13 benefícios da vitamina B12 para a sua saúde

Escrito por

Foto: iStock


A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é um nutriente que desempenha importante papel na função metabólica das células (1).

Embora a cobalamina tenha efeitos de longo prazo em seu corpo, sua principal tarefa é auxiliar a produção de células sanguíneas, manter as células nervosas saudáveis e ajudar na replicação do DNA. Essa vitamina do complexo B, porém, não é um nutriente fácil de absorver. Você só absorverá aproximadamente 50% da B12 que está disponível em um alimento – muitas vezes até menos do que isso. Felizmente, a maioria dos alimentos possui mais vitamina B12 do que seu corpo precisa.

A B12 é uma vitamina hidrossolúvel tipicamente encontrada em fontes de origem animal. Ela é mais abundante em produtos lácteos, carnes e aves, mas também está presente, em menor quantidade, nos vegetais. Apesar de ser encontrada em diversos alimentos, a deficiência dessa vitamina é comum. Estudos divulgados pelo American Journal of Clinical Nutrition mostraram que até 39% da população não recebe o suficiente dessa vitamina (2).

Por esse motivo, algumas pessoas optam pelos suplementos. A necessidade diária de vitamina B12, em casos normais, pode ser facilmente suprida por uma alimentação balanceada e saudável.

Deficiência de vitamina B12

Os sintomas comuns de deficiência de vitamina B12 são relacionados a problemas digestivos, sangramento nas gengivas e feridas na boca, dor nas articulações e nos músculos, dificuldade de concentração, perda de memória, letargia e fadiga, mudanças de humor, depressão e diminuição do apetite. Vale lembrar que é necessário realizar exame de sangue para diagnosticar com exatidão uma deficiência de vitamina B12.

Certos grupos de pessoas são mais propensos a sofrer de falta de cobalamina. O problema normalmente afeta idosos (3), vegetarianos e veganos. Como mencionado anteriormente, a vitamina B12 é abundante na carne e nos produtos de origem animal. Os fumantes também são mais propensos a ter deficiência dessa vitamina, pois a nicotina afeta a absorção de nutrientes.

A vitamina B12 é considerada um nutriente seguro. Você pode consumir bem mais do que a sua dose diária recomendada sem ter efeitos colaterais por isso. A natureza hidrossolúvel desse nutriente e de sua reduzida taxa de absorção são responsáveis por essa característica.

Mesmo a quantidade que seu corpo absorve nem sempre é usada. Qualquer B12 extra é armazenada no fígado e, se não for aproveitada, será liberada pela urina. Mesmo assim, sempre fale com um médico ou um nutricionista antes de começar a tomar suplementos.

Benefícios da vitamina B12 para a saúde

Imagem: Pense Natural

1. Melhora a qualidade do sono

Quem costuma se revirar constantemente na hora de dormir pode estar com deficiência de B12 (4). Essa vitamina ajuda a adormecer porque tem um papel crucial na produção de melatonina, também chamada de “hormônio do sono”.

Além disso, o aumento de B12 interromperá o sinal de melatonina no seu cérebro quando você estiver exposto à luz. Consequentemente, ficará menos desorientado e sonolento depois de acordar. Isso também é particularmente útil para quem viaja para um fuso horário diferente.

2. Melhora o humor

A cobalamina é fundamental para o bom humor. Além de reduzir os sintomas de depressão, também ajuda a manter a ansiedade e o estresse sob controle.

O composto chamado S-adenosil metionina (5) desempenha função neurológica e regula o seu humor. A vitamina B12 está diretamente ligada ao processo metabólico que cria esse composto químico.

3. Aumenta a disposição

Muitos casos de fadiga crônica, um problema que afeta milhões de pessoas, está diretamente relacionada aos níveis de B12 (6). Com pouco dessa vitamina, você pode se sentir cansado e sonolento algumas horas depois de acordar.

A cobalamina é uma das oito vitaminas do complexo B responsável por converter os alimentos que você come em glicose utilizável. A falta de B12 dificulta a conversão, resultando em baixa energia.

4. Fortalece o sistema imunológico

Níveis adequados de B12 podem evitar doenças. O nutriente trabalha para combater germes e patógenos, identificando bactérias potencialmente perigosas que podem levar a doenças graves.

A ausência de B12 em seu sistema pode realmente levar a um grave problema de saúde. A cobalamina também funciona para combater as homocisteínas (7, 8).

5. Melhora a memória

O fato de a B12 ajudar a proteger o cérebro dos efeitos do envelhecimento está entre os benefícios mais importantes dessa vitamina. Entre outras coisas, ela pode ajudar a prevenir a perda de memória (9).

Um dos sintomas de deficiência de B12 é o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. A cobalamina também trabalha para garantir que os sinais dos neurotransmissores sejam distribuídos eficientemente ao cérebro (10).

6. Protege o coração

O coração é suscetível a todas as escolhas de estilo de vida, da alimentação à prática de atividades físicas. A vitamina B12 ajuda a diminuir o risco de doença cardíaca, mantendo baixos os níveis de homocisteína, como mencionado acima (11).

A cobalamina também mostrou beneficiar o colesterol e a pressão sanguínea (12).

7. Alivia algumas dores

A B12 é uma espécie de “analgésico natural” (13) e também pode ajuda a melhorar os efeitos de alguns medicamentos anti-inflamatórios. Ela reduz a probabilidade de dores súbitas devido a condições crônicas.

Injeções com esse nutriente têm sido usadas para tratar, por exemplo, problemas nas costas (14) e úlceras na boca.

8. Tem propriedades anti-inflamatórias

Certas formas de cobalamina podem ser usadas para prevenir o inchaço e tratar a dor crônica, como mencionado anteriormente, para tratar de doenças crônicas, como a artrite reumatoide (15) e proporcionar alívio.

Aqueles que sofrem de deficiência de cobalamina são mais suscetíveis a condições inflamatórias crônicas (16). A vitamina trabalha para manter o inchaço e vermelhidão sob controle, interferindo a produção de citocinas.

9. Melhora a contagem de hemoglobina

Anemia afeta pessoas de todas as idades. Os doentes apresentam uma contagem de hemoglobina inferior à média.

A vitamina B12 é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Os benefícios da cobalamina incluem células sanguíneas saudáveis e menor chance de anemia megaloblástica e anemia perniciosa (17, 18).

10. Favorece uma digestão saudável

A vitamina B12 pode ajudar a manter seu sistema digestório saudável e impedir que você tenha problemas digestivos, como doença inflamatória intestinal (19) que pode levar a diarreia e úlceras regulares.

A cobalamina ajuda seu corpo a produzir enzimas digestivas que irão quebrar os alimentos com eficiência. Além de ajudar na produção de enzimas, a B12 pode gerenciar a população de bactérias em seu intestino.

A produção de enzimas tende a diminuir naturalmente quando envelhecemos – uma das razões pelas quais os idosos devem aumentar sua ingestão de vitamina B12.

11. Benéfica para a pele e cabelos

A vitamina B12 também apresenta um grande valor estético (20). Em relação ao seu cabelo, o folículo tem minúsculos vasos sanguíneos que precisam de oxigênio para prosperar.

Bons níveis de cobalamina não vão curar a calvície, mas, em última instância, impedirá a quebra do cabelo e ajudará no crescimento.

Em relação à sua pele, os primeiros sinais de envelhecimento ocorrem quando as células começam a perder a sua capacidade de se reproduzir e de permanecer elásticas. A cobalamina pode ajudar a manter esse processo de reprodução constante por mais tempo.

12. Previne o câncer

Quando tomada com folato, a vitamina B12 pode reduzir suas chances de desenvolver certos tipos de câncer (21), como no colo do útero e na próstata.

O câncer é uma doença séria e difícil de tratar, mas a cobalamina fará sua parte para evitar que ele danifique seu corpo. Quando as células cancerosas são detectadas, a B12 pode ajudar o sistema imunológico a destruí-las.

13. Importante para a saúde da gestante e do feto

A gravidez é um momento complexo em que o corpo está passando por uma variedade de mudanças. Internamente, as células estão trabalhando demais para acompanhar essas transformações (22).

Consumir cobalamina suficiente melhora as chances do desenvolvimento de seus filhos e do leite materno (23).

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.