Lichia: conheça os benefícios dessa fruta exótica

Escrito por

Pense Natural

Com seu gosto adocicado e sabor único, a lichia é cultivada em regiões subtropicais em todo o mundo. Essa fruta exótica, que tem casca vermelha e polpa branca, é de baixa caloria e pode até mesmo auxiliar em dietas de emagrecimento.

A lichia tem muita água, ajudando na hidratação e reposição de líquidos do corpo, sendo ótima para o verão. Ninguém imagina a quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes que essa pequena fruta pode ter. Conheça os principais benefícios:

7 benefícios da lichia para sua saúde

iStock

A fruta traz inúmeros benefícios para a saúde, pois além de ser de baixa caloria, tem nutrientes que são essenciais para o organismo. É ideal para prevenir e tratar diversos problemas de saúde. Confira:

1. É muito nutritiva

A lichia é composta por 82% de água e tem vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Uma porção de 100 gramas tem (1):

  • 66 calorias
  • 16,5 g de carboidrato
  • 15,2 g de açúcar
  • 1,3 g de fibra
  • 0,8 g de proteína
  • 0,17 g de potássio
  • 0,07 g de ômega 3
  • 0,07 g de ômega 6
  • 8 % da necessidade diária de vitamina C

A fruta também tem outras vitaminas e nutrientes, mas em quantidades menores.

2. É fonte de antioxidantes

A fruta tem antioxidantes, que melhoram a saúde do coração e ajudam a prevenir o aparecimento de doenças crônicas, como câncer e diabetes. Também ajudam a regular a quantidade de radicais livres do organismo, fazendo com que previna o envelhecimento (2).

3. Ajuda no emagrecimento

Segundo estudos, a lichia também pode ajudar a perder peso. Isso porque ela tem polifenol, uma substância poderosa que ajuda a reduzir a circunferência do abdômen e a gordura visceral, que é uma gordura que aumenta o risco de doenças do coração e diabetes (3).

4. Regula o intestino

A lichia tem fibra, que é um nutriente que normaliza a função intestinal e melhora a saúde do intestino como um todo, sendo ideal para pessoas que sofrem com prisão de ventre. É importante que alie com a ingestão de água para que tenha melhores resultados.

5. Fortalece o fígado

Os antioxidantes presentes na lichia podem ter efeitos positivos no fígado. Segundo estudos feitos em animais, os antioxidantes foram capazes de recuperar células danificadas do fígado (4).

6. Previne gripes e resfriados

A lichia é rica em vitamina C, uma vitamina poderosa que melhora o sistema imunológico. Com isso, a pessoa tem uma resistência maior quando entrar em contato com o vírus da doença. Caso a gripe começar, os sintomas serão mais fracos.

7. Melhora o colesterol bom (HDL)

A lichia tem vitaminas como a niacina, que ajuda a melhorar o colesterol bom no corpo e a diminuir o triglicérides. É sempre bom lembrar que a fruta por si só não faz milagre e que é necessário aliar com uma alimentação saudável (5).

Quais as formas de consumo?

iStock

Além de ser consumida crua, existem outras maneiras de aproveitar os benefícios, tanto para a saúde quanto para a pele.

Suco

O suco de lichia é excelente para ajudar a perder peso. Para fazer o suco bata em um liquidificador:

  • 1 copo de 200 ml de água filtrada
  • Meia xícara de lichias descascadas sem semente
  • 5 folhas de hortelã
  • Gelo a gosto

Chá

Coloque algumas cascas da fruta para secar no sol. Depois jogue as cascas em água fervente e tampe. Depois de alguns minutos coe o chá e adoce como preferir.

Creme para o rosto

A lichia ajuda a prevenir sinais de envelhecimento. Amasse 5 lichias sem semente e ¼ de banana. Misture os ingredientes até formar uma pasta. Passe no rosto e pescoço e deixe agir por alguns minutos.

A lichia é ótima para muitas coisas. Independente da forma de uso ou consumo, os benefícios são muitos.

Lichia pode fazer mal?

iStock

A lichia não apresenta contraindicações e, se consumida com moderação como parte de uma dieta saudável e balanceada, não trará nenhum malefício para a saúde.

No entanto, por ter alta taxa de açúcar e carboidrato, é importante que pessoas que tenham diabetes verifiquem os níveis de açúcar no sangue quando ingerir as frutas. Apenas em casos raros as pessoas podem ter algum tipo de alergia à fruta (6).

Que tal começar a ingerir essa fruta deliciosa para desfrutar de todos os benefícios?

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.