Jamelão: você sabe o que é e quais são os seus benefícios?

Escrito por Andreia Miranda

iStock

O jamelão, também conhecido como jambolão, jambão ou ameixa roxa, é uma árvore originária da Austrália e de alguns países asiáticos, mas que pode ser encontrada facilmente em solo brasileiro. Seu nome científico é Syzygium cumini e pode atingir mais de 10 metros.

Os seus frutos são pequenos e parecidos com azeitonas pretas. Além de saborosos, oferecem inúmeros benefícios para saúde, pois são ricos em vitamina C, fósforo e substâncias antioxidantes. Essas substâncias transformam, assim, o jamelão em um excelente alimento fitoterápico, pois ele é capaz de controlar o diabetes, reduzir a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas. Confira a seguir, outros benefícios dessa poderosa frutinha:

5 benefícios do jamelão para a sua saúde

iStock

Os benefícios do jamelão não se restringem apenas ao seu fruto, pois é possível utilizar suas folhas e até mesmo sua casca na produção de remédios naturais, como por exemplo, chás com propriedades medicinais. Abaixo listamos 5 de seus principais benefícios:

1. É muito nutritivo

Se você já comeu essa frutinha de coloração roxa, sabe que é fácil “devorar” uma dezena delas enquanto conversa com alguém ou assiste algo na TV. Mas os benefícios do jamelão vão além do sabor inigualável, pois além de gostoso ele também é muito nutritivo (1). Em uma porção de 100 gramas dessa fruta (algo em torno de 20 unidades) você encontra:

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Sódio;
  • Vitamina C;
  • Tiamina;
  • Riboflavina;
  • Niacina;
  • Vitamina B6;
  • Caroteno;
  • Ácido fólico;
  • Fibras.

Viu só quantos nutrientes estão presentes em apenas 100 g de jamelão? Continue lendo para conhecer outros benefícios da fruta:

2. Previne e controla o diabetes

Um dos mais conhecidos benefícios do jamelão é a sua atuação na prevenção e controle do diabetes tipo 2 (2). Isso acontece porque ele possui glicosídeos e alcaloides, substâncias que trabalham no corpo como uma espécie de insulina, transformando a glicose em energia. Essa conversão evita que o açúcar ingerido através dos alimentos se acumule na corrente sanguínea e aumente os níveis glicêmicos do indivíduo.

3. Evita o envelhecimento precoce da pele

O fruto do jamelão é fonte de antioxidantes, substâncias que trabalham diminuindo ou evitando a formação de radicais livres em nosso organismo (3).

Os radicais livres são responsáveis por muitos malefícios em nossa saúde, entre eles, o envelhecimento precoce da pele. Portanto, essa frutinha exótica também contribui para manter a pele mais firme.

4. Bom para o coração

O sistema cardiovascular de quem opta por fazer uso regular dessa planta com propriedades medicinais também tem uma grande melhora, a partir do consumo tanto do fruto, quanto da casca ou folhas em forma de chá (4).

Isso acontece porque o jamelão é fonte de potássio, um mineral com que atua contra os problemas cardiovasculares, pois trabalha como vasodilatador. Como resultado, temos o aumento dos vasos sanguíneos, o que contribui para a redução da pressão arterial e dos riscos de ter um AVC ou infarto.

5. Previne problemas estomacais

O jamelão também é muito utilizado para tratar problemas estomacais, até mesmo casos de úlceras. E isso graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a fruta possui fibras em sua composição, o que contribui para reduzir os incômodos provocados por gases após as principais refeições do dia (5).

Como inserir o jamelão na sua dieta

iStock

O jamelão pode ser inserido de várias formas no seu cardápio diário. Para você não se sentir limitado, listamos a seguir 3 formas diferentes de inserir a fruta na sua dieta:

Fruta fresca

Essa é a primeira e mais simples forma de se consumir o jamelão e dessa forma se beneficiar de todas as suas propriedades curativas. Isso porque essa pequena fruta é rica em vitamina C, flavonoides e taninos. Os taninos são substâncias de origem vegetal que possuem ação antioxidante, antidiabética e anticancerígena. Como resultado, temos a prevenção e tratamento de doenças metabólicas e cardiovasculares.

Suco

O suco também é uma ótima forma de receber os benefícios dessas pequenas frutinhas, só que de forma mais rápida. Isso porque os líquidos são absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo. Para fazer o suco de jamelão você pode bater uma porção da fruta no liquidificador com meio copo de água.

Chá

Já o chá de jamelão não é feito com a fruta, mas sim com as folhas ou cascas do tronco dessa árvore. Há ainda quem faça o chá com as sementes secas da fruta. De uma forma ou de outra, essa bebida natural é excelente para o organismo, pois é rica em antioxidantes e vitaminas.

Culinária

Além das três opções listadas acima, você também pode consumir o jamelão em forma de molhos, geleias, vinagres e até mesmo em vinhos.

Viu só quantas coisas saborosas e saudáveis dá para fazer com o jamelão?

Contraindicações

iStock

As contraindicações estão ligadas ao excesso de consumo do jamelão, principalmente na forma de chá. Embora seja recomendado o seu uso com regularidade, quantidades altas podem trazer alguns problemas. Por isso os seguintes grupos de pessoas devem tomar cuidado:

  • Pessoas que sofrem de pressão baixa: como ele é um vasodilatador, a pressão sanguínea tende a baixar, o que pode causar hipotensão. Como resultado, o indivíduo pode apresentar sintomas como tontura, sonolência, fraqueza, tremores, entre outros;
  • Gestantes e lactantes: por atuar no metabolismo da glicose, a ingestão diária do jamelão também não é recomendada para mulheres grávidas e as que estão amamentando;

Apesar de ser um alimento natural, é muito importante que você procure um médico antes de inserir o jamelão em seu cardápio diário. É importante também frisar que ele deve ser usado como complemento em um tratamento e nunca como substituto do mesmo. Ou seja, nunca interrompa o uso de nenhum medicamento para substituí-lo pelo jamelão ou por qualquer outro produto natural sem antes consultar um médico.

Respeitando as observações acima, o jamelão é um fruto que só tem a acrescentar positivamente em sua saúde, pois possui várias propriedades curativas, além de um sabor inigualável.