Conheça 6 motivos para você inserir aipo na sua alimentação

Foto: iStock

O aipo, conhecido como salsão, é uma hortaliça não apenas fácil de inserir na alimentação como também bastante nutritiva. Além disso, todas as suas partes são comestíveis, como raiz, talo, folhas e sementes.

Tradicionalmente, no Brasil é mais comum consumir o caule — que são tiras longas e verdes — e as folhas. O aroma dele é bem característico e o gosto muito parecido com o de outros alimentos, como alface e pepino. E por que é bom adicionar o aipo no cardápio do dia a dia? A seguir, confira os seus benefícios para a saúde e quais são as formas mais saudáveis de consumi-lo.

6 benefícios do aipo para a saúde

Foto: iStock

Fonte abundante de nutrientes, o aipo tem substâncias importantes para o funcionamento saudável do organismo. Ele é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que atuam em diversos processos no corpo, incluindo aqueles que são vitais.

1. É muito nutritivo

Quer adicionar um alimento nutritivo no seu cardápio? Então o aipo é uma excelente opção. Em primeiro lugar, ele é pouco calórico, pois tem apenas 14 kcal em 100 gramas (1). Outra vantagem é o seu potencial hidratante, já que na mesma quantidade é possível obter quase 95 gramas de água.

A hortaliça ainda é boa fonte de fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Além disso, o aipo é rico em vitaminas, principalmente as do tipo A, C e K.

2. Rico em antioxidantes

O aipo também é rico em antioxidantes, como a vitamina C, o betacaroteno e flavonoides. Essas substâncias são importantes componentes para a proteção do organismo contra os danos do processo oxidativo (2 e 3).

Embora seja natural, quando ocorre em excesso, esse processo contribui para o surgimento de doenças crônicas e degenerativas, como câncer e problemas no sistema cardiovascular.

3. Melhora a digestão

Comer aipo também faz bem para a digestão. Isso acontece tanto por conta da ação diurética, graças à grande quantidade de água em sua composição, quanto aos efeitos protetivos do sistema digestivo.

Segundo estudos, esse alimento tem substâncias capazes de equilibrarem os níveis de ácido gástrico e de melhorarem a saúde do muco do estômago e dos intestinos (4).

4. Aliado para a perda de peso

Apesar de estar ligado à estética, manter o peso saudável é importante para a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,9 bilhão de adultos tem sobrepeso, fator que pode levar à obesidade e aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer (5).

Por outro lado, é possível prevenir a condição, principalmente por meio de uma boa alimentação. O aipo pode ser um grande aliado, pois tem poucas calorias, é rico em fibras e fornece muitos nutrientes para o organismo funcionar bem.

5. Promove o bom funcionamento do fígado

Incluir o aipo na alimentação também pode ser benéfico para o fígado. De acordo com uma pesquisa feita em ratos, a combinação dessa hortaliça com chicória e grãos contribui para a diminuição do acúmulo de gordura no fígado (6).

Quando não tratada, essa condição pode ter como consequência a esteatose hepática, doença caracterizada pelo aumento de gordura nas células do fígado (7). Dentre outras razões, ela surge por conta do consumo excessivo de álcool, da má alimentação, diabetes e sobrepeso.

6. Tem substâncias importantes à saúde do coração

Por fim, o aipo tem substâncias essenciais para a boa saúde do coração. Ele tem um componente chamado butilftalida, conhecido pela capacidade de equilibrar os níveis de colesterol (8).

E uma pesquisa feita em Singapura procurou avaliar essa propriedade. Nela, ratos foram submetidos a uma dieta rica em gordura. Depois, o extrato de aipo foi inserido na alimentação de parte dos animais.

De acordo com os resultados, aqueles que consumiram o extrato da hortaliça tiveram uma redução dos níveis de colesterol no sangue em comparação com os demais (9).

No entanto, é importante ressaltar que esse alimento não cura ou pode substituir remédios contra uma série de problemas. Afinal, somente um médico poderá fazer o diagnóstico correto e indicar a melhor forma de tratamento.

Chá de aipo emagrece?

Foto: iStock

Popularmente, o chá de aipo é conhecido por favorecer o emagrecimento, mas será que isso é verdade mesmo? De fato, apenas tomar essa bebida não significa que você conseguirá perder peso, pois o processo depende de uma série de fatores.

Prática de exercício físico e bons hábitos alimentares contribuem para a redução da gordura corporal e, consequentemente, ajudam a emagrecer. Para que isso ocorra de forma saudável, vale a pena fazer acompanhamento com um médico, nutricionista e educador físico.

Por outro lado, é possível afirmar que o chá de aipo é uma boa bebida para ser incorporada no cardápio de pessoas que desejam reduzir ou manter o peso. Em primeiro lugar, ele tem propriedades diuréticas que contribuem para eliminar o excesso de peso, especialmente relacionado com o acúmulo de líquido (10).

Um outro fator interessante é que o chá tem poucas calorias, mas fornece muitos nutrientes. Também é importante ressaltar que o aipo é rico em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e prolongam a sensação de saciedade.

Portanto, adicioná-lo na alimentação poderá ser muito positivo. Além disso, a receita é bem simples, como indicada abaixo.

Ingredientes

  • 6 talos de aipo
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Em uma chaleira, ferva a água. Depois, desligue o fogo e acrescente os talos de aipo. Deixe a infusão agir, no mínimo, por 10 minutos. Após o período, o chá estará pronto para consumo. Evite açúcar ou qualquer tipo de adoçante, mesmo que seja natural. Se desejar, poderá acrescentar rodelas de limão e gengibre.

Outras formas saudáveis de consumo

Foto: iStock

Além da versão chá, o aipo pode ser inserido de várias maneiras na alimentação. O talo e as folhas da hortaliça combinam muito com saladas, caldos, sopas e pratos com carne, peixe ou frango.

Uma forma diferente de consumi-lo é como petisco entre as refeições principais do dia. Para isso, basta cortá-lo em tiras e servi-lo com homus, uma pasta feita com grão-de-bico. Se preferir, o aipo cai bem apenas com sal.

Embora não seja muito comum no Brasil, a raiz do aipo, que é branca e muito aromática, também pode ser consumida. Ela pode substituir a batata no purê tradicional ou até ser servida como salada — ralada com iogurte natural e temperada com sal, pimenta e azeite a gosto.

Cuidados e contraindicações

Foto: iStock

De modo geral, o aipo não é conhecido por causar alergias ou reações adversas. Mesmo assim, se ao consumir essa hortaliça você sentir algum problema, evite o alimento e procure orientação de um médico.

Outra boa dica é dar preferência para as opções orgânicas e não lavar o aipo imediatamente após comprá-lo, pois isso pode acelerar o processo de amadurecimento. A melhor forma de conservar o alimento é inteiro — folhas, talo e raiz — dentro da geladeira por aproximadamente uma semana ou 10 dias.

De qualquer forma, o aipo é um alimento muito nutritivo e pode render deliciosos pratos. Que tal inseri-lo no seu cardápio a partir de hoje?