10 benefícios do limão que provavelmente você não conhecia

Escrito por Andreia Miranda

iStock

Fruta comum na casa dos brasileiros, o limão tem um valor muito maior do que se imagina. Da beleza ao funcionamento dos órgãos do corpo, os benefícios do limão podem mudar a sua saúde. Saiba que não é apenas para a culinária que essa fruta tem funções, mas também para o organismo através de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento dele.

A forma de fazer melhor uso do limão e todos os seus benefícios é o conhecendo ainda mais. Aqui você vai ter a chance de descobrir porque o limão pode fazer a diferença na sua qualidade de vida. De agora em diante, é só não se esquecer dele na sua lista de compras do supermercado!

1. Melhora a saúde digestiva

Entre os principais benefícios do limão está a melhora do sistema digestivo. Porque como é rico em fibras, o limão estimula a produção de enzimas no fígado, assim influencia na bile e na digestão das proteínas e amido.

É justamente por essa razão que muitas pessoas tomam um copo de água com limão em jejum pela manhã. Para muitos a bebida é revigorante e fundamental para começar bem o dia.

2. Atua na prevenção de doenças cardíacas

iStock

Quem sofre de doenças cardíacas pode encontrar um bom aliado no limão. A fruta é uma ótima controladora da pressão arterial, por isso evita tonturas e náuseas comuns nos picos de pressão.

Além disso, como é rico em vitamina C, o limão faz naturalmente bem ao coração. Isso acontece porque esse tipo de vitamina é utilizado na prevenção de doenças cardíacas em diabéticos (1 e 2).

3. Rico em vitamina C

Como você pode perceber, o limão é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Ou seja, ele é considerado um verdadeiro anti-inflamatório natural. Esse fato é muito importante para o corpo porque ajuda a combater os radicais livres.

Para você entender melhor, os radicais livres danificam as células saudáveis quando entram em contato com elas. Como resultado, temos várias consequências, como uma série de inflamações e dores musculares. O que o limão faz é ajudar na liberação desses radicais para fora do corpo.

4. Fortalece o sistema imunológico

iStock

A vitamina C presente no limão também tem forte influência no sistema imunológico. É uma lógica simples: quanto mais fortalecido o sistema imunológico, menos doenças no seu organismo. As doenças mais comuns previnidas pela vitamina C são gripes e inflamações na garganta e ouvido.

O limão é muito utilizado em chás durante o inverno justamente para prevenir ou tratar gripes e resfriados. Junto com o gengibre, ele ajuda também a proteger a garganta.

5. Potencializa a perda de peso

Os chás com limão não são famosos apenas no inverno. Isso porque muita gente investe neles, além da tradicional água com limão, para ajudar na perda de peso. Novamente, a grande quantidade de fibra pectina presente na fruta é a protagonista aqui. Ela se destaca porque auxilia contra a fome, o que consequentemente leva a pessoa a comer menos (3).

É importante lembrar ainda que consumir água com limão ou chá com suco da fruta aumenta a hidratação do corpo. Isso, naturalmente, evita o consumo de outras bebidas que sejam calóricas, além de ajudar na liberação de líquidos.

6. Previne e trata pedras nos rins

iStock

Citando a hidratação, pesquisas revelam que o limão pode ser útil tanto para prevenir quanto para tratar pedras nos rins. O que explicam os especialistas é que beber suco de limão evita que o nível de cálcio nos rins possa subir. Assim, previne-se a formação de pedras (4).

Ainda, outra pesquisa já determinou que o suco puro de limão impede que os cristais que originam as pedras se formem.

7. Atua como diurético

Quanto mais hidratado você estiver, mais vezes irá fazer xixi. Sendo assim, é lógico presumir que beber suco de limão faz com que a fruta seja um verdadeiro diurético natural. Com isso, ela ajuda a evitar infecções urinárias.

Aumentando o número de vezes que você urina, menos chances as bactérias têm de causarem mal ao seu organismo. Sendo assim, o suco de limão ajuda a urinar mais e, por consequência, eliminar mais rapidamente as bactérias.

8. Diminui o mau hálito

iStock

Essa é uma atuação interessante do limão. Como possui inúmeras propriedades antibacterianas e adstringentes, ele diminui o mau hálito (halitose) ao eliminar as bactérias que o causam. Mas não é só isso: ele também pode ser usado para dores de dente e sangramentos da gengivite.

O limão também é aconselhado para manter os dentes brancos, mas nesse caso é preciso ter cuidado. Em excesso ou mal utilizado, o ácido da fruta pode danificar o esmalte natural do dente. De qualquer forma, beber o suco de limão também ajuda a manter a boca hidratada, evitando ressecamento nos lábios.

9. Melhora o aspecto da pele e cabelos

Esse é um dos benefícios preferidos de muitas pessoas adeptas ao limão na rotina alimentar. Quando aplicado na pele – desde que evitando o sol – o suco do limão é eficiente contra a acne e eczema. Já a sua vitamina C ajuda a diminuir danos solares e, principalmente, previne o envelhecimento precoce.

Para o cabelo, o limão pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo. Ele é utilizado no tratamento contra problemas como quedas excessivas e caspa. Muitas pessoas também o utilizam para dar mais brilho aos fios.

10. Protege contra a artrite

iStock

Não é só a pele que se beneficia do limão, os ossos também! Por causa da grande abundância de vitamina C que o limão possui, ele ajuda a fortalecer e reparar tendões, ligamentos e os ossos. Esse é um dos grandes motivos do limão ser recomendado para pacientes com artrite reumatoide ou osteoartrose.

O sabor único do limão não pode ficar restrito apenas às saladas e receitas para o seu almoço. A fruta é uma das mais utilizadas pelos brasileiros, mas pode ser ainda mais quando você conhece melhor cada propriedade dela e entende os seus benefícios. Tratado por muitos como “a fonte da juventude”, o limão vai muito além disso!

Para quem é fã do limão, o ideal é mantê-lo sempre longe do sol e na temperatura ambiente. Já na geladeira, a fruta tem uma duração maior, que é de quase um mês. Na hora de comprar, não se esqueça também de que os limões amarelados são menos ácidos.

Você já inclui o limão no seu dia a dia e conhece os benefícios dele? Então compartilhe as informações sobre os benefícios do limão nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem sabendo!