Stevia: 7 benefícios e como usar no dia a dia

Escrito por

iStock

O seu nome pode soar estranho no começo, mas a stevia não é tão desconhecida assim como pode parecer. O seu consumo vem aumentando mundialmente por quem procura opções naturais ao açúcar. Considerada um adoçante natural, ela atrai fãs, pois contém zero calorias e tem um sabor mais doce (1).

Atualmente, ela pode ser encontrada em bebidas, doces, chás, cafés, cereais, entre outros alimentos. O que se destaca são os seus benefícios à saúde, que vão desde a ação diurética até o controle do açúcar no sangue. Conhecer a substância pode então, mudar a forma como você prepara as suas próprias receitas! Se você ainda não conhece muito sobre a stevia, entenda logo a seguir o que faz esse ingrediente natural conquistar tantas pessoas!

7 benefícios da stevia para a saúde

iStock

1. Auxilia no controle de açúcar no sangue

Esse benefício é especialmente fundamental para quem é diabético. Porque diferente do açúcar refinado, o adoçante natural é recomendado para diabéticos ou quem precisa emagrecer. A explicação para isso é simples: ele é natural, portanto, isento das substâncias do açúcar tradicional. Sendo assim, não aumenta os níveis de açúcar e nem leva ao aumento do peso (2).

Aqui é preciso considerar que há produtos com o adoçante natural que possuem outros ingredientes. Ou seja, em alguns casos pode conter algum composto inapropriado para os diabéticos.

2. Zero caloria

Falando sobre não aumentar o peso, talvez esse seja o seu benefício mais famoso. Em um país onde uma em cada cinco pessoas é obesa, conforme pesquisas revelam, esse benefício é um diferencial (1).

A stevia realmente não leva ao ganho de calorias, por isso é recomendado a obesos e quem passa por dietas. Ao contrário do açúcar comum, ele é extraído diretamente de uma planta, não da cana. Esse fato o leva a não possuir calorias. Além disso, estudos sugerem que ele é eficaz na diminuição do apetite.

3. Auxilia na digestão

Muitas pessoas sentem-se “inchadas” ao comerem doces em geral. Esse desconforto no estômago é evitado quando se utiliza stevia na preparação dos alimentos. As suas propriedades não causam o mesmo efeito que o açúcar comum. Diferente disso, elas auxiliam na digestão e previnem dores na região do estômago.

4. Auxilia na pressão arterial

O adoçante natural possui glicosídeos entre as suas propriedades. No geral, eles auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos. Como também são diuréticos, aumentam a eliminação de sódio do organismo.

Tudo isso colabora com a queda da pressão arterial, prevenindo o indivíduo de ataques cardíacos e acidentes vasculares. Consequentemente, é ideal para quem tem pressão alta. Ainda, há pessoas que fazem chá com a planta para ajudar no controle da pressão (3).

5. Rica em vitaminas e nutrientes

A stevia é composta por inúmeros antioxidantes, o que auxilia na eliminação dos radicais livres. Esses radicais são extremamente prejudiciais porque danificam células saudáveis – o que pode levar ao câncer. Assim, o adoçante é importante na prevenção de tipos de câncer e também de doenças cardíacas.

Nas suas folhas você ainda pode encontrar: cálcio, sódio, zinco, flúor, magnésio, ácido ascórbico e vitaminas do complexo B. Todos esses compostos são importantes para o funcionamento do organismo.

6. Melhora a saúde bucal

A boca também se beneficia do consumo da substância natural. É conhecimento quase geral que o açúcar comum pode ser extremamente maléfico aos dentes, principalmente para as crianças. Já o adoçante natural faz o que a sacarose não consegue: previne cáries e doenças como a gengivite.

Em alguns casos ele é utilizado como ingrediente em cremes dentais e até enxaguantes bucais. Como destacado acima, entre os nutrientes do adoçante está o flúor. Portanto, explica-se porque ele é um ingrediente natural em alguns desses produtos.

7. Diminui a retenção de líquido

Como já citado, a substância tem ação diurética, já que é rica em potássio, magnésio e cálcio. É por isso que ela é muito comum para quem busca combater a retenção de líquido, condição que causa inchaço. Ainda, mesmo utilizada nesse sentido, ajuda mais uma vez na perda de peso ao eliminar líquido e toxinas do corpo.

É importante enxergar com clareza que a stevia é uma forte aliada para quem enfrenta problemas de saúde. Ao invés de se privar do consumo de doces, é possível fazer a troca pela substância natural. É uma opção saudável para diabéticos, hipertensos e até mesmo obesos. É claro que o acompanhamento médico nessa troca é importante, já que cada pessoa tem um organismo diferente. Porém, cogitar a troca é um passo importante!

Como usar stevia no dia a dia

  • Planta: você pode utilizá-la na forma de planta principalmente moída e picada. Nesse caso é comum salpicar a stevia na comida. Muitas pessoas também a utilizam para cozinhar, já que durante o cozimento é liberado o sabor doce. Por isso, é muito comum estar presente em molhos agridoces ou no preparo de pães. A planta também pode originar o adoçante, mas é preciso transformá-la primeiro em pó.
  • Líquida: essa é a forma mais comum de se encontrar o adoçante comercialmente. Ele é utilizado em bebidas que podem ser adocicadas, como cafés, sucos ou chás. Quem está acostumado ao açúcar comum precisa ter cuidado, já que esse ingrediente tem gosto mais forte.
  • Pó: nessa forma, o ingrediente natural é utilizado em várias receitas. Bolos, biscoitos, tortas, pães, ou onde mais for comum o uso do açúcar, podem conter stevia. O sabor, inclusive, é muito mais natural.
  • Adubo: essa é uma das curiosidades quanto à substância. Na verdade, como adubo ela é utilizada na própria forma de planta misturada a plantas em vasos ou jardins.

A substituição do açúcar pela stevia é natural para quem é vegano, por exemplo. Inicialmente é preciso se adaptar ao novo gosto e às quantidades corretas nas receitas. Porém, com algumas experiências já é possível se adequar à substância natural. Assim, ao invés de utilizar açúcar comum, você estará apenas trocando por uma opção saudável e mais saborosa.

Contraindicações

iStock

Muitas pessoas têm receio de começar a utilizar stevia na sua alimentação. Porque mesmo sendo natural e considerada segura para a saúde, a substância pode, sim, oferecer efeitos colaterais. Os seus principais são:

  • Náuseas;
  • Dores musculares;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Alergia.

É importante alertar que esses efeitos são mais comuns quando ela é consumida nas versões industrializadas. Na sua forma natural ela não apresenta riscos à saúde. Além disso, assim como qualquer substância, o seu uso em excesso pode sempre causar malefícios. Por isso, é recomendado o seu consumo com moderação.

A substância é contraindicada em casos de reação alérgica, crianças e mulheres grávidas (4). Nos outros casos, como diabéticos e hipertensos, é sempre bom ter a orientação médica para liberar o seu consumo. Pacientes que enfrentam tratamentos médicos também precisam ficar alertas e consultar um profissional previamente.

Na verdade, as contraindicações do seu uso são todas relativas. Atualmente, vários produtos são fabricados com o ingrediente natural, mas isso não é garantia de ser saudável. É exatamente por isso que a consulta a um médico é aconselhada nos casos citados acima. O que não quer dizer que a substância seja prejudicial, mas o produto em si.

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de tomar um café bem doce, a stevia pode ser a melhor alternativa. Pois, natural, a substância não causará os mesmos prejuízos dos demais açúcares, como você pode acompanhar acima. Então, que tal refletir sobre isso? Comece incluindo o ingrediente natural aos poucos e você perceberá que isso será uma rotina na sua vida!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.