9 benefícios do kefir para sua saúde

Escrito por Ana Guadalupe

Foto: iStock

Parece iogurte, precisa ser cultivado em casa e traz inúmeros benefícios para a saúde de quem consome. Estamos falando do kefir, bebida fermentada que tem conquistado muitos adeptos da alimentação natural. Mas, afinal, por que o kefir faz tanto sucesso?

1. Contém muitos nutrientes

Foto: iStock

Principalmente quando feito com leite, o kefir é uma ótima fonte de proteína, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. Além disso, um copo também conta com outras substâncias benéficas, como os ácidos orgânicos e os peptídeos (1).

2. É um probiótico mais potente que o iogurte

Foto: iStock

O iogurte é o probiótico mais conhecido, mas o kefir é um “parente” mais poderoso. O segredo é a quantidade de famílias de bactérias encontradas em seus grãos: são mais de 30. Isso não quer dizer que você precise deixar o bom e velho iogurte de lado, mas pode complementar a dieta com essa nova opção (2, 3)

3. Tem ação antibacteriana

Foto: iStock

O kefir conta com um probiótico exclusivo chamado Lactobacillus kefiri, que não existe em nenhum outro alimento. E esse probiótico tem uma função bem interessante: estudos científicos mostraram sua capacidade de inibir o crescimento de bactérias nocivas à saúde, como Salmonella, Helicobacter Pylori e E. coli — causadoras de doenças como salmonelose, gastrite e infecções intestinais. Isso sem falar no kefiran, um tipo de carboidrato que também tem propriedades antibacterianas (4).

4. Ajuda a prevenir a osteoporose

Foto: iStock

Esse benefício é específico do kefir “de leite” feito com leite integral. É que, preparada assim, a bebida une o cálcio e a vitamina K2, que tem um papel fundamental no metabolismo do mineral. Apesar de menos conhecida pelo grande público, essa vitamina atua na saúde óssea e reduz o risco de fraturas (5).

5. Pode proteger o organismo contra o câncer

Foto: iStock

As pesquisas que relacionam o kefir e o câncer ainda estão só no começo, e os testes com seres humanos ainda não foram realizados. No entanto, estudos feitos em laboratório sugerem que probióticos ajudam a barrar o crescimento de tumores, enquanto o extrato de kefir pode reduzir as células do câncer de mama. É esperar para ver, já que no futuro teremos mais conhecimento sobre essa capacidade preventiva (6, 7).

6. Cuida da saúde do intestino e da digestão

Foto: iStock

Você já deve ter ouvido falar das “bactérias do bem” presentes nos probióticos. No caso do kefir, o trabalho dessas bactérias também está garantido. Por isso, quem consome a bebida sente uma melhora dos sintomas da diarreia, síndrome do intestino irritável, úlceras e outras doenças (8, 9).

7. Ajuda a melhorar a saúde vaginal

Foto: iStock

Alguns estudos mostraram que probióticos como os presentes no kefir podem ser eficazes na prevenção e no tratamento de infecções vaginais como a vaginose bacteriana. No entanto, mais testes são necessários para confirmar esses efeitos (10).

8. É uma opção com pouca ou nenhuma lactose

Foto: iStock

Para quem tem intolerância à lactose, o kefir feito apenas com água pode ser uma boa alternativa ao iogurte, já que traz os benefícios dos probióticos sem os efeitos indesejados. Mas nem todo mundo sabe que o kefir de leite costuma ser melhor tolerado do que o leite puro. Isso acontece porque a fermentação transforma a lactose em ácido lático (11).

9. Pode evitar alergias e asma

Foto: iStock

Esse é mais um item que pode ser confirmado no futuro próximo. Em testes realizados em animais, o kefir foi utilizado para suprimir respostas inflamatórias responsáveis por crises alérgicas e episódios de asma. Essas doenças estão diretamente ligadas ao funcionamento do sistema imunológico, que também é fortalecido pela bebida (12).