Graviola: conheça 6 benefícios dessa fruta tropical saborosa

Escrito por Andreia Miranda

iStock

Annona muricata é o tipo de árvore em que se origina a graviola, uma fruta bem conhecida na América, especialmente no Brasil. Além de ser rica em nutrientes, ela oferece diversos benefícios ao organismo, podendo ser consumida de várias maneiras. Seja em sucos ou chás, a graviola é realmente nutritiva e saborosa.

Típica de climas tropicais, a graviola é comum no nordeste e norte do Brasil. É caracterizada principalmente pela casca verde com alguns espinhos, embora seja macia em seu interior. Conheça mais sobre o que essa frutinha pode te oferecer!

7 benefícios da graviola para sua saúde

iStock


Por ser rica em vitamina B, saponinas, flavonoides e antioxidantes, a graviola é uma aliada da saúde. Os seus benefícios vão desde a aceleração do metabolismo até a prevenção do câncer, como você verá a seguir:

1. É muito nutritiva

Os principais nutrientes oferecidos pela graviola estão concentrados na sua polpa. Com ela é possível fazer sucos, mousses e até sorvete. O seu sabor é característico, pois tem um toque ácido, embora seja mais doce. Além de inúmeras vitaminas do complexo B, ela é rica em outros compostos, como cálcio, magnésio e potássio. Os seus valores nutricionais para 100g confirmam o seu poder à saúde (1):

  • Calorias: 66 kcal
  • Proteínas: 1 g
  • Carboidratos: 16,8 g
  • Fibras: 3,3 g
  • Cálcio: 14 mg
  • Magnésio: 21 mg
  • Potássio: 278 mg
  • Fósforo: 27 mg
  • Ferro: 6 mg

A fruta é tão nutritiva que pode ser aproveitada por inteira na hora do consumo. Tanto as suas folhas quanto o fruto e a raiz podem ser utilizados de inúmeras formas. Pois todas elas são ricas em sua composição e, segundo pesquisas indicam, ajudam a prevenir o câncer de estômago.

2. Previne e trata tipos de câncer

Como citado acima, a fruta vem sendo cada vez mais importante na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer. Estudos sugerem que a responsável por essa atuação é a acetogenina, que é uma substância antibiótica presente na fruta (2).

Até o momento, a fruta já teve resultados positivos em câncer de pulmão, mama, garganta, cólon e até mesmo leucemia. Isso se dá porque as suas folhas tem capacidade para matar cerca de 12 tipos distintos de células cancerosas. Ou seja, ao contrário da quimioterapia, ela não causa efeitos colaterais nos pacientes.

3. Ajuda a acelerar o metabolismo

A fruta é rica em vitamina B1 e B2, tendo cada uma atuação importante no metabolismo. Enquanto a B1 se destaca por acelerá-lo, a B2 está ligada à produção de energia, armazenamento de gordura e funcionamento do sistema nervoso. Então, a união entre elas é extremamente benéfica ao organismo.

4. Previne infecções urinárias

Como muitas outras frutas, é possível dizer que ela também é rica em água e substâncias antibacterianas na sua composição (4). Por isso, ela previne infecções urinárias como a uretrite. Além disso, é claro, ajuda a manter o corpo hidratado.

5. Auxilia no combate aos radicais livres

A vitamina C presente na fruta, unida ao ácido ascórbico, causa um aumento de antioxidantes no organismo. Eles são fundamentais para combater os radicais livres, que envelhecem a pele (5). Assim, é possível dizer que a graviola ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão. Além disso, os radicais livres ainda podem ser causadores de câncer e outras doenças.

6. Atua como analgésico

Essa fruta tropical é conhecida também pela sua atuação analgésica (6). Suas folhas podem ser aplicadas diretamente em algum tipo de ferida. Já o suco, ajuda a potencializar o processo de cicatrização da pele e alívio da dor.

Além de todos os benefícios citados, vale ressaltar que a graviola possui muitas outras funcionalidades. Ela ajuda a relaxar na hora de dormir, é um verdadeiro hidratante para o corpo, e também diminui a retenção de líquidos. É por isso que, além do gosto docinho, ela faz tanto sucesso entre os brasileiros e no restante da América!

Consumo

iStock

A criatividade dos brasileiros com as frutas é infinita. É exatamente por isso que a graviola já virou até receita de sorvete! São inúmeras formas de consumo da fruta, desde sucos com a polpa até chás com as suas folhas. Confira as melhores dicas a seguir:

Chás

É muito fácil de preparar o chá de graviola. Nesse caso, você utilizará as folhas para fazer a infusão e, assim, aproveitar as propriedades benéficas da planta. Com 10 g de folhas secas e um litro de água quente você tem o chá ideal! A dose diária para ter um efeito eficiente pode ser de 2 a 3 xícaras no caso de adultos.

Sucos

Os sucos e as suas variações, como smoothies e batidas, ficam ótimos com a polpa da fruta, especialmente no verão. Para isso basta bater 1 graviola com água ou então acrescentar outras frutas. Mamão e laranja podem ser boas combinações!

Cápsula

Há quem consuma cápsulas produzidas com a fruta, embora não seja tão comum. Normalmente, elas podem ser encontrada em lojas de produtos naturais. Porém, é aconselhável seguir recomendações médicas nesse caso.

Mousses

Não é apenas nas bebidas que a graviola pode ser usada. Você também pode preparar um delicioso mousse com a fruta. Para isso, a dica é abusar da criatividade nas misturas. Leite condensado e creme de leite costumam ser os principais ingredientes nas receitas pela internet.

A graviola é muito fácil de encontrar, principalmente nas regiões mais ao norte do Brasil. Embora não seja tão comum no sul, por exemplo, você ainda deverá conseguir consumi-la em forma de sucos e picolés.

Contraindicações

iStock

Todo tipo de comida, mesmo sendo natural, pode causar efeitos colaterais. Com a graviola não é diferente! Um dos seus efeitos negativos mais conhecidos é a possível queda na pressão arterial com o consumo. Ainda, o aconselhável é não passar de 3 xícaras por dia para quem toma o seu chá. De qualquer forma, fique atento, pois ela não é indicada para grávidas, pessoas com hipo ou hipertensão e crianças menores de 3 anos.

Para incluir a fruta no seu dia a dia, basta encontrar a forma com que o seu paladar melhor se adapta. Além de todos os benefícios citados, ela pode ser uma opção refrescante para o verão.

Caso você tome algum medicamento específico e tenha receio, consulte um médico antes! Agora queremos saber: você já conhecia o poder da graviola? Já? Então que tal conhecer os benefícios da manga, outra fruta tropical deliciosa?