É possível que você já tenha ouvido falar muito na hortelã. Comum no Brasil e também conhecida como hortelã-pimenta, essa plantinha oferece muito mais do que um simples sabor refrescante.
Ela é muito utilizada como remédio natural, e é principalmente consumida na forma de chá. Analgésico e benéfico para a digestão, o chá de hortelã também pode ser combinado com vários outros ingredientes naturais.
Além dos efeitos mais positivos do chá, há certamente vários que você nem conhece. A verdade é que as pessoas o utilizam para tratar ou combater dezenas de doenças e até mesmo como tratamentos para a pele. Logo a seguir você saberá mais sobre o chá dessa planta, receitas e ainda os possíveis malefícios.
Tão popular pelo gosto característico em chicletes e balas, a hortelã tem muito mais para oferecer! Conheça melhor os seus principais benefícios:
A menta, como a hortelã é popularmente conhecida, destaca-se pela sua composição rica em nutrientes. O chá de hortelã é uma excelente fonte de vitaminas A e B, e minerais, como magnésio e ferro. Além disso, é pouco calórica (1).
Devido aos seus antioxidantes e fitonutrientes, a folha tem poder para auxiliar na digestão. É por isso que muitas pessoas costumam tomar o chá de hortelã após as refeições. Ele alivia os desconfortos no estômago, previne inflamações no local e melhora a sensação de náusea.
O sabor da planta é ativado através das glândulas salivares e isso possibilita um relaxamento dos músculos estomacais, por isso o chá impacta na digestão. (2)
Estudos sugerem que a hortelã é um potente descongestionante nasal. O seu chá é muito recomendado em casos de gripes, resfriados e inflamações na garganta, já que proporciona alívio aos pulmões. Pacientes com asma também podem se beneficiar da planta (3).
Quem sofre com doenças alérgicas, como a rinite, pode ter os sintomas reduzidos com chá (4). A planta age diretamente nas histaminas, o que reduz as ocasiões de irritação. Além de tomar o chá, o que se recomenda é inalar o seu vapor, que atua como uma espécie de expectorante, acalmando o corpo.
Pesquisas revelam que o cheiro da planta ajuda no estímulo ao cérebro, melhorando a sua atividade. Dessa forma, consumir o chá minimiza o cansaço, a ansiedade e até mesmo a depressão. É comum dormir até mesmo com as folhas de hortelã por perto para proporcionar mais descanso à mente e, por consequência, ao corpo (5).
Ainda atuando no cérebro, a hortelã estimula a melhora do funcionamento cognitivo, aumentando a concentração e agilidade do cérebro. Por essas razões ela vem sendo indicada para prevenir o Alzheimer, doença que prejudica em especial a memória e a agilidade (6).
Você já deve ter notado a quantidade de cremes dentais produzidos com hortelã. A planta previne não apenas o mau hálito, mas também problemas como cáries e infecções nas gengivas. Sendo um anti-inflamatório e antibacteriano natural, o chá de hortelã ajuda a manter a saúde bucal em dia (7, 8).
Seja em crianças ou adultos, o chá é um remédio natural para as cólicas. Isso se dá graças ao efeito relaxante dos componentes da hortelã, reduzindo a tensão no útero e as cólicas (9).
O chá de hortelã é um importante agente contra a acne. As propriedades das folhas dessa planta são antissépticas e anti-inflamatórias, como você já viu, por isso contribuem com a saúde da pele.
O chá ainda poderia ser listado entre diversos outros benefícios para o organismo. Contudo, o seu maior benefício ainda é o fato de ser natural. Ou seja, com ele você diminui em quase 100% a possibilidade de efeitos colaterais, o que é ainda melhor.
A hortelã é rica em fibras, o que favorece a saciedade, diminuindo assim, o consumo de calorias. Portanto, é possível dizer que o chá de hortelã influencia sim no processo de emagrecimento.
Além de ajudar a reduzir o tamanho das porções de comida, as enzimas digestivas da planta potencializam a eliminação de toxinas, o que possibilita o bom funcionamento digestivo (10),(11).
Ainda, pela sua diminuição da fadiga, é um estímulo para quem pratica exercícios físicos, já que o corpo fica mais disposto.
Essa é a receita básica, mas você ainda pode incrementar seu chá com outros ingredientes para potencializar seu efeito:
A canela é um ingrediente naturalmente termogênico que, junto com a hortelã, vai aumentar a temperatura do seu corpo, melhorar sua digestão e te ajudar a desinchar.
O gengibre é anti-inflamatório, antioxidante, auxilia no processo digestivo e no combate de cólicas, náuseas e dores musculares. Além disso, é também um alimento termogênico. Seu chá de hortelã vai ficar ainda mais poderoso!
O mel é um aliado para combater dores e inflamações na garganta, além de contribuir para uma melhora no sono. Ou seja, combinar esse ingrediente com o chá de hortelã vai te trazer mais calma e saúde!
Além de acrescentar mais sabor, o limão combinado com o chá de hortelã é indicado para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, pois é anti-inflamatório e rico em vitamina C.
Como você pode ver, o chá de hortelã tem inúmeras combinações. Essas são apenas algumas delas, mas você pode fazer outras de acordo com o seu paladar e necessidade.
Mesmo sendo uma bebida natural, o chá de hortelã pode trazer alguns malefícios para a saúde. Isso, dependerá, é claro, da maneira e quantidade que você o ingerir. Algumas pessoas podem apresentar alergia à hortelã. Os principais sintomas são dores de cabeça, feridas na boca e tontura.
Além disso, os médicos indicam que pacientes com úlceras não consumam o chá. Nesse caso, não é que o chá provoque úlceras, mas pode agravar a situação de quem já sofre com o problema por conter mentol.
Podemos concluir que, quando consumido devidamente, o chá de hortelã é um verdadeiro remédio para o organismo. Veja também outros benefícios e formas de consumo da hortelã.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.