O uso de florais de Bach, também conhecidos como “terapia floral”, tem se mostrado bastante efetivo no tratamento de crianças, adultos e até mesmo de cães e gatos domésticos.
A terapia foi criada entre os anos 1920 e 1930 por Edward Bach, médico britânico que dedicou sua carreira aos estudos e aplicação das propriedades terapêuticas de flores, plantas e arbustos. Estas seriam diluídas em pequenas quantidades de álcool conservante ou brandy (uma bebida alcoólica bastante consumida na Inglaterra).
A principal função dos florais seria a de equilibrar o estado emocional do paciente, com o fito de tratar de todas as demais moléstias que porventura o acometam. Bach acreditava que todas as doenças eram provocadas pelo conflito entre a alma (que chamava de Eu Superior) e a personalidade (que chamava de Eu Inferior).
Sua concepção de saúde se resumia a estas quatro virtudes: harmonia, integração, individualidade e integridade. O importante na prescrição do floral é saber como a pessoa está lidando emocionalmente com a doença e com os fatos de sua própria vida.
Tal qual todo tratamento natural e homeopático, tem a função de tratar e curar o indivíduo de forma holística, ou seja, como um todo.
Ainda que o floral possa não combater a doença em si, o tratamento do indivíduo, de forma holística, pode resultar numa melhora no estado geral de saúde, nos sintomas da própria doença ou até mesmo na forma como o paciente lida com determinado problema, fazendo com que o sofrimento seja minorado.
Os florais de Bach exigem alguma auto-observação e elaboração dos próprios sentimentos e reações, já que seus efeitos estão condicionados a sintomas emocionais específicos.
Portanto, procure observar-se, passar alguns momentos de introspecção e avaliar os sintomas que está apresentando e, se possível, suas causas. Caso ache necessário, converse com um médico homeopata para uma ajuda mais especializada.
Não é necessária prescrição médica para adquirir os florais de Bach. Como já dito anteriormente, tratam-se de medicamentos homeopáticos, sem qualquer toxicidade nas doses prescritas e podem ser tomados por todas as pessoas.
No entanto, o tratamento com florais de Bach não deve substituir medicamentos alopáticos ou outro tipo de terapia em andamento.
Caso você se encontre em tratamento concomitante, em decorrência de qualquer tipo de problema de saúde, informe seu médico acerca da decisão de iniciar o tratamento com florais.
Os florais de Bach se apresentam em formato de gotas ou glóbulos. A posologia deve vir indicada na bula ou recipiente. Geralmente, o tratamento consiste em tomar o medicamento cerca de 4 vezes ao dia em pequenas doses (“doses homeopáticas”) e não devem ser diluídos em água.
Os florais de Bach podem variar entre R$17,90 a R$80, dependendo da composição, da quantidade do medicamento adquirida e do local onde se adquire.
Hoje em dia, pode-se adquirir os florais de Bach muito facilmente através de muitos sites na internet (consulte fóruns online para descobrir se o site é confiável).
Ademais, podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, não sendo necessária prescrição médica. Geralmente, nas farmácias já há o medicamento pronto para a venda.
Os florais de Bach são produtos naturais, sem qualquer contraindicação. Ainda há muitos estudos sendo realizados para determinar a eficácia dos mesmos e dos medicamentos homeopáticos em geral.
Na mesma esteira, há muitos estudos comprovando sua eficácia, como alguns relatados nesta matéria. De qualquer forma, busque por meios alternativos, holísticos e naturais, a fim de aumentar significativamente sua qualidade de vida.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.