Ela é saborosa e refrescante. Pode ser consumida in natura, na preparação de sucos e em diversas receitas. A laranja faz parte de um grande grupo de frutas, as frutas cítricas, que são fontes de fibras, vitamina C, tiamina, folato e antioxidantes. Isso significa que é uma fruta excelente para a sua saúde! Quer saber mais? Venha conhecer todos os benefícios da laranja!
Apesar de seu teor de açúcar, as laranjas têm um baixo índice glicêmico, variando de 31 a 51 (1). Esse índice é explicado pelo fato da laranja ser rica em polifenóis e fibras, que regulam os níveis de açúcar no sangue (2). Açúcares simples, como glicose e frutose, são as formas dominantes de carboidratos presentes nas laranjas.
Uma laranja grande (184 g) contém aproximadamente 18% da recomendação diária de fibras (3). As fibras são conhecidas por melhorar a função do sistema digestivo e alimentar as bactérias amigáveis que residem lá (4 e 5).
Além disso, a fibra também pode promover perda de peso e diminuir os níveis de colesterol (6 e 7).
Laranjas são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, especialmente vitamina C, tiamina, folato e potássio (8).
As duas principais classes de compostos vegetais antioxidantes nas laranjas são os carotenoides e fenólicos (compostos fenólicos).
Os flavonoides presentes na laranja, especialmente a hesperidina, pode ter efeitos protetores contra doenças cardíacas (12 e 13). Estudos clínicos em humanos descobriram que a ingestão diária de suco de laranja por 4 semanas tem um efeito de afinamento do sangue e pode reduzir significativamente a pressão arterial (14 e 15).
Como a laranja é uma boa fonte de ácido cítrico e citratos, ela ajuda a prevenir a formação de cálculos renais. O citrato de potássio, presente na fruta, é frequentemente prescrito para pacientes com cálculos renais (16 e 17).
Embora as laranjas não sejam uma boa fonte de ferro, elas são uma excelente fonte de ácidos orgânicos, como a vitamina C (ácido ascórbico) e o ácido cítrico. Tanto a vitamina C como o ácido cítrico podem aumentar a absorção de ferro do trato digestivo (18 e 19).
Contém D-limoneno, que é apontado como um composto que pode prevenir câncer. A vitamina C e os antioxidantes presentes na laranja também podem aumentar a imunidade, o que ajuda a combater o câncer (20).
De acordo com a American Heart Association (AHA), comer maiores quantidades de um composto encontrado em frutas cítricas, como laranjas e toranjas, pode reduzir o risco de derrame isquêmico para as mulheres (21).
E então, pronto para adicionar a laranja na sua lista de compras? Consumir a fruta é um jeito prático de acrescentar mais saúde à sua vida! Conheça também mais sobre a vitamina C, um dos principais componentes da laranja.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.