5 benefícios da goiaba comprovados cientificamente para a saúde

Escrito por

Foto: iStock


Já conhece os benefícios da goiaba? É comprovado cientificamente que essa é uma superfruta e que você deveria inclui-la em sua alimentação. A goiaba é uma fruta doce e deliciosa, cultivada em climas tropicais. Esse fruto sazonal, cientificamente conhecido como Psidium guajava, é redondo ou em forma de pera e possui a sua coloração verde clara, amarela ou castanha, quando amadurece.

Acredita-se que a goiaba tenha se originado do México ou da América Central. Mas, ao longo dos anos, foi se tornando muito popular nos países asiáticos e na América, principalmente depois que seus benefícios para a saúde foram revelados. O consumo dessa fruta traz muitos benefícios para a saúde e ainda auxilia na perda de peso.

Valor nutricional da goiaba

Essa fruta é uma enorme fonte de fibras alimentares, vitamina A, vitamina C, vitamina B6, folato, tiamina, riboflavina, entre outros. Além disso, também contém minerais essenciais para a nossa saúde, como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e potássio.

Uma xícara de goiaba contém (1):

  • 112 calorias
  • 4,2 gramas de proteína
  • 1,6 gramas de gordura
  • 23,6 gramas de carboidrato (14,7 gramas de açúcar e 8,9 gramas de fibras)
  • 628% da necessidade diária de vitamina C
  • 21% da necessidade diária de vitamina A
  • 20% da necessidade diária de folato
  • 9% da necessidade diária de vitamina B6
  • 5% da necessidade diária de vitamina K

A goiaba possui mais vitamina C que a laranja, que contém 201% da necessidade diária recomendada da vitamina em questão.

5 benefícios surpreendentes da goiaba

Imagem: Pense Natural

A goiaba se adapta bem a regiões de clima tropical, mas não se sabe ao certo sua origem (2). São mais de 130 variedades de goiabas cultivadas no mundo; dentre essas variedades, a que mais se destaca mundialmente é a Psidium guajava L. Independente da variedade, todas elas ajudam a proteger e fortalecer o nosso corpo.

Confira, abaixo, 5 benefícios que a goiaba traz à nossa saúde:

1. Reduz os níveis de açúcar no sangue

Há algumas evidências de que o extrato de goiaba e o chá de folha de goiabeira podem melhorar o controle do açúcar no sangue.

Vários estudos apontaram que o extrato de goiaba reduziu e melhorou os níveis de açúcar no sangue das cobaias, a longo prazo, e reduziu a resistência à insulina ( 3, 4, 5, 6, 7 ). Esta é uma boa notícia para pessoas com diabetes.

Alguns estudos envolvendo seres humanos também mostraram resultados impressionantes.

Um estudo de 19 pessoas descobriu que beber chá de folhas de goiabeira, após as refeições, reduz os níveis de açúcar no sangue. Os efeitos duraram até duas horas (5).

Outro estudo envolvendo 20 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que beber chá de folhas de goiabeira, após as refeições, reduziu os níveis de açúcar no sangue em mais de 10 % (5).

2. Mantém o coração saudável

As goiabas podem ajudar a melhorar a saúde do seu coração de várias maneiras diferentes.

Muitos cientistas acreditam que os altos níveis de antioxidantes e vitaminas presentes na fruta podem ajudar a proteger o seu coração contra os danos causados ​​pelos radicais livres (8). Além disso, o seu nível elevado de potássio e fibra solúvel também contribui para melhorar a saúde do coração.

O consumo tem sido associado à diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL “ruim” e ao aumento do colesterol HDL “bom” (9).

Um estudo de 12 semanas, com 120 pessoas, descobriu que comer goiaba madura antes das refeições causou uma redução geral da pressão arterial, redução do colesterol total em 9,9% e um aumento no colesterol “bom” HDL em 8% (10).

Esse mesmo efeito foi observado em vários outros estudos (11, 12).

3. Alivia os sintomas dolorosos da menstruação

Muitas mulheres experimentam dismenorréia, ou seja, sintomas dolorosos da menstruação, como cólicas estomacais.

No entanto, há algumas evidências de que o extrato de goiabeira pode realmente reduzir a intensidade da dor das cólicas menstruais.

Um estudo envolvendo 197 mulheres que apresentavam regularmente esses sintomas mostrou que tomar 6 mg de extrato de folha de goiabeira, diariamente, resultou na redução da intensidade da dor. O efeito parecia ser ainda mais poderoso do que alguns analgésicos (13).

Acredita-se que o extrato da fruta tenha um efeito “espasmolítico” no útero, o que significa que pode aliviar espasmos de músculo liso, também conhecidos como cãibras (14).

4. Melhora a imunidade

Ter baixos níveis de vitamina C em seu corpo pode gerar um risco maior de infecções e doenças. Essa fruta é uma das fontes alimentares mais ricas em vitamina C, portanto, é uma maneira eficiente de obter esse nutriente.

Ela fornece cerca duas vezes o valor de vitamina C que você precisa em um dia, superando até mesmo a laranja (15).

A vitamina C desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imunológico saudável, prevenindo resfriados comuns e mantendo seu corpo protegido de vírus, bactérias e infecções indesejadas (16, 17, 18).

Como a vitamina C pode ser facilmente expelida do corpo, é importante consumir, regularmente, alimentos que reponham essa vitamina no seu organismo.

5. Ajuda a prevenir o câncer

O extrato de goiaba se mostrou um grande aliado à prevenção do câncer. Estudos mostraram que essa substância pode prevenir e até impedir o crescimento de células cancerígenas. Descobriu-se que o óleo de folha de goiabeira pode ser quatro vezes mais eficaz em impedir o crescimento de células cancerígenas do que certas drogas contra a doença (19, 20, 21).

Isto provavelmente acontece devido aos seus altos níveis de antioxidantes, que impedem uma das principais causas de câncer: o dano que os radicais livres causam às células (22).

Os tipos de goiaba mais populares no Brasil

Foto: iStock

No Brasil, as variedades com cultivo mais comuns são (23):

Com polpa vermelha:

  • Ogawa 2: originária de Seropédica-RJ, com frutos grandes e forma oval
  • Paluma: originária de Jaboticabal-SP, com frutos grandes e forma piriforme
  • Rica: originária Jaboticabal-SP, com frutos médios e forma piriforme
  • Pedro Sato: originária de Nova Iguaçu-RJ, com frutos grandes e forma oval
  • Sassaoca: originária de Valinhos-SP, com frutos grandes e forma arredondada

Com polpa rosada:

  • Ogawa 3: originária de Seropédica-RJ, com frutos grandes e forma arredondada

Com polpa branca:

  • Kumagai: originária de Campinas-SP, com frutos grandes e forma arredondada
  • Ogawa 1: originária de Seropédica-RJ, com frutos grandes e forma oval

Advertências sobre o consumo da goiaba

Todo alimento consumido em excesso pode fazer mal para o nosso corpo. Por isso, não exagere no consumo dessa fruta.

O excesso de vitamina C também não é benéfico, causando efeitos colaterais. Por isso, o uso da goiaba deve ser feito de forma moderada; outro malefício que a ingestão excessiva pode trazer são inflamações intestinais, devido às sementes da fruta que podem obstruir o intestino.

Vale ressaltar que, como a casca da fruta é rica em nutrientes e deve ser também ingerida, você deve ter um maior cuidado ao comprar esse alimento. Prefira frutas orgânicas, sem agrotóxicos que podem fazer mal à sua saúde.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.