6 benefícios do chá branco para sua vida

Escrito por Ana Guadalupe

Foto: iStock

Para quem gosta de chá, não faltam sabores e variações à disposição em mercados e feiras. Mas sabia que o chá branco, com sua cor básica e sabor mais suave, é uma das opções mais benéficas para a saúde?

Isso acontece porque o chá branco é menos processado que o chá verde e o chá preto, por exemplo, que se originam da mesma planta — a famosa Camellia sinensis. O resultado? Uma dose poderosa de antioxidantes numa só xícara. Veja a seguir por que vale a pena consumir a bebida.

1. Combate os radicais livres

Foto: iStock

O chá branco é rico em catequina, um fitonutriente da família dos polifenóis que é conhecido por sua ação antioxidante (1).

Isso significa que a bebida ajuda a combater os radicais livres, moléculas que causam danos às células do corpo e estão relacionadas ao envelhecimento e a várias doenças (2).

Estudos que analisaram o chá branco foram além e concluíram que seu extrato pode proteger as células nervosas contra o peróxido de hidrogênio (3) e combater inflamações nas células da pele (4).

2. Protege a saúde de coração

Foto: iStock

A saúde cardiovascular só tem a ganhar com o consumo de chá branco. E, mais uma vez, os polifenóis são os responsáveis pelo benefício.

De acordo com diversos estudos científicos, essas substâncias ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhoram a imunidade e ajudam a diminuir a oxidação do colesterol LDL — todos fatores ligados ao desenvolvimento de doenças como hipertensão e infarto (5, 6, 7).

3. Ajuda a perder peso

Foto: iStock

Quando o assunto é perda de peso, o chá verde pode até ganhar a fama, mas seu “irmão” branco não fica atrás.

É que ambos têm concentrações similares tanto de cafeína quanto de catequinas que, segundo a ciência, são capazes de ajudar a queimar células de gordura e prevenir que novas células sejam formadas (8, 9).

E tem mais: algumas xícaras da bebida também podem acelerar o metabolismo em cerca de 5%, o que equivale a queimar de 70 a 100 calorias extras por dia (10).

4. Protege a pele contra o envelhecimento

Foto: iStock

Ninguém está sugerindo que você use o chá branco no lugar do protetor solar, mas a ciência reconhece que a bebida tem o poder de proteger a pele dos danos relacionados ao envelhecimento.

Esse benefício está ligado principalmente aos polifenóis, que são capazes de suprimir componentes celulares danosos às fibras que garantem o tônus e a elasticidade da pele (11, 12). Além disso, um estudo mostrou que o extrato do chá, quando aplicado sobre a pele, poderia proteger contra os raios solares UV (13).

5. Afasta as bactérias dos dentes

Foto: iStock

Muita gente nem imagina que o chá branco dá uma “mãozinha” até para a saúde bucal. Três substâncias estão por trás desse benefício: o flúor, as catequinas e os taninos.

Diferentes estudos mostraram que esse trio traz inúmeras vantagens. Pode, por exemplo, proteger a superfície dos dentes contra bactérias, inibir a formação de placa e prevenir contra as tão temidas cáries (14, 15, 16).

6. Pode ajudar na luta contra o câncer

Foto: iStock

Por enquanto, a relação entre o chá branco e a prevenção do câncer só foi comprovada em testes de laboratório com grandes quantidades, por isso só conheceremos no futuro seu efeito em seres humanos. Mas o cenário é otimista. Em um dos estudos, o extrato do chá levou à morte das células cancerosas de tumores de pulmão (17). Em outras duas publicações, teria barrado o crescimento de células retiradas de tumores no cólon e ao mesmo tempo protegido as células saudáveis (18, 19).