Ora-pro-nóbis: 10 excelentes benefícios nutricionais e medicinais

Escrito por Amanda de Souza

A ora-pro-nóbis é uma planta bastante comum, especialmente no estado de Minas Gerais. Conhecida popularmente como “bife de pobre”, talvez por seu alto valor proteico, a planta há pouco tempo atrás era usada tão somente com intuito decorativo, pois as flores são bonitas e abundantes.

Trata-se de uma cactácea trepadeira, suas folhas são verdes e contêm grande quantidade de água. Ademais, desenvolve-se bem em qualquer tipo de solo, mesmo aqueles com pouca umidade e pouco férteis.

10 benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

A ora-pro-nóbis foi muito mal aproveitada no passado, por pura falta de conhecimento sobre todas as suas propriedades nutricionais e medicinais. No entanto, com o veganismo estando muito em voga por estes tempos, muita atenção tem sido dada a ela. Vamos ver a seguir por quê.

1. Propriedades anti-inflamatórias

A ora-pro-nóbis possui comprovadas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, usadas tanto em sua forma tópica quanto por via oral. Em estudos realizados na Universidade de Juiz de Fora, esses efeitos foram comprovados em estudos preliminares em ratos e, de acordo com os responsáveis pelo estudo, este benefício da planta está pronto para atingir milhões de brasileiros que sofrem com vários tipos de doenças de fundo inflamatório na pele (1).

2. Combate a anemia

Por ser riquíssima em proteínas e ferro, a planta é um remédio natural para quem sofre de anemia, condição caracterizada pela baixa quantidade de ferro no organismo. A anemia provoca fadiga intensa, falta de apetite, tontura e dificuldade de concentração e aprendizado, especialmente em crianças (2).

3. Propriedades analgésicas

No mesmo estudo que determinou as propriedades anti-inflamatórias da planta, foi verificado que a ora-pro-nóbis possui também propriedades analgésicas para dores que se ligam aos processos inflamatórios.

4. Efeito depurativo – limpeza do organismo

O chá desta planta pode ser muito benéfico no tratamento de cistites (inflamação da mucosa da bexiga, aguda ou crônica, de origem infecciosa) e úlceras (feridas na mucosa do estômago), inclusive pela combinação com suas propriedades anti-inflamatórias. A inflamação dos tecidos são causas dessas condições, que podem ser bastante dolorosas.

5. Efeito antioxidante

Os flavonoides são os elementos antioxidantes encontrados nesta planta que previnem ou reduzem a oxidação danosa de todas as células do corpo humano. Isto importa dizer que, ao combater este efeito, também se combate a transformação de células saudáveis em células doentes. Esta ação pode combater doenças bastante graves, como alzheimer e diabetes (3 e 4).

6. Fonte de ácido fólico

Esta planta também é rica em ácido fólico, elemento indicado por obstetras para gestantes desde o início da gestação. O motivo é que o acido fólico serve para prevenir defeitos nas estruturas embrionárias, que darão origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê (5).

7. Fonte riquíssima de proteínas

Esta planta tem vinte vezes mais proteínas que o espinafre, por exemplo. Por este motivo, é muito procurado por veganos e vegetarianos para suprir a falta deste elemento no organismo pelo não consumo de proteínas de origem animal. O déficit de proteínas no organismo pode gerar fadiga extrema, perda de massa muscular, enfraquecimento de unhas e cabelos e problemas digestivos, entre outros.

8. Promove a diminuição do colesterol ruim

A ora-pro-nóbis tem a capacidade de reduzir níveis de colesterol LDL, ou seja, o colesterol ruim que provoca acúmulo de gordura nas veias e artérias e pode acarretar diversos problemas de saúde, inclusive fatais, como infarto e AVC. Este efeito da planta se dá pela presença de dois componentes, chamados sitosterol e o estigmasterol (6).

9. Controla diabetes

A ora-pro-nóbis pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos no sangue. No entanto, não substitua qualquer tratamento em curso antes de consultar seu médico, eis que estudos nesta área ainda são necessários.

10. Auxilia na hidratação da pele e combate o envelhecimento precoce

A ora-pro-nóbis é rica em vitamina A, que já é reconhecidamente benéfica para a hidratação tanto da pele quanto dos cabelos. Pode-se comprovar este fato pela enorme quantidade de produtos industrializados que alegam possuir grandes quantidades desta vitamina em sua composição.

Como se pode ver, são imensos os benefícios desta planta ainda pouco encontrada em mercados locais e hortifrútis.

Ora-pro-nóbis emagrece?

Não há estudos indicando que o consumo da planta possa promover o emagrecimento. No entanto, a substituição de alimentos hipercalóricos e industrializados por elementos mais naturais, nutritivos e de baixa caloria certamente podem induzir o emagrecimento.

A cada 100 gramas da folha de ora-pro-nóbis, encontram-se apenas 26 kcal (sem qualquer adição de outro elemento culinário). Ademais, por conter grandes quantidades de fibras, a planta melhora o trânsito intestinal, prevenindo e reduzindo inchaços e retenção de líquidos.

Ora-pro-nóbis: formas de consumo

  • Chá das folhas: juntar 5 folhas a 300 ml de água fervente e deixar ferver por mais 10 minutos. Consumir uma vez ao dia.
  • Farinha: a farinha é feita com as folhas secas, trituradas e adicionadas a qualquer farinha que se use nas receitas ou mesmo diretamente nas receitas. Para usá-la pura, serão necessárias muitas folhas para uma quantidade suficiente para preparação de pães e bolos, por exemplo.
  • Na culinária: as folhas podem ser usadas em substituição a qualquer outra folha em refogados, pratos quentes em geral ou mesmo consumida crua na forma de salada.
  • Tratamento capilar: basta bater cerca de oito folhas da planta com água filtrada, coar e juntar ao creme de hidratação ou shampoo de sua preferência.

Lembre-se sempre, antes de utilizar qualquer produto como cosmético ou mesmo como alimento, de verificar possíveis alergias ao mesmo. Apesar dos produtos naturais serem naturalmente hipoalergênicos, é sempre bom consumir com moderação a princípio e notar se há alguma alteração no seu organismo em geral que desagrade.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os índices de toxicidade da planta são praticamente nulos, portanto, não existem contraindicações. Contudo, como dito acima, consuma com moderação a princípio e verifique se algum tipo de alergia se manifesta.

Com todos esses benefícios, é uma boa hora para buscar na sua cidade um mercado ou feira que ofereça este poderoso alimento. E, para quem tem espaço, como dissemos no início da matéria, a planta cresce bem em praticamente qualquer tipo de solo. Cultivar em sua própria casa pode trazer uma satisfação a mais para sua vida!

Continue checando nossas matérias sobre produtos naturais e todos os benefícios que eles trazem para sua saúde!