Alimentos que aumentam a imunidade: conheça 15 opções poderosas

Escrito por Lia Nara Bau

iStock

Se você quer prevenir resfriados e outras doenças que aparecem quando estamos com o nosso sistema imunológico deficiente, comece pelo seu prato. Isso mesmo! Uma alimentação saudável e com alimentos que aumentam a imunidade é um dos pilares que mantém o nosso sistema imunológico fortalecido.

Algumas vitaminas e nutrientes são essenciais para manter a nossa imunidade em dia. A vitamina C, por exemplo, contém antioxidantes que protegem as células de substâncias que causam danos ao nosso organismo. Por isso, inclua na sua alimentação uma boa dose desses alimentos poderosos!

iStock

1. Frutas cítricas

A vitamina C presente nas frutas cítricas aumenta a produção de glóbulos brancos, que são as peças-chave para combater infecções (1). Alguns exemplos de frutas cítricas são laranjas, limões, tangerina, abacaxi, entre outras.

2. Pimentões vermelhos

Os pimentões vermelhos contêm duas vezes mais vitamina C do que as frutas cítricas. Ou seja, são excelentes pelos mesmos motivos que essas frutinhas fazem bem à nossa saúde. Além disso, são uma ótima fonte de betacaroteno, que ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.

3. Brócolis

É um alimento rico em vitaminas A, C e E, além de fibras e antioxidantes (2). A dica é cozinhá-lo o mínimo possível, somente até ficar al dente.

4. Alho

Acrescentar alho aos seus pratos pode ajudar muito na sua saúde. O alho pode ajudar a reduzir a pressão arterial e retardar o endurecimento das artérias (3).

5. Gengibre

O gengibre é muito utilizado para tratar resfriados e dores de garganta, isso porque ele ajuda a diminuir inflamações. O gengibre pode ajudar a diminuir dor crônica e pode ter propriedades que reduzem o colesterol, de acordo com pesquisas (4).

6. Espinafre

Rico em antioxidantes e betacaroteno, que aumentam a capacidade de combate a infecções do nosso sistema imunológico.

7. Iogurte

Iogurtes que possuem culturas vivas e ativas, como o iogurte grego, estimulam o sistema imunológico. Os iogurtes são boas fontes de vitamina D, que regula o sistema imunológico e aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças (5).

8. Amêndoas

As amêndoas contêm vitamina E, que é lipossolúvel, o que significa que a gordura é absorvida. Uma porção de meia xícara de amêndoas fornece a quantidade diária recomendada de vitamina E.

9. Açafrão

Essa especiaria é utilizada há muitos anos como antiinflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide. Além disso, pesquisas mostram que altas concentrações de curcumina, que confere à cúrcuma sua cor característica, podem ajudar a diminuir o dano muscular induzido pelo exercício (6).

10. Chá verde

É rico em flavonoides, um tipo de antioxidante. Porém, onde o chá verde realmente se destaca é em seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante. O EGCG demonstrou, em estudos, melhorar a função imunológica (7).

11. Mamão

Trata-se de uma fruta rica em vitamina C. Ela também possui uma enzima digestiva que possui efeitos antiinflamatórios. Um mamão pequeno contém 224% da dose diária recomendada de vitamina C (8).

12. Kiwi

Rico em nutrientes como o potássio, vitaminas C e K. A vitamina C ajuda os glóbulos brancos a combater infecções, enquanto os outros nutrientes mantêm o corpo funcionando regularmente (9).

13. Aves

Não é por acaso que os antigos faziam uma canja de galinha para quem estava gripado. As aves, como o frango e o peru, por exemplo, melhoram os sintomas de gripe, pois contêm altos níveis de vitamina B6. Essa vitamina é fundamental para uma série de reações químicas que ocorrem no nosso organismo. Também é vital para a formação de glóbulos vermelhos novos e saudáveis (10).
O caldo feito por ossos de frango em ebulição contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a cura e a imunidade do intestino.

14. Sementes de girassol

São cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitamina B6. Também são riquíssimas em vitamina E, um poderoso antioxidante que regula o nosso sistema imunológico.

15. Mariscos

Alguns tipos de mariscos, como caranguejo e lagosta, por exemplo, são ricos em zinco, uma substância fundamental para que as células do sistema imunológico funcionem corretamente.

Quando nosso sistema imunológico está deficiente, ficamos propensos a toda a sorte de doenças e infecções. A alimentação, portanto, é a nossa principal fonte de nutrientes que mantêm esse sistema funcionando corretamente. Aposte nesses alimentos e mantenha a sua imunidade e a sua saúde em dia!