Se você está buscando um óleo vegetal para incluir na sua alimentação e que promova muitos benefícios para a sua saúde, você acaba de encontrar! O óleo de gergelim é tudo isso e muito mais.
Os benefícios do óleo de gergelim incluem sua capacidade de melhorar a saúde do cabelo e da pele, estimula um forte crescimento dos ossos, reduz a pressão arterial, aumenta a saúde do coração, controla a ansiedade e depressão, melhora a saúde bucal, previne o câncer, melhora o processo digestivo e inflamações (1). Vamos descobrir tudo o que esse poderoso óleo pode fazer pela nossa saúde?
Os efeitos positivos do óleo de gergelim na nossa saúde são atribuídos à sua composição química, caracterizada por baixo nível de ácidos graxos saturados e a presença de antioxidantes (2).
Apresenta um alto conteúdo de ácidos graxos insaturados (60%), especialmente oleico e linoleico, que reduzem o nível de colesterol LDL e IDL no sangue (3).
Contém ácidos graxos poliinsaturados, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e diminuem os níveis de triglicérides plasmáticos (3). O óleo de gergelim contém uma grande variedade de ácidos graxos poliinsaturados, incluindo sesamol e sesamina. Isso pode manter o sistema cardiovascular equilibrado e mantém os níveis de colesterol baixo. Ele também pode deixar cair os níveis de colesterol que o corpo já possui, reduzindo assim a aterosclerose (1).
O óleo de gergelim tem sido tradicionalmente usado para melhorar a saúde dos cabelos. Ele pode ajudar a escurecer a cor do cabelo e também eliminar a queda dos fios. Além disso, os efeitos antibacterianos do óleo de gergelim podem ajudar a eliminar qualquer um dos patógenos ou corpos estranhos que podem atacar o couro cabeludo ou o cabelo.
(1).
O óleo de gergelim é rico em zinco, que é um dos minerais mais importantes no corpo para a pele. Ele pode aumentar a elasticidade da pele e a suavidade, ajudando a reduzir o aparecimento de manchas no decorrer da idade e eliminar problemas de pele, incluindo o envelhecimento prematuro. O óleo de gergelim pode também ser usado como um filtro solar, uma vez que cria uma camada de proteção sobre a pele, que é outra maneira de proteger o organismo contra substâncias estranhas ou toxinas (1).
Há três minerais essenciais para o crescimento dos ossos do corpo presentes no óleo de gergelim: cobre, zinco e cálcio. O consumo do óleo pode aumentar a taxa do crescimento ósseo e desenvolvimento. Conforme você envelhece, o óleo de gergelim pode ajudar a evitar a osteoporose e várias outras deficiências relacionadas com a idade dos ossos (1).
A tirosina é um aminoácido que se encontra em quantidades relativamente elevadas no óleo de gergelim. A tirosina foi conectada diretamente à atividade da serotonina que é liberada no cérebro, o que pode ajudar a melhorar o humor, inundando o corpo com enzimas e hormônios que fazem uma pessoa se sentir feliz. Ou seja, quando você está sofrendo de ansiedade ou depressão, o óleo de gergelim pode ajudar, dando um impulso positivo e transformar o seu humor (1).
O óleo de gergelim pode ser utilizado como enxaguante bucal. Este processo tem sido diretamente ligado a dentes mais brancos, baixos níveis da placa bacteriana e a proteção contra certos mutantes estreptococos que podem nos fazer muito mal. Os efeitos antibacterianos poderosos deste óleo são a principal causa deste aumento na saúde bucal (1).
Contém um composto orgânico chamado fitato, que foi diretamente ligado a uma redução no desenvolvimento de câncer. Além disso, os níveis de magnésio no óleo de gergelim são elevados, trata-se de um mineral essencial que está diretamente ligado às chances de reduzir o câncer de colo retal. O teor de cálcio também é muito benéfico para a prevenção do câncer de cólon (1).
Os altos teores de cobre e de zinco significam que o corpo é capaz de funcionar perfeitamente, principalmente porque o cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. Com a porcentagem significativa de cobre no óleo de gergelim, o seu corpo tem a certeza de obter a quantidade de sangue que flui para os órgãos e tecidos (1).
O cobre é naturalmente uma substância anti-inflamatória e os níveis elevados de cobre encontrados no óleo de gergelim podem ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto de várias condições, tais como a gota e artrite. Ele reduz o inchaço das articulações e fortalece os ossos e vasos sanguíneos, ajudando a manter a sua estrutura forte e resistente (1).
Trata-se de um item excelente para você incluir agora mesmo na sua dieta!
Além de todos os benefícios já citados, esse óleo poderoso ajuda no processo de emagrecimento. Isso ocorre por diversos fatores.
O óleo contém vitamina E, por exemplo, que é responsável pela formação dos músculos. Já a sesamina presente no óleo de gergelim pode otimizar a queima de gordura. Também é rico em fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino.
E, ainda, o ômega 3 contido no óleo de gergelim ajuda a regular os níveis de leptina, um hormônio que “avisa” o cérebro sobre a hora de parar de comer. Ou seja, todos esses fatores são aliados na perda de peso.
Observe sempre as dosagens, pois qualquer ingrediente em excesso pode se tornar prejudicial.
O óleo de gergelim pode ser utilizado por qualquer pessoa, tanto na alimentação, quanto em produtos cosméticos.
Contudo, deve ser consumido com moderação, como qualquer alimento. Em grandes quantidades, o óleo pode facilitar o ganho de peso, pois é calórico (cerca de 570 calorias em 100 gramas) e apresenta grande volume de ácidos graxos. Também pode causar dores de estômago e irritações no cólon.
A composição nutricional da semente de gergelim possui de 50% a 60% de óleo, 20% de proteína, 18% de carboidrato, 5% de fibras e ainda, cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, magnésio e enxofre. O óleo apresenta alta porcentagem de ácido graxo oleico, portanto, é um alimento rico em proteínas e sais minerais (3).
Inclua o óleo de gergelim na sua alimentação e sinta todos os benefícios dessa sementinha poderosa!
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.