15 benefícios surpreendentes da pera e opções de receitas com a fruta

Escrito por

iStock

Você já deve ter visto uma no mercado ou na feira, mas não imagina que ela pode combater o envelhecimento, o colesterol e até prevenir o câncer. Cultivada desde a pré-história, a pera tem inúmeros benefícios surpreendentes e, assim como algumas frutas, passa despercebida no momento das compras.
Considerada uma fruta pomácea, existem mais de 3 mil tipos em todo o mundo. Apesar de serem diferentes na forma, doçura e tamanho, os diferentes tipos de peras têm algo em comum: as vitaminas, compostos minerais e orgânicos que dão a esta fruta incríveis benefícios medicinais.

Tipos de pera

No Brasil, apenas as peras tipo europeia e asiática são indicadas para cultivo. Em uma boa produção, os frutos exigem pelo menos 600 horas de frio abaixo de 7,2ºC. Apesar disso, a maioria das peras consumidas no país são importadas (1).

  • Pera europeia: a pera europeia é a mais consumida no Brasil. O fruto tem formato poliforme, casca de cor verde a verde amarelada, polpa macia, doce e amanteigada. São destaques as peras importadas Packhams Triumph, Williams e d’Anjou.
  • Pera asiática: Mesmo em menor escala, o interesse pela pera asiática também é crescente no país. Os frutos têm formato arredondado e a polpa suculenta, doce e saborosa, principalmente quando consumida gelada. São exemplos de pera asiática a Housui e Nijisseiki.

Se você pensa em incluir a pera na sua alimentação, a dica é perguntar na feira ou no mercado qual é o melhor tipo da fruta para o seu gosto.

15 bons motivos para comer pera

iStock

Consumida há séculos atrás, os estudos mostram que as pessoas já sabiam das propriedades nutritivas da pera e que a fruta poderia ajudar a combater febres e a desidratação. Rica em fibras, vitamina C e antioxidantes, a pera tem efeitos de antienvelhecimento e ajuda na renovação das células da pele. Além disso, o fruto contribui na cura de cortes e protege contra várias doenças infecciosas.

1. É supernutritiva

Uma pera média tem aproximadamente 5 gramas de fibra, 17 gramas de açúcar, 101 calorias, 1g de proteína e nada de gordura. Rica em fibras, a pera é composta de vitamina C, vitamina K, cobre, potássio, boro, manganês, magnésio e folato.
Uma pera fornece 12 % das nossas necessidades diárias de vitamina C, 10 % de vitamina K e 6 % de potássio (2).

2. Ajuda a combater o colesterol

A fruta é composta pela fibra pectina, um tipo de fibra que é solúvel em água e ajuda a reduzir o colesterol. Os aspectos nutricionais da fruta ajudam a regular o nível de açúcar e colesterol do corpo e melhoram a saúde intestinal e digestiva (3).

3. Aumenta a imunidade

A pera também é fonte de vitamina C, chamada de vitamina mais poderosa do planeta por funcionar como um estimulante da nossa imunidade. Isso acontece porque a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, conhecidos por impulsionar o sistema imunológico, que ajuda a eliminar doenças como resfriado e gripe. A vitamina C também ajuda a proteger o DNA e manter um metabolismo saudável (4).

4. Previne o envelhecimento

A vitamina C de alimentos antioxidantes, como é o caso da pera, aumenta a imunidade da pele e funciona como um método de antienvelhecimento, porque promove a renovação das células da pele. Alimentos ricos em vitamina C também ajudam a curar cortes e várias doenças relacionadas à idade (5).

5. Previne o câncer

Outro superpoder da pera é a glutationa, um superoxidante que ajuda a prevenir o câncer, a pressão alta e o derrame (6).
As cascas da pera também são ricas em fitonutrientes, como polifenóis, ácidos fenólicos e flavonoides que ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças. Portanto, não descasque a sua fruta ou estará jogando fora boa parte das propriedade benéficas da pera.

6. Melhora a digestão

Como a pera fornece 18 % da nossa necessidade diária de fibra, a fruta também pode contribuir para melhorar a saúde digestiva. A maioria das fibras das peras atua como um agente de volume e facilita a passagem dos alimentos pelos intestinos. Além disso, esse tipo de fibra estimula a secreção de sucos gástricos e regula movimentos intestinais, reduzindo as chances de diarreia (7).
A natureza arenosa da fibra também ajuda a se ligar aos agentes causadores de câncer e aos radicais livres no cólon e protege os órgãos de efeitos prejudiciais (8).

7. Ajuda a perder peso

A pera é um alimento de alta energia e nutrição com baixo impacto no ganho de peso, isso porque as fibras da fruta fazem você se sentir satisfeito. Uma pera média tem pouco mais de 100 calorias, o que corresponde a 5 % do consumo diário de calorias em uma dieta saudável.
Uma alimentação rica em fibras está associada a um ganho de peso mais lento, provavelmente porque as frutas e verduras são ricas em nutrientes e pobres em calorias (9).

8. Melhora a saúde do coração

As peras são fonte de potássio, conhecido por ser um elemento vasodilatador. Isto significa que reduz a pressão arterial, o que reduz a pressão sobre todo o sistema cardiovascular e dificulta a formação de coágulos.
A redução da pressão arterial também está ligada a uma menor chance de desenvolver doenças como ataques cardíacos e derrames. O potássio mantém o corpo hidratado e garante o equilíbrio dos fluidos essenciais nas células e órgãos (10).

9. Acelera a cura

A vitamina C, presente na pera, ajuda a formar novos tecidos em vários órgãos e células do nosso corpo. Isso garante que o nosso metabolismo continue funcionando sem problemas. A cicatrização das feridas é acelerada com altos níveis de ácido ascórbico que as peras fornecem (11).

10. Ajuda a combater a anemia

As peras também podem ser úteis para quem tem anemia ou outras deficiências minerais, por causa do alto teor de cobre e ferro das frutas. O cobre melhora a absorção de minerais e o aumento de ferro significa que a síntese de glóbulos vermelhos aumenta.
Outra dica é que você pode evitar fadiga, mau funcionamento cognitivo, fraqueza muscular e mau funcionamento do sistema de órgãos, consumidos peras, alimentos ricos em ferro e cobre (12).

11. Melhora a saúde dos bebês

Outro componente nutricional da pera é o ácido fólico, que pode atuar na redução dos efeitos do tubo neural em recém-nascidos. Comer durante a gestação frutas ricas em folato, como as peras, pode proteger a saúde do bebê (13).

12. Reduz inflamação

Os antioxidantes e flavonoides das peras também funcionam como anti-inflamatórios no corpo, reduzindo a dor da inflamação. Com isso, a fruta também atua na redução dos sintomas de artrite, condições reumáticas, gota e outras doenças semelhantes (14).

13. Melhora a saúde óssea

Rica em magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre, a pera contribui para a saúde dos ossos. O alto conteúdo mineral ajuda a reduzir a osteoporose e a fraqueza geral do corpo (15).

14. Reduz envelhecimento e a queda de cabelo

As peras são ricas em vitamina A, luteína e zeaxantina. Esses componentes agem como antioxidantes e participam de várias reações enzimáticas que contribuem para reduzir os efeitos do envelhecimento na pele, como as rugas. As peras também podem reduzir a perda de cabelo, catarata e várias outras condições associadas ao envelhecimento (16, 17).

15. Ajuda a combater o diabetes

A pera é considerada uma fruta com baixo índice glicêmico, isso porque tem um alto teor de fibras que libera açúcar lentamente na corrente sanguínea. Os flavonoides, presentes nas frutas como a pera, também melhoram a sensibilidade à insulina, que é essencial para prevenir e tratar o diabetes. Comer peras pode ser uma saída quando aparece aquela vontade de comer doces embalados e repletos de açúcares refinados (18, 19).

Duvido que depois desses inúmeros benefícios, a pera vai passar despercebida durante as compras.

Como incluir a pera no seu dia a dia

iStock

Quando você pensa em pera, parece que a única maneira de consumi-la é in natura. Porém, a fruta pode aparecer em saladas, sucos, bolos e geleias. Outra opção mais elaborada é uma torta doce de pera com queijo de cabra, alecrim e mel, uma ótima dica para acompanhar aquele chá da tarde.

Além de comer peras frescas, você pode adicionar a fruta a um frango ou peru assado com cebolas e ervas. Outra dica é acrescentar a pera a sobremesas com baixo teor de açúcar.

Qualquer pessoa pode comer pera?

iStock

As peras são hipoalergênicas, o que reduz as chances de alguém desenvolver problemas digestivos ou reações ao comer a fruta. Não há registros de riscos para a saúde sobre o consumo das peras, porém, algumas pessoas têm reações alérgicas a certos tipos de frutas. Se você não come peras normalmente, a dica é monitorar a reação do seu corpo ao comer a fruta.

Frutas como maçãs e peras têm mais frutose do que glicose e são ricas em carboidratos pouco absorvidos no intestino. Uma dieta que inclua esses carboidratos pode aumentar o inchaço, a dor e a diarreia em algumas pessoas com problemas intestinais (20).

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.