Benefícios da uva: 10 motivos para comer essa fruta que é pura saúde

Escrito por Lia Nara Bau

iStock

Nutrientes, antioxidantes, poucas calorias. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da uva. Uma fruta prática, versátil e deliciosa para você incorporar agora mesmo na sua dieta!

Verdes, pretas, vermelhas ou rosas, há uma infinidade de diferentes variedades de uvas. Escolha a sua preferida e aproveite todos os benefícios dessa fruta! Conheça mais!

1. É uma boa fonte de polifenóis

Os polifenóis, presentes em abundância nas uvas, oferecem proteção contra diversas doenças, são conhecidos como antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo. Os polifenóis ajudam a combater diabetes, câncer, Alzheimer, osteoporose, doenças cardíacas e pulmonares.

2. Ajuda a manter o coração saudável

iStock

Os polifenóis presentes na uva ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Além de eliminar os radicais livres, acredita-se que as uvas tenham efeitos anti-inflamatórios, efeitos antiplaquetários e apoiem a função endotelial. A disfunção endotelial está ligada a fatores de risco para o acúmulo nas artérias (aterosclerose).

Um copo (151 gramas) de uvas contém 288 mg de potássio, que é 6% do recomendado diariamente. Este mineral é necessário para manter níveis saudáveis de pressão arterial. A baixa ingestão de potássio tem sido associada ao aumento dos riscos de hipertensão arterial, doenças cardíacas e derrames (1).

3. Ajuda a saúde dos olhos

De acordo com uma pesquisa (2), comer uvas regularmente ajuda a proteger a deterioração da retina. No estudo, a função da retina foi protegida em camundongos alimentados com o equivalente a três porções de uvas por dia. Além disso, os ratos tiveram as retinas espessadas e as respostas fotorreceptoras melhoraram.

4. Combate os efeitos do envelhecimento

iStock

A uva contém resveratrol, um tipo de polifenol que ajuda a prevenir doenças degenerativas. O resveratrol pode ativar seus genes de longevidade e ajudar as células a sobreviver. As uvas também contêm gorduras poliinsaturadas como o ácido linolênico. O ácido linolênico é um ácido graxo essencial abundante na epiderme da sua pele. Pesquisas mostram que a ingestão de gorduras poliinsaturadas é importante para a função de barreira da pele. Elas também estão ligadas à fotoproteção da pele, uma redução da inflamação na pele. Eles também podem melhorar a sensibilidade da pele (3).

5. Pode melhorar a memória

Pesquisas mostram que frutas ricas em antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo que leva ao envelhecimento. Em estudos, essa redução aumentou o desempenho da memória verbal e a função motora (4).

6. Ajuda a prevenir síndrome metabólica

iStock

Alimentos ricos em polifenóis, como a uva, ajudam a prevenir síndrome metabólica. Os resultados do estudo sugerem que os polifenóis da uva, em particular os polifenóis das sementes de uva, ajudam a melhorar o perfil do colesterol, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue (5 e 6).

7. É fonte de vitamina K

As uvas são uma boa fonte de vitamina K. A vitamina K ajuda a coagular o sangue. A deficiência de vitamina K coloca você em risco de hemorragia. Pode também aumentar o risco de osteoporose, embora sejam necessários mais estudos (7).

8. É fonte de fibras

iStock

As uvas contêm uma pequena quantidade de fibra solúvel. Isso pode reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Se você tem irregularidades intestinais, comer mais fibras pode ajudar.

9. Protege contra certos tipos de câncer

O resveratrol tem sido estudado em termos de prevenção e tratamento do câncer (8). Além disso, a combinação única de compostos vegetais encontrados nas uvas pode ser responsável por seus benefícios anticâncer. Além do resveratrol, as uvas também contêm quercetina, antocianinas e catequinas – todas elas podem ter efeitos benéficos contra o câncer (9).

10. Pode proteger contra certas bactérias, vírus e infecções fúngicas

iStock

Numerosos compostos presentes nas uvas têm demonstrado proteger e combater infecções bacterianas e virais (10 e 11).

Então, vai uma uvinha aí? Não há mais desculpas para não saborear essa fruta carregada de saúde! As uvas são fáceis de carregar e serem consumidas a qualquer hora e em qualquer local. Além de consumir in natura, podem ser transformadas em sucos e até mesmo adicionadas à saladas.

As uvas são deliciosas e fáceis de comer, mas esteja ciente do tamanho da sua porção. Se você comer demais de uma só vez, as calorias e os carboidratos vão aumentar rapidamente. Isso pode anular qualquer benefício para a saúde e aumentar o risco de ganho de peso.