Óleo mineral: combate a prisão de ventre e possui muitos outros benefícios

Escrito por

Foto: iStock

A maioria das pessoas passa por alguns episódios de constipação durante a vida (1). Nem sempre é necessário recorrer a remédios ao experimentar uma prisão de ventre ocasional. Hidratação, dieta rica em fibras e óleo mineral podem acabar com esse problema.

Além da função laxativa, o óleo mineral também é usado diretamente na pele, no cabelo e nas unhas. Algumas pessoas também o usam para dar brilho a objetos cromados, como enfeites domésticos. Ele cria uma película que facilita a retirada de pó.

Benefícios do óleo mineral

Foto: iStock

O óleo mineral é usado há muitos anos para facilitar a evacuação. Embora esse “remédio caseiro” seja considerado seguro, existem algumas indicações e precauções. Além dessa famosa função, ele é amplamente explorado pela indústria da estética em cosméticos.

1. Constipação

É possível encontrar o óleo mineral para ser administrado por via oral ou por enema.

Por via oral, forma mais prática e comum de ser usada, o óleo é levado junto ao alimento através do aparelho digestório. Ele reveste o bolo fecal com a umidade. Consequentemente, isso ajuda a evitar o ressecamento das fezes. Você pode beber o líquido puro ou misturá-lo com água ou outra bebida. Ele é vendido como óleo mineral simples ou como uma emulsão de óleo mineral para ser misturado a outro líquido de sua preferência.

Um enema de óleo mineral é geralmente disponibilizado em um tubo com aplicador. Isso leva o óleo diretamente ao reto, facilitando, rapidamente, a evacuação.

Dosagem

As doses orais variam de 15 a 30 ml de óleo mineral para crianças menores de 6 anos. Dependendo do produto, esses números podem ser diferentes. Alguns médicos não recomendam óleo mineral para crianças com menos de 6 anos. Se você tiver dúvida, consulte um pediatra (2).

Os adultos podem tomar 15 a 45 ml de óleo mineral. Tal como no caso das crianças, esses números podem variar e apenas um médico é capaz de indicar a dose apropriada para sua idade.

Considere tomar o óleo mineral antes de dormir. Isso reduz a chance de acordar no meio da noite para ir ao banheiro.

O que faz o seu intestino parar de funcionar?

Além da alimentação, as mulheres tem maior propensão de terem prisão de ventre do que os homens. A gravidez também aumenta a possibilidade de prisão de ventre. O envelhecimento é outro fator que eleva a incidência de prisões de ventre.

Fatores de risco adicionais incluem desidratação, doenças na tireoide, certas substâncias narcóticas, como sedativos, além de medicamentos para baixar a pressão arterial, doença de Parkinson, esclerose múltipla e deficiência ou enfraquecimento nos músculos pélvicos ou naqueles que não se contraem mais (3).

2. Assaduras

O óleo mineral, por ter um alto nível de pureza e apresentar quase nenhum efeito negativo, é ideal para minimizar assaduras e proteger a pele sensível dos bebês. Além de hidratar a pele, ele cria uma película que diminui o atrito e restringe o contato direto com fezes e urina.

3. Hidratante

Você não precisa ser um bebê para se untar com óleo mineral: a pele adulta também pode se beneficiar com essa hidratação. Principalmente nos dias entre o outono e o inverno (frios e secos), a hidratação trará grande conforto e protegerá contra as rachaduras e descamação geradas pelo clima dessas estações.

Ele evita a evaporação da água da superfície da pele e pode ser usado após o banho — só não exagere na quantidade.

Quem prefere os hidratantes tradicionais devido aos cheiros agradáveis, pode tentar misturar óleo mineral ao hidratante.

4. Queimaduras leves

O desconforto de queimaduras leves, como as provocadas pela exposição prolongada ao sol, também são minimizadas pelo óleo. Apenas lembre-se de não expor a pele ao sol com o óleo para evitar manchas.

5. Cabelos

Tal como na pele, o óleo mineral promove uma sensação de hidratação e dá brilho ao cabelo. Apesar de não restaurar os fios, ele é capaz de diminuir o aspecto do ressecamento e das pontas duplas. Lembre-se de não exagerar na quantidade, faça pequenos testes para perceber o efeito do óleo.

Diferenças entre os óleos mineral, vegetal e animal

Foto: iStock

Nas farmácias, drogarias e lojas online, você poderá encontrar, basicamente, óleos de três origens diferentes: mineral, vegetal e animal.

Os óleos animais costumam ser extraídos de peixes, como o famoso óleo de fígado de bacalhau. O óleo vegetal, como o próprio nome indica, é processado de plantas e sementes. Algumas vezes, esses óleos também são usados para combater a prisão de ventre, mas deve-se ter cautela, pois o corpo absorve parte deles. Isso não ocorre com o óleo mineral, que não é absorvido pelo corpo.

Contraindicações do óleo mineral

Foto: iStock

Você só deve usar esses laxantes por curto prazo. Se você não tiver sucesso ao usá-los e tiver problemas persistentes de constipação, seu médico recomendará o procedimento a ser seguido. Avise se você não notar qualquer melhora após uma semana de uso do óleo mineral.

Normalmente, um laxante de óleo mineral deve funcionar após a primeira dose, mas pode demorar alguns dias para aliviar a constipação. Se isso não acontecer depois de uma semana de uso contínuo, converse novamente com seu médico e reavalie as opções (4).

Você deve evitar tomar com as refeições porque o óleo mineral pode interferir na absorção de nutrientes importantes do organismo. Não tome óleo mineral até duas horas depois de tomar outro medicamento, pois isso pode interferir na eficácia da outra medicação.

Possíveis efeitos colaterais

Tenha cuidado ao dar o óleo mineral ao seu filho. Uma criança que inala óleo mineral pode ter dificuldade respiratória e resultar em pneumonia. Informe o seu médico se você ou o seu filho desenvolverem problemas respiratórios, como tosse, após o início do tratamento com óleo mineral.

Como os seres humanos não digerem o óleo mineral, pouco desse produto pode vazar do reto e até sujar a roupa íntima. Doses menores podem diminuir ou cessar esse problema.

Alergias a óleo mineral são incomuns, mas em casos de coceira, inchaço ou dificuldade para respirar, procure assistência médica imediata.

Bastante versátil, o óleo mineral pode trazer variados benefícios para a sua saúde e beleza. Veja também os benefícios do óleo de macadâmia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.