6 benefícios da pitaya que você precisa conhecer

Escrito por

Foto: iStock

A pitaya ou pitaia, fruto de uma espécie de cacto nativo da América tropical, era praticamente desconhecida até pouco tempo atrás. De algumas décadas pra cá, porém, ela passou a ocupar destaque no mercado e conquistou Europa, Américas e Ásia. Entre os asiáticos, a pitaia é conhecida como “fruta dragão” (1).

Não foram só o sabor surpreendente e o aspecto exótico que fizeram a fruta alcançar quase todo o mundo. Os benefícios da pitaia para a saúde, como reforço do sistema imunológico e ação antienvelhecimento, atraíram a atenção de acadêmicos e de empresas de diversas áreas, de cosméticos a medicamentos.

6 benefícios da pitaya (ou pitaia)

Foto: Pense Natural

Veja, abaixo, seis benefícios da pitaya para a saúde que você precisa conhecer antes de escolher a sua próxima refeição. 


1. Reforço imunológico

Foto: iStock

A pitaya é uma das melhores fontes de vitamina C que você pode encontrar por aí, ideal para fortalecer contra a gripe. Essa fruta, que está na lista dos alimentos antioxidantes, também tem vitaminas B1, B2, B3, bem como cálcio, fósforo, ferro, proteína e niacina.

Uma pesquisa apresentou a eficiência de polifenóis e flavonoides, extraídos da pitaya, na luta contra o câncer (2). Os extratos revelaram correlação direta na atividade anticancerígena, sugerindo que a fruta apresenta elementos que são fundamentais para o bem-estar desses pacientes.

2. Auxilia a digestão

Foto: iStock

As vantagens de uma alimentação rica em fibras são amplamente divulgadas por médicos e nutricionistas. A versão fresca da pitaya contém cerca de um grama de fibra a cada100 gramas e a versão seca, 10 g/100 g. Essa proporção a torna uma boa fonte de fibras em qualquer refeição.

Além das fibras, a pitaya possui oligossacarídeos, que funcionam como prebióticos na saúde intestinal e na digestão. O uso de prebióticos no cardápio diário é cada vez mais reconhecido como um forte aliado contra obesidade, câncer, hipersensibilidade, doenças vasculares e doenças degenerativas.

3. Combate o diabetes

Foto: iStock

A fibra, além de ajudar na digestão, também pode, segundo alguns estudos, estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, assim, evitar os perigosos picos de glicose no sangue.

Uma pesquisa examinou a forma como a pitaya beneficia a resistência à insulina em camundongos acima do peso. Com isso, os cientistas descobriram que comer essa fruta pode reduzir o risco e os sintomas do diabetes (3).

4. Coração saudável

Foto: iStock

Estima-se que 175 milhões de pessoas morrem anualmente por problemas cardíacos (4). Os mesmo estudos que buscavam relação entre a pitaya e o diabetes encontraram efeitos benéficos dessa fruta para prevenir doenças cardiovasculares.

Ela é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, característica nutricional que pode ajudar a manter o coração em boa forma. Um estudo publicado mostrou que a fruta tem potencial para reduzir o colesterol ruim. As sementinhas pretas da pitaya são ricas em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

5. Possui antioxidantes

Foto: iStock

Antioxidantes são bons para manter o corpo em ordem por dentro e por fora, ajudando a manter a pele firme e resultando em um aspecto jovial. Aliada à vitamina C e ao fósforo, que contribuem para a manutenção das células, a combinação de elementos encontrados na pitaya previne o envelhecimento prematuro (5).

6. Promissor na prevenção de câncer

Foto: iStock

Fitoalbumina, combinada com a vitamina C e minerais, faz da pitaya um forte aliado na prevenção do câncer. Outra característica da fruta, o licopeno, também é um promissor preventivo contra cânceres de próstata, mama, pulmão, fígado e pele.

Um estudo indicou que as células cancerosas tiveram dificuldade em viver quando tratadas com licopeno –e elas foram significativamente reduzidas. Após o tratamento com licopeno, o câncer de ovário apresentou diminuição no número de células cancerosas (6).

Valor nutricional em 100 gramas de pitaya

  • 50 calorias
  • 11 gramas de carboidratos
  • 1,1 gramas de proteína
  • 0,4 gramas de gordura
  • 20,5 miligramas de vitamina C (34% VD)
  • 1,9 miligramas de ferro (11% VD)
  • 0,05 miligramas de vitamina B2 (3 % VD)
  • 0,04 miligramas de vitamina B1 (3 % VD)
  • 22,5 miligramas de fósforo (2 % VD)
  • 8,5 miligramas de cálcio (1% VD)
  • 0,16 miligramas de vitamina B3 (1% VD)

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.