Óleo de rosa mosqueta: conheça os benefícios desse óleo secular

Escrito por

iStock

A rosa mosqueta, uma planta de origem oriental, é amplamente utilizada na saúde. Isso porque o óleo que é retirado de suas sementes – o óleo de rosa mosqueta – contém muitas propriedades benéficas, especialmente para a pele.

Dentre os atributos do óleo, encontra-se a ação cicatrizante e emoliente. Além disso, é eficaz na eliminação de manchas da pele, prevenção de rugas e estrias. Mas esse óleo poderoso não traz apenas benefícios para a pele, não! Saiba mais:

9 benefícios incríveis do óleo de rosa mosqueta

iStock

Pele, inflamações, feridas, manchas… saiba em quais casos esse óleo vegetal pode te ajudar:

1. É fonte de vitamina C

O óleo de rosa mosqueta tem mais vitamina C do que o limão e a laranja. Estudos mostram que a vitamina C ajuda a reduzir os danos causados pela radiação ultravioleta causada pelos radicais livres (1).

No entanto, a vitamina C pode se perder no processo de extração do óleo, além de ser solúvel em água. Tudo isso dificulta que se mantenham os níveis dessa vitamina no óleo. Por isso, alguns fabricantes adicionam-na à fórmula.

2. Proporciona benefícios para a pele

Por ser rico em vitamina A, o óleo é benéfico para a pele. Um estudo mostrou inúmeros benefícios da vitamina A para a pele: reduz os danos causados pelo sol, rugas, hiperpigmentação e trata acne leve a moderada (2). Não há, porém, evidências científicas que comprovem que o óleo de rosa mosqueta reduza cicatrizes e estrias, mas isso pode ocorrer devido à presença da vitamina A, vitamina C e teor de ácidos graxos do óleo.

3. Alívio da osteoartrite

Um estudo de 2008 mostra que o pó de rosa mosqueta reduziu a dor da osteoartrite melhor do que o placebo, sem efeitos colaterais adversos (3). A osteoartrite é um tipo de artrite que ocorre quando a cartilagem nas extremidades de seus ossos se desgasta. O sucesso do óleo de rosa mosqueta no alívio da osteoartrite se dá devido aos polifenóis e antocianinas presentes, que ajudam a reduzir inflamações e dor nas articulações.

4. Fonte de licopeno

Um estudo de 2003 descobriu que as rosas são uma grande fonte de licopeno. O licopeno é um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos radicais livres que danificam a pele (4).

5. Reduz o estresse

O óleo de rosa mosqueta tem um aroma agradável e é usado na aromaterapia. De acordo com um estudo de 2009, a inalação de óleo de rosa mosqueta foi capaz de reduzir a pressão arterial sistólica, a saturação de oxigênio no sangue e a frequência respiratória. O grupo estudado apresentou claros sinais de relaxamento (5).

6. É hidratante

O óleo de rosa mosqueta contém uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais, que ajudam a manter as paredes celulares fortes para que não percam água. Por isso, o óleo de rosa mosqueta é uma ótima opção para hidratar a pele seca e com coceira. A pele também absorve facilmente o óleo, permitindo que seus antioxidantes percorram profundamente as camadas da pele (6).

7. Ajuda a reduzir inflamações

A rosa mosqueta é rica em polifenóis e antocianinas, o que pode ajudar a reduzir a inflamação. Ele também contém vitamina E, um antioxidante conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios (7).

8. Ajuda a reduzir a acne

Por suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de rosa mosqueta também pode ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes. Um estudo revelou que o ácido linoleico pode ajudar a reduzir a hiperpigmentação em certas cicatrizes. É bastante eficaz no tratamento de cicatrizes planas, de cor escura (8).

9. Auxilia no tratamento de feridas abertas

Os ácidos graxos essenciais, ácido ascórbico, polifenóis e antioxidantes presentes no óleo de rosa mosqueta são extremamente eficazes no tratamento de feridas abertas (9).

Os componentes do óleo de rosa mosqueta são poderosos e, portanto, são muitas as vantagens em utilizá-lo para garantir saúde e bem-estar.

Como usar o óleo de rosa mosqueta

iStock


O óleo de rosa mosqueta é comumente usado aplicado diretamente na pele. Deve ser armazenado em um frasco de vidro escuro para evitar a exposição à luz.

Não é recomendado o uso interno devido ao risco de apresentar toxicidade. Se ingerido em grande quantidade pode causar náuseas, vômito e diarreia. Caso aconteça a ingestão, procure orientação médica.

Óleo de rosa mosqueta para o rosto

O óleo pode ser aplicado diretamente na pele do rosto, massageando com movimentos circulares cerca de 3 minutos, até que o óleo seja absorvido pela pele.

Óleo de rosa mosqueta para manchas

Para eliminar manchas na pele, o óleo deve ser usado da mesma forma, como descrito acima – aplicá-lo diretamente na mancha e massagear o local até a absorção.

Óleo de rosa mosqueta para o cabelo

Para melhorar a saúde dos fios, utilize o óleo para umectação. Aplique-o em todo o cabelo, da raiz às pontas e massageie. Deixe agir por pelo menos 2 horas e lave como de costume. O óleo de rosa mosqueta também pode ser usado como um leave-in, na finalização, deixando o cabelo brilhoso e sem frizz.

Óleo de rosa mosqueta: preço

iStock

Em farmácias e lojas de cosméticos você encontra várias opções, marcas e preços de óleo de rosa mosqueta. Em média, um frasco de 30 ml custa cerca de R$ 40,00. No entanto, fique atento ao fato de alguns serem puros e outros já misturados a outros óleos essenciais.

Contraindicações e efeitos colaterais

iStock


São raros os efeitos colaterais do uso do óleo de rosa mosqueta. Contudo, vale a pena prestar atenção nas seguintes condições:

  • Alérgicos: pode causar reações alérgicas, que incluem urticária, dificuldade de respirar, ritmo cardíaco acelerado, tontura, congestão, olhos lacrimejantes, desconforto no peito e anafilaxia. Para não correr riscos, comece aplicando o óleo no pulso, cotovelo ou queixo. Se sentir irritação, lave bem e não volte a usar. Se a irritação for grave, procure um médico.
  • Crianças, gestante e lactentes: o óleo não é indicado para crianças, gestantes ou mulheres que amamentam.
  • Casos em que a vitamina C não é recomendada: em alguns casos, a vitamina C pode não ser recomendada. Como não se pode dizer exatamente a quantidade de vitamina C que está presente no óleo, não utilize se você tiver diabetes, anemia ou pedra nos rins.

São muitos os benefícios do óleo de rosa mosqueta, use e aproveite!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.