.400 calorias (5).

Tendo essa informação em mãos, o nutricionista avaliará quais mudanças podem ser feitas na sua alimentação para que você não saia no prejuízo.

O papel dos exercícios na perda de peso

Foto: iStock

A melhor alternativa para preservar o organismo e eliminar os quilinhos a mais com rapidez é através da combinação de dois tipos de exercício: o aeróbico e os treinamentos de resistência.

É importante que haja esse mix de exercícios porque cada um deles contribui e potencializa os resultados em longo prazo.

Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são ótimos para aumentar a queima calórica devido à aceleração dos batimentos cardíacos. A corrida, o ciclismo e a natação são alguns deles.

Já o treinamento de resistência entra nessa história como um desenvolvedor da massa muscular. E isso faz toda a diferença durante o emagrecimento. Sabe por quê?

Quando temos mais músculos nosso corpo consome mais calorias, mesmo quando está em repouso. Portanto, não deixe a musculação de lado!

A melhor dieta para perder peso

Foto: iStock

É comum encontrarmos por aí uma variedade de dietas “infalíveis”. A dieta Dukan, a lowcarb, a japonesa entre tantas outras disponíveis no mercado podem até ser eficientes, porém, a única pessoa capaz de dizer se elas funcionarão para você é um médico ou nutricionista.

Logo, a melhor dieta para perder peso é aquela que se adequa às suas necessidades, objetivos e estilo de vida. Não existe um padrão para todo mundo.

Algumas pesquisas indicam que, contanto que a dieta seja saudável para o coração, o indivíduo perderá peso. Isso acontecerá mesmo que a dieta seja focada na diminuição de carboidratos ou de gordura (6).

A maioria das pessoas gostaria de perder peso em um piscar de olhos. Pode ter certeza que você não é o único a querer isso.

Só que para comemorar o resultado é fundamental respeitar o processo de emagrecimento. Ou seja: é preciso manter os pés no chão e adotar hábitos saudáveis.

Já que você chegou até aqui, então vamos te dar uma dica extra para emagrecer. E ela é bem simples: dormir.

Exatamente! É preciso descansar para emagrecer. Inclusive, estudos comprovam que quando você dorme pouco está mais propenso a engordar (7).

Sendo assim, dê tempo ao tempo e quando você perceber estará com o corpo que sempre sonhou.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.