Agrião: 10 excelentes razões para você incluí-lo no seu dia a dia

Escrito por Carol Kirsch

Foto: iStock

De origem asiática e cultivado há séculos na Europa, o agrião é um vegetal rico em minerais que pode ser usado tanto para agregar sabor aos alimentos quanto para fins medicinais. Da prevenção contra o câncer ao combate de afecções broncopulmonares, o agrião é uma planta de fácil cultivo que possui propriedades quase mágicas quando se trata do cuidado com a nossa saúde.

Para quem procura por uma fonte natural no tratamento de alguma doença ou para quem está apenas procurando um sabor novo para adicionar à dieta, o agrião definitivamente merece atenção. A planta é uma das mais nutritivas do mundo e seus benefícios podem ajudar com uma série de condições de saúde. Vamos conferir?

10 benefícios do agrião para sua saúde

Imagem: Pense Natural

Além do sabor marcante no seu prato, o agrião é uma planta que pode trazer vantagens incríveis para o seu organismo e sua saúde. Conheça 10 dos seus benefícios:

1. É muito nutritivo

1 xícara de agrião na sua forma crua contém (1):

  • 3,7 calorias
  • 0,4 g de carboidratos
  • 0,8 g de proteína
  • 24 % da necessidade diária de vitamina C
  • 22 % da necessidade diária de vitamina A
  • 106 % da necessidade diária de vitamina K
  • 4 % da necessidade diária de cálcio
  • 3 % da necessidade diária de potássio
  • 4 % da necessidade diária de magnésio

2. Pode ajudar na prevenção contra o câncer

Os fitoquímicos presentes no agrião podem ajudar na proteção contra o câncer, mantendo a integridade das células. A planta possui um composto vegetal que pode suprimir o desenvolvimento de células cancerígenas “desligando” a função de uma proteína chamada Fator Induzível por Hipóxia (HIF – sigla em inglês) e, assim, inibindo o desenvolvimento logo nos primeiros estágios (2, 3). Além disso, o agrião também tem capacidade anti-inflamatória, que é outro fator extremamente importante para minimizar o risco de câncer.

3. Melhora o sistema imunológico

O agrião é um excelente aliado para fortalecer a imunidade. Ele é rico em vitamina C, que estimula o sistema imunológico e combate facilmente as infecções mais básicas. Com a imunidade em alta, podemos nos manter longe de várias doenças graves (4, 5).

4. Melhora a digestão

O consumo de agrião faz o processo digestivo funcionar melhor. Ele regula a digestão e “limpa” o organismo enquanto ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos. Também acelera o metabolismo e combate problemas como constipação e dor de estômago (6).

5. Auxilia no tratamento da diabetes

De baixo teor calórico e rico em minerais que são importantes para o funcionamento do corpo, o vegetal pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Ele também auxilia no controle do colesterol, o que também é benéfico para os portadores da doença (7).

6. Melhora a visão

Rico em fitonutrientes antioxidantes como betacaroteno, luteína e zeaxantina, que desempenham um papel fundamental na proteção dos olhos contra os efeitos da degeneração macular e das cataratas, o agrião pode ajudar a prevenir a cegueira e manter a visão nas idades mais avançadas (8).

7. Ajuda no combate de doenças broncopulmonares

Para quem precisa de um tratamento eficaz contra tosse, resfriados e alergias, ele pode ser uma das melhores opções naturais, visto que ajuda a eliminar toxinas e muco dos pulmões (9). Algumas pessoas, inclusive, utilizam-no para fazer xaropes caseiros.

8. Combate a depressão e a ansiedade

A falta ou deficiência de ácido fólico no organismo pode causar ansiedade, estresse e ainda aumenta o risco de depressão. O nutriente é necessário para a produção de substâncias neuroquímicas como a serotonina – um neurotransmissor que regula o humor e é essencial para o nosso bem-estar. Por ser rico em ácido fólico, o agrião se torna um importante aliado na redução do risco dessas doenças crônicas (10, 11, 12, 13).

9. É bom para o coração

Mais um grande benefício dessa folhinha maravilhosa! Graças a sua alta concentração de nitratos, ele é, também, benéfico para a saúde cardíaca, já que ajuda a controlar a pressão sanguínea. Graças à função vasodilatadora, essas substâncias costumam ser utilizadas como componentes de remédios para problemas cardíacos (14, 15, 16, 17, 18, 19, 20). E não para por aí: uma única xícara de agrião contém mais de 100 % da necessidade diária de vitamina K, um importante nutriente para a composição sanguínea.

10. É um ótimo antídoto contra os efeitos da nicotina

Se você fuma, provavelmente está ciente de que o cigarro faz mal ao seu corpo. Mas se sua intenção é largar este vício, você deveria considerar a inclusão de agrião no cardápio. Estudos realizados apontam que o consumo regular do vegetal ajudam a combater os efeitos do fumo que poderiam vir a desencadear um câncer de pulmão (21, 22).

Chá de agrião

Foto: iStock

Um chá feito com o agrião pode melhorar sua imunidade, o que atua no combate dos sintomas da gripe. Que tal aprender uma receita desse chá delicioso para proteger sua saúde e dar uma aquecida no inverno?

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de folhas e talos do agrião
  • 100 ml de água
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas e os talos do agrião e aguarde secar.
  2. Aqueça a água em uma panela ou chaleira.
  3. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo, junte o agrião e tampe o recipiente.
  4. Deixe a mistura descansar por 15 minutos e, em seguida, retire as folhas com a ajuda de uma peneira.
  5. Se quiser e puder, adoce o chá com o mel para deixá-lo menos amargo.

Viu só como é fácil? Você também tem outras opções para inserir o agrião de vez nas suas refeições.

Outras formas de consumo do agrião

Foto: iStock

Sendo tão rico em nutrientes, o agrião adiciona cor, tempero e sabor a diversos tipos de pratos. Por ser uma planta muito versátil, pode ser usado de várias maneiras:

Na sopa

Além de ser uma ótima opção nos dias mais frios, ainda ajuda a manter resfriados e gripes afastados. Dentre as inúmeras opções de preparo, um jeito simples e saboroso de se manter aquecido no inverno é com sopas e cremes. Experimente cozinhá-lo com vegetais mais densos (como couve-flor ou batata doce) e processar como creme. Fica uma delícia!

Nos sucos

Que tal variar a couve do seu suco verde? O agrião é uma boa opção! Mas como ele possui um sabor mais forte e amargo, que pode ser estranho para quem tem um paladar mais sensível, a melhor opção é combinar com alguma fruta mais doce. Você pode, por exemplo, combiná-lo com maçã e mel para domar a amargura.

Em smoothies

Outra maneira de deixar o sabor amargo menos perceptível é fazendo um smoothie. Uma boa dica é bater o agrião no liquidificador junto com banana, água de coco e iogurte natural.

Em saladas

Essa é a versão mais utilizada! Para usar agrião em saladas, basta higienizar bem os raminhos antes de consumir. Uma ótima opção é fazer um mix de folhas, brotos e castanha de caju.

No pesto

Uma ótima alternativa é dar um sabor novo ao molho pesto tradicionalmente feito de manjericão, alterando pelo agrião.

Em sanduíches

O agrião também vai bem com sanduíches. Você pode acrescentar algumas folhinhas no seu lanche, dando um sabor extra e uma boa dose de nutrientes.

Na pizza

O agrião também pode ser usado como opção para pizzas vegetarianas. Basta adicionar uma pequena porção junto às suas folhas e vegetais favoritos. A clássica pizza de rúcula com tomate seco pode receber o agrião como acompanhante.

Todo mundo pode comer agrião?

Foto: iStock

Uma vez que o vegetal age como estimulante para o aparelho digestivo, é importante lembrar que pessoas com mais sensibilidade podem sentir irritações gastrointestinais caso o consumo seja exagerado.

Além disso, apesar de todos os benefícios para nossa saúde, existem determinadas substâncias no agrião que, quando ingeridas de forma exagerada, podem causar aborto em mulheres que estão nos primeiros estágios da gestação. Nesse caso, é importante evitar ou consultar o seu médico!

Quem toma anticoagulantes também precisa de atenção, já que a vitamina K presente no agrião desempenha um papel importante na coagulação do sangue (23).
À parte disso, use e abuse dessa folhinha tão poderosa e dê nova vida e sabor aos seus pratos!