Florais de Bach: saiba como essa terapia natural pode te ajudar

Escrito por Amanda de Souza

iStock

O uso de florais de Bach, também conhecidos como “terapia floral”, tem se mostrado bastante efetivo no tratamento de crianças, adultos e até mesmo de cães e gatos domésticos.

A terapia foi criada entre os anos 1920 e 1930 por Edward Bach, médico britânico que dedicou sua carreira aos estudos e aplicação das propriedades terapêuticas de flores, plantas e arbustos. Estas seriam diluídas em pequenas quantidades de álcool conservante ou brandy (uma bebida alcoólica bastante consumida na Inglaterra).

Florais de Bach: para que servem

iStock

A principal função dos florais seria a de equilibrar o estado emocional do paciente, com o fito de tratar de todas as demais moléstias que porventura o acometam. Bach acreditava que todas as doenças eram provocadas pelo conflito entre a alma (que chamava de Eu Superior) e a personalidade (que chamava de Eu Inferior).

Sua concepção de saúde se resumia a estas quatro virtudes: harmonia, integração, individualidade e integridade. O importante na prescrição do floral é saber como a pessoa está lidando emocionalmente com a doença e com os fatos de sua própria vida.

Tal qual todo tratamento natural e homeopático, tem a função de tratar e curar o indivíduo de forma holística, ou seja, como um todo.

Ainda que o floral possa não combater a doença em si, o tratamento do indivíduo, de forma holística, pode resultar numa melhora no estado geral de saúde, nos sintomas da própria doença ou até mesmo na forma como o paciente lida com determinado problema, fazendo com que o sofrimento seja minorado.

Florais de Bach para ansiedade

  • Agrimony: indicado para pessoas estressadas, que tendem a guardar para si os descontentamentos em relação a situações da vida. A substância Agrimony, inclusive, tem propriedades antioxidantes, antitumorais, antibacterianas, entre diversas outras (1).
  • Aspen: indicado para pessoas que sentem medo de forma constante, sem sequer saber de que exatamente. O sentimento de medo causa um desconforto e é um dos sintomas da ansiedade generalizada.
  • Impatiens: indicado para pessoas altamente irritáveis, ansiosas e tensas mentalmente (2).
  • Florais de Bach para concentração

    • White Chestnut: indicado para quem tem problemas de manter o foco em alguma atividade, tem o pensamento muito agitado ou acelerado e foca em pensamentos tristes.
    • Clematis: indicado para quem tende a ficar disperso ou dorme mais que o necessário.
    • Scleranthus: além de ajudar na concentração, esse floral tem influência para pessoas indecisas e de humor volátil.
    • Florais de Bach para insônia

      • White Chestnut: além de sua indicação para melhorar a concentração, é também indicado para melhorar a qualidade do sono.
      • Impatiens: como ajuda a aliviar a tensão mental, ajuda a ter um sono mais leve e natural.
      • Florais de Bach para depressão e tristeza profunda

        • Star of Bethlehem: mais indicado para quem sofreu alguma perda e se encontra abatido em função disso, sem conseguir se recuperar.
        • Sweet Chesnut: indicado para sofrimentos mentais extremos, depressão e sentimento de desesperança em relação ao futuro.
        • Wild Rose: indicado para sentimentos de apatia profunda, desconexão com a própria vida e falta de motivação.
        • Rescue Remedy: é um floral de emergência, indicado para momento de profunda angústia, tristeza, ou sentimentos negativos em face de algum acontecimento da vida. Trata-se de uma composição dos florais Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis (3).
        • Florais de Bach para quem sofre com indecisão e insegurança

          • Cerato: mais indicado para quem sofre de baixa autoestima e tem pouca confiança em si mesmo e nas próprias capacidades decisórias.
          • Gentian: para pessoas que desistem de seus intentos com facilidade, que tendem a vacilar diante de grandes tomadas de decisão; indicado igualmente para pessoas céticas ao extremo, pessimistas.
          • Hornbeam: auxilia na insegurança quanto às capacidades físicas e mentais para realização de atividades profissionais ou mesmo do dia a dia.
          • Florais de Bach para quem sofre com solidão

            • Water Violet: para pessoas com tendências de isolamento em qualquer situação da vida, boa ou má (4).
            • Heather: indicado a quem sente solidão e busca incessantemente a companhia de terceiros para suprir suas carências emocionais; pessoas com pouca autossuficiência e carentes.
            • Impatiens: pessoas impacientes com o ritmo do outro, estressados com atitudes alheias e, portanto, sempre tendem a isolar-se socialmente.
            • Florais de Bach para bebês

              • Cherry Plum: indicado para bebês muito inquietos ou em fases de muita agitação. Indicado inclusive para os pais nestes mesmos períodos.
              • Rescue free: fórmula livre de álcool, ajuda o bebê a dormir mais tranquilamente.

              Os florais de Bach exigem alguma auto-observação e elaboração dos próprios sentimentos e reações, já que seus efeitos estão condicionados a sintomas emocionais específicos.

              Portanto, procure observar-se, passar alguns momentos de introspecção e avaliar os sintomas que está apresentando e, se possível, suas causas. Caso ache necessário, converse com um médico homeopata para uma ajuda mais especializada.

              Florais de Bach: como tomar?

              iStock

              Não é necessária prescrição médica para adquirir os florais de Bach. Como já dito anteriormente, tratam-se de medicamentos homeopáticos, sem qualquer toxicidade nas doses prescritas e podem ser tomados por todas as pessoas.

              No entanto, o tratamento com florais de Bach não deve substituir medicamentos alopáticos ou outro tipo de terapia em andamento.

              Caso você se encontre em tratamento concomitante, em decorrência de qualquer tipo de problema de saúde, informe seu médico acerca da decisão de iniciar o tratamento com florais.

              Os florais de Bach se apresentam em formato de gotas ou glóbulos. A posologia deve vir indicada na bula ou recipiente. Geralmente, o tratamento consiste em tomar o medicamento cerca de 4 vezes ao dia em pequenas doses (“doses homeopáticas”) e não devem ser diluídos em água.

              Preços e onde comprar

              iStock

              Os florais de Bach podem variar entre R$17,90 a R$80, dependendo da composição, da quantidade do medicamento adquirida e do local onde se adquire.

              Hoje em dia, pode-se adquirir os florais de Bach muito facilmente através de muitos sites na internet (consulte fóruns online para descobrir se o site é confiável).

              Ademais, podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, não sendo necessária prescrição médica. Geralmente, nas farmácias já há o medicamento pronto para a venda.

              Os florais de Bach são produtos naturais, sem qualquer contraindicação. Ainda há muitos estudos sendo realizados para determinar a eficácia dos mesmos e dos medicamentos homeopáticos em geral.

              Na mesma esteira, há muitos estudos comprovando sua eficácia, como alguns relatados nesta matéria. De qualquer forma, busque por meios alternativos, holísticos e naturais, a fim de aumentar significativamente sua qualidade de vida.