Benefícios da laranja: 9 poderes dessa popular fruta

Escrito por Lia Nara Bau

iStock

Ela é saborosa e refrescante. Pode ser consumida in natura, na preparação de sucos e em diversas receitas. A laranja faz parte de um grande grupo de frutas, as frutas cítricas, que são fontes de fibras, vitamina C, tiamina, folato e antioxidantes. Isso significa que é uma fruta excelente para a sua saúde! Quer saber mais? Venha conhecer todos os benefícios da laranja!

1. Possui baixo índice glicêmico

iStock

Apesar de seu teor de açúcar, as laranjas têm um baixo índice glicêmico, variando de 31 a 51 (1). Esse índice é explicado pelo fato da laranja ser rica em polifenóis e fibras, que regulam os níveis de açúcar no sangue (2). Açúcares simples, como glicose e frutose, são as formas dominantes de carboidratos presentes nas laranjas.

2. É rica em fibras

Uma laranja grande (184 g) contém aproximadamente 18% da recomendação diária de fibras (3). As fibras são conhecidas por melhorar a função do sistema digestivo e alimentar as bactérias amigáveis que residem lá (4 e 5).

Além disso, a fibra também pode promover perda de peso e diminuir os níveis de colesterol (6 e 7).

3. É fonte de vitaminas e minerais

iStock

Laranjas são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, especialmente vitamina C, tiamina, folato e potássio (8).

4. As laranjas são ricas em vários compostos de plantas bioativas

As duas principais classes de compostos vegetais antioxidantes nas laranjas são os carotenoides e fenólicos (compostos fenólicos).

  • Hesperidina: um flavonoide cítrico que é um dos principais antioxidantes encontrados nas laranjas e que está associado a vários benefícios para a saúde (9 e 10).
  • Antocianinas: uma classe de flavonoides antioxidantes encontrados em laranjas sanguíneas, o que torna a carne vermelha.
  • Beta-criptoxantina: um dos mais abundantes antioxidantes carotenoides encontrados nas laranjas. O corpo é capaz de convertê-lo em vitamina A.
  • Licopeno: um antioxidante encontrado em grandes quantidades em laranjas de umbigo de polpa vermelha. Também é encontrado em tomates e toranja e tem vários benefícios para a saúde (11).
  • 5. Melhora a saúde do coração

    iStock

    Os flavonoides presentes na laranja, especialmente a hesperidina, pode ter efeitos protetores contra doenças cardíacas (12 e 13). Estudos clínicos em humanos descobriram que a ingestão diária de suco de laranja por 4 semanas tem um efeito de afinamento do sangue e pode reduzir significativamente a pressão arterial (14 e 15).

    6. Previne pedra nos rins

    Como a laranja é uma boa fonte de ácido cítrico e citratos, ela ajuda a prevenir a formação de cálculos renais. O citrato de potássio, presente na fruta, é frequentemente prescrito para pacientes com cálculos renais (16 e 17).

    7. Previne anemia

    iStock

    Embora as laranjas não sejam uma boa fonte de ferro, elas são uma excelente fonte de ácidos orgânicos, como a vitamina C (ácido ascórbico) e o ácido cítrico. Tanto a vitamina C como o ácido cítrico podem aumentar a absorção de ferro do trato digestivo (18 e 19).

    8. Diminui os riscos de câncer

    Contém D-limoneno, que é apontado como um composto que pode prevenir câncer. A vitamina C e os antioxidantes presentes na laranja também podem aumentar a imunidade, o que ajuda a combater o câncer (20).

    9. Previne acidente vascular encefálico

    iStock

    De acordo com a American Heart Association (AHA), comer maiores quantidades de um composto encontrado em frutas cítricas, como laranjas e toranjas, pode reduzir o risco de derrame isquêmico para as mulheres (21).

    E então, pronto para adicionar a laranja na sua lista de compras? Consumir a fruta é um jeito prático de acrescentar mais saúde à sua vida! Conheça também mais sobre a vitamina C, um dos principais componentes da laranja.