Semente de abóbora: conheça as propriedades dessa saudável fonte de fibras

Foto: iStock

A semente de abóbora é um alimento rico em fibras, antioxidantes e em uma série de outros nutrientes importantes para a saúde. Seu consumo está relacionado com efeitos benéficos para o metabolismo, coração e próstata. Além disso, ela tem substâncias que também podem melhorar a qualidade do sono.

Muitas pessoas jogam fora as sementes e apenas utilizam a poupa alaranjada da abóbora quando, de fato, todas as partes dela são comestíveis, inclusive a casca. Conheça um pouco sobre essa poderosa semente, os benefícios que ela pode proporcionar e as melhores maneiras de incluí-la no seu dia a dia.

Os 7 principais benefícios da semente de abóbora

Imagem: Pense Natural


Embora seja pequena, a semente de abóbora é grande no quesito nutrição. Além dos antioxidantes e das fibras, ela também é fonte de vitaminas e minerais, carboidratos, proteínas e gorduras boas.

Para ajudá-lo a entender os motivos pelos quais o consumo desse alimento faz bem, veja as 7 principais vantagens que ele pode proporcionar.

1. É bastante nutritiva

Em primeiro lugar, os benefícios da semente de abóbora estão atrelados ao seu alto valor nutritivo. Cerca de 30 gramas dela fornece 158 kcal, 8 gramas de proteínas, 3 gramas de carboidratos e 1 grama de fibra(1).

Por outro lado, a semente também ainda é rica em minerais, pois tem boas quantidades de fósforo, potássio e magnésio. Além disso, ela é fonte de cálcio e zinco. As vitaminas A, B e C também fazem parte da composição nutricional desse alimento.

2. É rica em antioxidantes

A semente de abóbora também é uma importante fonte de antioxidantes, que são substâncias capazes de proteger as células contra a ação prejudicial dos radicais livres (2). É por esse motivo que o seu consumo ajuda o corpo a combater uma série de doenças.

Carotenoides e vitamina E estão presentes nas sementes e são responsáveis pelo seu potencial antioxidante (3 e 4). Um estudo feito em ratos indicou que o óleo extraído das sementes de abóbora ajudaria a reduzir a inflamação nas articulações, condição conhecida como artrite (5).

3. Excelente fonte de fibras

O baixo consumo de fibras está associado a uma série de problemas, pois isso aumentaria o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrame, diabetes, hipertensão e obesidade (6). Por esse motivo é importante ingerir alimentos com boas quantidades de fibras, como a semente de abóbora.

No entanto, elas costumam ser vendidas sem a casca branca que as envolvem, o que reduz as fibras presentes no alimento. Assim, uma boa dica de consumo é utilizar as sementes diretamente da abóbora e inteiras.

4. Faz bem para o coração

Como visto, a semente de abóbora é rica em magnésio, zinco e antioxidantes, substâncias que podem contribuir para manter o sistema cardíaco saudável (7). De acordo com uma pesquisa, o consumo desse tipo de alimento favoreceria a redução da pressão arterial e aumentaria as taxas de HDL, conhecido como bom colesterol (8).

Porém, mais estudos são necessários para comprovar esse indicativo. Além disso, outros fatores também são importantes para a saúde do coração, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e bons hábitos (como não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool).

5. Promove a saúde da próstata

Amplamente utilizado na medicina popular, o óleo de semente de abóbora também tem propriedades benéficas para a próstata. Esse alimento tem substâncias que agem para a redução da próstata aumentada, principalmente se a condição estiver relacionada com a idade (9 e 10).

6. Auxilia o funcionamento do metabolismo

Segundo alguns estudos, por conta da presença de magnésio, semente de abóbora também pode contribuir para o bom funcionamento do metabolismo, principalmente com relação à manutenção saudável dos níveis de açúcar no sangue (11 e 12).

Um deles, feito com cerca de 130 mil pessoas, descobriu quanto maior a quantidade de magnésio ingerida por meio da alimentação, menor é o risco do surgimento de diabetes tipo 2 (13).

7. Pode melhorar a qualidade do sono

Por fim, a semente de abóbora é fonte natural de triptofano, um aminoácido relacionado com a boa qualidade do sono. Algumas pesquisas indicam que 1 grama dessa substância já poderia contribuir para uma noite bem dormida (14).

Além disso, esse tipo de semente tem alta concentração de magnésio, mineral que também é associado com um sono restaurador (15).

As melhores formas de inserir a semente de abóbora na alimentação

Foto: iStock

Agora que você já conhece alguns benefícios da semente de abóbora, é fundamental saber como utilizá-la na alimentação. Embora possa parecer complicado e trabalhoso, na verdade é muito simples, como indicado a seguir.

Receitas

A semente de abóbora pode ser usada de diversas formas na culinária, tanto em receitas doces quanto salgadas. É possível, por exemplo, colocá-la como ingrediente principal de uma farofa. Basta tostar as sementes em um pouco de manteiga ou azeita e depois acrescentar sal, pimenta, farinha de mandioca e salsinha.

Outra forma de preparo é assá-la no forno com especiarias, como curry, páprica, cominho, canela ou açafrão; a combinação é ótima para dar um toque crocante em sopas e saladas. Além disso, ela também pode ser incorporada à granola caseira ou pães e bolos.

Farinha

Por sua vez, a farinha é uma forma versátil de incluir a semente de abóbora na alimentação, principalmente pelo fato de ser fácil de prepará-la. Para isso, deixe-as de molho em água de um dia para o outro. Depois, escorra as sementes e quando estiverem secas, leve-as ao forno para assar até dourar.

Após esfriarem, triture-as no processador ou liquidificador. Essa farinha pode substituir a tradicional, feita com trigo, em diversas preparações, como massas, pães, bolos e biscoitos.

Óleos

Finalmente, o óleo é mais uma maneira de utilizar a semente de abóbora. Ele pode ser consumido ou até mesmo aplicado como cosmético nos cabelos e na pele.

Entretanto, se possível, dê preferência para os óleos que são obtidos por meio de prensagem a frio, pois eles são livres de solventes em sua composição.

Os possíveis efeitos colaterais da semente de abóbora

Foto: iStock

Diante de tantos benefícios, será que a semente de abóbora pode provocar alguma reação ruim no organismo?

Em geral, ela não é conhecida por seus efeitos colaterais. No entanto, assim como grande parte dos alimentos, o consumo em excesso — principalmente como suplemento ou cosmético — pode ser prejudicial. Por esse motivo, prefira formas naturais de consumir esse tipo de semente.

Dessa forma, se você faz uso de alguma medicação, especialmente para regular a pressão sanguínea, consulte o seu médico para ter certeza sobre quais são os melhores alimentos para fazer parte do seu cardápio.