Xilitol: conheça todos os benefícios desse adoçante natural

Escrito por Lia Nara Bau

iStock

Cortar açúcar é uma das premissas básicas de quem quer perder peso e manter uma alimentação saudável. No entanto, muitas pessoas não conseguem – ou não querem – ficar sem adoçar alguns alimentos e bebidas. Por isso, tem crescido muito a procura por adoçantes mais saudáveis e o xilitol é um deles.

O sabor do xilitol é muito semelhante ao açúcar comum e contém 40% menos calorias. Quer saber mais? Continue a leitura e conheça todos os benefícios desse aliado da sua saúde.

6 benefícios do xilitol para a saúde

iStock

O xilitol é menos calórico que o açúcar e é considerado o irmão bom desse componente que traz tantos malefícios à saúde. Confira mais benefícios do xilitol:

1. Possui baixo teor de carboidrato

Embora seja considerado um álcool de açúcar que, tecnicamente, é um carboidrato, possui baixos índices desse componente. Como possui baixo teor de carboidrato, não eleva os níveis de açúcar no sangue (1).

2. Tem baixo índice glicêmico

Isso significa que não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou a insulina. Os açúcares normais podem levar à resistência à insulina e diversos problemas metabólicos (2). O xilitol não contém frutose e possui efeito insignificante na insulina (3). É uma boa alternativa para pessoas com diabetes, problemas metabólicos, obesidade ou que desejam perder peso (4) (5).

3. Melhora a saúde bucal

Estudos mostram que o xilitol pode ajudar na saúde bucal e, inclusive, na prevenção de cáries (6). Algumas bactérias se alimentam da glicose dos alimentos, por isso, substituir o açúcar por xilitol reduz o combustível delas (7).

4. Reduz infecções de ouvido

Como a boca, nariz e ouvidos estão conectados, o xilitol pode fazer com que bactérias “morram de fome”. Um estudo com crianças com infecções de ouvido recorrentes observou que o uso diário de goma de mascar de xilitol reduziu a taxa de infecção em 40% (8).

5. Aumenta produção de colágeno

Alguns estudos feitos em ratos ligam o xilitol ao aumento da produção de colágeno, o que ajuda a melhorar os efeitos do envelhecimento da pele (9).

6. Ajuda na perda de peso

Como o xilitol retarda o processo digestivo, ele promove uma sensação de saciedade por mais tempo, semelhante à sensação de comer um alimento rico em fibras (10).

São muitos os benefícios do xilitol e, portanto, ele é uma excelente alternativa para substituir o açúcar branco refinado.

Consumo

iStock

O xilitol pode ser encontrado em supermercados ou lojas especializadas em produtos naturais.

No dia a dia, você pode utilizá-lo como substituto ao açúcar branco, adoçando cafés, chás e diversas receitas. Você pode substituir o açúcar com xilitol em uma proporção de 1:1. Em um estudo, pessoas consumiram 1,5 kg de xilitol ao mês sem nenhum efeito negativo (11).

Mas, atenção! O xilitol é um adoçante refinado e, portanto, não contém vitaminas, minerais ou proteínas.

Contraindicações

iStock

O xilitol é tóxico para cães. Quando cachorros ingerem xilitol, seus corpos o confundem com glicose e passam a produzir grandes quantidades de insulina, o que é extremamente perigoso para a sua saúde (12) (13).

Além disso, não é indicado o consumo exagerado. O álcool de açúcar pode puxar água para o intestino ou ser fermentado pelas bactérias intestinais, o que pode causar gases e diarreia (14).

Fora esses dois cuidados, o xilitol é totalmente seguro para consumo. Outro adoçante natural aliado da saúde é a stevia que, assim como o xilitol, não aumenta os níveis de açúcar no sangue (15). Ela tem sabor mais doce, mas é totalmente livre de calorias.

De maneira geral, os dois adoçantes não mostraram nenhum efeito adverso a longo prazo na saúde. Escolha o seu preferido e aproveite todos os seus benefícios!