6 benefícios incríveis da ameixa natural e seca para a saúde

Foto: iStock


As frutas são excelentes fontes de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Por serem tão importantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de até cinco porções de frutas e vegetais diariamente (1). A ameixa, por exemplo, é uma ótima opção, já que ela é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Por causa disso, os benefícios da ameixa são diversos. As substâncias presentes na fruta podem auxiliar o corpo a combater doenças crônicas como diabetes, osteoporose, câncer e problemas cardíacos. Ela pode ser consumida fresca ou na versão seca, na forma de chá e em outras inúmeras receitas.

Conheça abaixo alguns dos motivos para inserir essa fruta na sua alimentação:

Imagem: Pense Natural

1. Elevado valor nutricional

Ameixas frescas e secas têm uma grande quantidade de nutrientes. A versão natural da fruta é rica em água e tem baixa caloria – cerca de 100 gramas tem um valor energético de 46 kcal (2). Fibras, vitaminas A, C e K, potássio, cobre e manganês são encontrados em abundância nela. Mesmo que em baixas quantidades, a ameixa fresca também é fonte de vitamina B, fósforo e magnésio.

Já a versão desidratada da fruta é mais calórica, com cerca de 240 kcal em 100 gramas (3). Além disso, ela possui maior quantidade de carboidratos, fibras, vitamina B, magnésio e fósforo.

De forma geral, os dois tipos apresentam poucas diferenças nutricionais. No entanto, a versão seca apresenta uma maior quantidade de vitamina K e B do que a ameixa fresca.

2. É rica em antioxidantes

Um dos benefícios da ameixa é a presença elevada de antioxidantes, substância que ajuda a reduzir os processos inflamatórios e a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. A fruta é rica especificamente em polifenóis, que são capazes de proporcionar efeitos positivos para a saúde dos ossos e ajudar a diminuir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares (4).

Pesquisas indicam que tanto a ameixa fresca quanto a seca apresentam duas vezes mais polifenóis do que outras frutas, como o pêssego e a nectarina, por exemplo (5). Essa substância age como um poderoso anti-inflamatório e é capaz de proteger as células contra danos responsáveis por diversas doenças (6).

A ameixa contém um polifenol específico, chamado de antocianina, alvo de estudos científicos pelo potencial benefício para a saúde, incluindo a diminuição do risco de ataque cardíaco e de câncer (7) (8).

No entanto, ainda não existe evidência direta entre o consumo de ameixa fresca ou seca e o tratamento desses graves problemas. Somente um especialista pode avaliar e prescrever a melhor forma de tratar qualquer tipo de doença.

3. Estimula o funcionamento do intestino

Foto: iStock


Por ser rica em fibra, a ameixa contribui para o funcionamento saudável do intestino, evitando a prisão de ventre e melhorando os movimentos peristálticos (9) (10). A fruta também tem uma substância conhecida como sorbitol, que possui propriedades laxativas naturais (11).

Algumas pesquisas indicam que consumir ameixa pode ser até mais efetivo contra constipação do que outras substâncias laxativas como o psyllium, geralmente utilizado contra esse problema (12).

Em uma dessas análises, pessoas que consumiram cerca de 50 gramas de ameixa seca por dia durante três semanas relataram melhora da consistência das fezes e aumento da frequência com que foram ao banheiro em comparação com um grupo que fez uso de psyllium (13).

4. Promove a saúde dos ossos

Devido à presença de vitamina K, magnésio e fósforo, um dos benefícios da ameixa é com relação à saúde óssea. Essas substâncias desempenham um papel importante na formação e proteção dos ossos (14) (15) (16).

Por esse motivo, alguns estudos investigam a ligação entre o consumo de ameixa e o menor risco do surgimento de osteoporose e osteopenia (17). Pessoas com essas doenças apresentam baixa densidade óssea e têm uma propensão maior a fraturas.

Pesquisadores ainda buscam entender como as propriedades benéficas da fruta agem em prol dos ossos, mas algumas evidências mostram que a razão disso é a presença de substâncias anti-inflamatórias. Além disso, o consumo de ameixa estaria relacionado com um aumento dos níveis de hormônios responsáveis pela formação óssea.

5. Ajuda a equilibrar o nível de açúcar no sangue

Outra propriedade atribuída às ameixas é a capacidade de auxiliar o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Mesmo com uma elevada quantidade de carboidratos, tanto a versão seca quanto natural da fruta não provoca um aumento da glicose circulante (18).

Uma explicação para isso seria o aumento do hormônio adiponectina, que exerce um papel importante no metabolismo e na regulação dos níveis de glicose (19). Outro motivo seriam as fibras, que também interferem na quantidade de açúcar no sangue. Esse componente é fundamental para diminuir a taxa de absorção da glicose e evitar os picos de glicemia após a ingestão de um alimento (20).

6. Tem substâncias importantes para a saúde do coração

Foto: iStock


O último item dessa lista de benefícios da ameixa está relacionado com a saúde do coração. A fruta vem sendo pesquisada pela sua potencial capacidade de reduzir a pressão alta e a taxa de colesterol ruim no sangue, fatores que aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

Um estudo propôs que um grupo de pessoas ingerissem ameixa pela manhã na forma de suco ou na versão seca. Após oito semanas, foi constatado significantes reduções na pressão e no nível de LDL, tipo de colesterol que em excesso pode ser prejudicial (21).

Outra pesquisa buscou identificar os efeitos desse alimento em um grupo de homens com colesterol alto. Eles consumiram uma porção com 12 ameixas secas diariamente e, ao final de oito semanas, as taxas de LDL estavam mais baixas em comparação ao início do estudo.

No entanto, ainda não existem evidências científicas que apontem o consumo de ameixa como tratamento para qualquer tipo de doença. Comer essa fruta com moderação pode trazer uma série de benefícios, mas a recomendação é manter uma alimentação variada e saudável, rotina de exercícios físicos e bons hábitos para manter o corpo funcionamento bem e, assim, evitar problemas de saúde.