O anis-estrelado é conhecido por seu aroma marcante e suas propriedades benéficas para a saúde. Não é à toa que a especiaria originária da China é utilizada na medicina popular, em diversas preparações culinárias e até mesmo para a produção de cosméticos.
Também conhecido como anis-da-China ou funcho-da-China, ele na verdade é o fruto de um arbusto pequeno que, após o amadurecimento, passa por um processo de desidratação. Continue com a leitura para conhecer mais sobre os benefícios do anis-estrelado!
Antes de descobrir quais são os 5 principais benefícios do anis-estrelado, tenha em mente que nenhum alimento pode curar doenças ou substituir o tratamento médico indicado.
Afinal, uma boa saúde depende de inúmeros fatores e, sozinha, a especiaria não é capaz de reverter condições específicas. Porém, consumi-la de forma regular e moderada faz bem para o organismo. A seguir, veja quais são os motivos disso:
De fato, o anis-estrelado é rico em nutrientes que fazem bem para o organismo. Aliás, eles são os responsáveis pelos benefícios medicinais da especiaria — tanto do fruto quanto da semente.
Para você ter uma ideia, em aproximadamente 1 colher de sopa de suas sementes é possível encontrar (1):
Além disso, vitaminas do complexo B e do tipo A e E, ácidos graxos, antioxidantes, fibras e proteínas também estão presentes na planta.
O anis-estrelado contribui para a saúde como um todo, devido aos antioxidantes. Ingerir alimentos que tenham esse tipo de substância é fundamental para evitar a ação prejudicial dos radicais livres no organismo e o surgimento de doenças (2).
Por conta disso, alguns estudos consideram que a especiaria tem um potencial anticancerígeno. Em um deles, foi observado uma diminuição do tumor e do estresse oxidativo, somado ao aumento de enzimas que desempenham um papel importante na prevenção do câncer (3).
No entanto, os cientistas alertam que os resultados são limitados e são necessárias mais pesquisas sobre o assunto.
Além de ser rico em antioxidantes, o anis-estrelado tem propriedades antibacterianas e poderia ser benéfico contra bactérias que são responsáveis por doenças (4).
De acordo com alguns estudos, o extrato feito a partir da especiaria pode ajudar a combater um tipo de bactéria relacionado com problemas como diarreia e pneumonia.
Além disso, o anis pode ser eficaz contra infecções bacterianas resistentes à ação de antibióticos (5 e 6). A explicação para isso é a presença de substâncias como o linalol, o ácido gálico, o ácido chiquímico e a quercetina. Inclusive, essas duas últimas ainda proporcionam mais um benefício, como indicado a seguir.
Congestão nasal, tosse seca ou com muco e, muitas vezes, febre são alguns dos sintomas mais comuns de gripes e resfriados. Porém, o anis-estrelado tem substâncias que podem combater naturalmente o problema, amenizar o mal-estar ou acelerar a cura.
Uma delas é o ácido chiquímico, usado em muitos medicamentos para tratar a gripe. De fato, um estudo mostrou que esse componente — associado com quercetina — pode auxiliar o organismo a produzir mais células de defesa para combater o vírus (7).
Por fim, o anis-estrelado tem a capacidade de favorecer a saúde do coração, especialmente pelo fato de ser rico em antioxidantes e substâncias com propriedades anti-inflamatórias.
Segundo pesquisa, o extrato da especiaria é capaz de contribuir para a manutenção do peso, dos níveis de gordura no sangue e da pressão arterial saudáveis (8).
Outro benefício seria em prol da diminuição das marcas inflamatórias no organismo. Entretanto, lembre-se de que os resultados foram obtidos por meio de estudos iniciais e apenas avaliados em animais.
Agora que você já conhece os principais benefícios do anis-estrelado, saiba que o chá é uma das formas mais simples de inseri-lo na sua alimentação. Ele costuma ser vendido no supermercado ou em lojas de produtos naturais.
Se for possível, prefira escolher o desidratado em formato de estrela, pois é mais natural. A seguir, veja o passo a passo para preparar a bebida:
Embora essa seja a forma de preparo mais simples, existem outras receitas com a especiaria. Ela fica ótima com gengibre e canela, além de ser um dos ingredientes do chai latte. Para adoçar, uma boa sugestão é o mel ou o açúcar mascavo.
Além do chá, o anis-estrelado pode ser usado de diversas maneiras. Como dito acima, alguns de seus princípios ativos — como o ácido chiquímico — são utilizados em medicamentos. Abaixo, confira outras formas de uso:
Insira já o anis-estrelado no seu dia a dia e usufrua de todas as suas propriedades e vantagens!
Mesmo com tantos benefícios para a saúde, o anis-estrelado deve ser consumido de forma moderada e, preferencialmente, em sua versão desidratada.
Alguns especialistas recomendam que grávidas e mulheres que estão amamentando evitem a ingestão da especiaria (9). Porém, é indicado consultar um médico ou médica especialista para receber orientações de uma forma mais específica.
Além disso, certas pessoas podem ser alérgicas ao alimento e apresentar sintomas como vômito, coceira na pele e inchaço no rosto. Caso sinta alguma reação, evite o consumo e procure um médico.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do anis-estrelado? Então, aproveite para conhecer as principais propriedades do açafrão!
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.