Remédios caseiros para tosse: conheça 7 alternativas naturais

Foto: iStock


Tossir é um processo normal e que ajuda o corpo a colocar para fora secreções. Isso auxilia o organismo a limpar o catarro e amenizar a irritação na garganta. No entanto, é preciso ficar atento, pois a tosse pode ser um sinal de problemas mais sérios, como alergias e infecções.
Geralmente, essa condição pode ser sintoma de resfriados, asma, refluxo, sinusite, bronquite, alterações nas vias respiratórias ou até mesmo câncer de pulmão.
Por isso, caso a tosse tenha longa duração, atrapalhe suas atividades diárias e venha acompanhada de febre, por exemplo, é indicado procurar um médico. Somente o especialista na área pode indicar qual o tratamento adequado para problemas graves.
Porém, existem situações em que os remédios caseiros para tosse podem aliviar a irritação e o mal-estar. Abaixo, explicaremos mais sobre a tosse, quais são as alternativas para amenizá-la e as dicas para evitá-la.

O que é a tosse

Foto: iStock


A tosse ocorre por conta de uma contração da região do peito, provocando a liberação de ar e do som característico. Embora ela possa ocorrer por conta de alguma doença, nem sempre ela é sinal de um problema grave.
Muitas vezes o processo acontece devido ao engasgo por conta da comida seguir pela traqueia e não pelo esôfago. A incidência disso é maior em crianças, idosos e pessoas com dificuldades para engolir os alimentos.
O ato de tossir pode acontecer de forma voluntária e involuntária. Estimular a tosse pode ser utilizada até mesmo como uma técnica contra a dor causada por uma injeção, por exemplo.

7 remédios caseiros para tosse

Foto: iStock


Certos alimentos e preparações são popularmente conhecidos por suas habilidades relacionadas com o alívio de uma série de problemas. Dentre eles, alguns têm capacidades de agirem como remédios caseiros para tosse.
Porém, será que existe explicação científica para o uso deles como forma de amenizar essa condição? Se você tem dúvida quanto a isso, confira abaixo quais são os alimentos ou misturas contra a tosse e o motivo pelos quais são indicados.

1. Hidratação

Beber água é um dos remédios caseiros para tosse mais eficazes. O motivo disso é que a água contribui para a formação de fluidos e de muco, além de lubrificar a garganta.
Se a tosse for acompanhada de febre, a ingestão de líquidos será ainda mais importante, pois o corpo acaba desidratando por conta da temperatura elevada.
Vale lembrar que a falta de água pode levar a graves consequências. A desidratação compromete o funcionamento do sistema digestivo, cardiovascular e renal e, em situações extremas, pode prejudicar a capacidade cognitiva e causar delírios (1).

2. Água morna com sal

Fazer gargarejos com água morna salgada também é uma prática eficaz contra tosse ou até mesmo dor de garganta. O sal tem propriedades antibacterianas e, por isso, geralmente é utilizado para conservar certos tipos de alimentos, como carnes e vegetais fermentados.
Para aliviar a tosse, basta misturar cerca de meia colher de sopa de sal com 200 ml de água morna e fazer os gargarejos. Embora a técnica seja caseira, muitos médicos continuam recomendando essa prática, principalmente para casos de dor de garganta leve (2).

3. Hortelã

A hortelã é conhecida por suas propriedades benéficas para a saúde. Essa erva tem uma substância chamada mentol, um óleo essencial que atua como descongestionante e pode ajudar a movimentação do muco formado na garganta e, consequentemente, aliviar a tosse (3).
Ela pode ser utilizada para fazer chá, mas também é possível colocá-la na água quente e inalar o refrescante vapor.

4.Tomilho

Muito usado como tempero em preparações culinárias, o tomilho também é um dos remédios caseiros para tosse. Ele tem propriedades benéficas para aliviar sintomas de problemas respiratórios.
Uma pesquisa alemã sugere que o extrato feito a partir das folhas de tomilho é eficaz para aliviar a tosse em pessoas com bronquite (4). Isso acontece porque o tomilho é rico em substâncias flavonoides. Esses componentes atuariam para relaxar os músculos da garganta e a diminuir a inflamação.
Assim, uma boa dica é tomar o chá de tomilho. Ele pode ser feito com duas colheres de sopa da folha da erva fresca, se possível, em uma xícara de água fervente. Deixe a infusão agir por cerca de 10 minutos e ela estará pronta para ser consumida.

5. Mel

O mel também é um dos alimentos tradicionais usados contra a tosse. De fato, um estudo mostrou que ele pode ser mais eficaz do que certos remédios com dextrometorfano, substância usada para prevenir a tosse (5).
Existe uma mistura bem tradicional tanto para tosse quanto para resfriados. Basta utilizar uma colher de sopa de mel em um copo de chá ou água morna com limão. No entanto, comer o mel puro também é benéfico, sendo que a medida de uma colher de chá é o suficiente.

6. Abacaxi

Refrescante e nutritivo, o abacaxi também pode ser muito útil para aliviar a tosse. A fruta tem uma enzima conhecida como bromelina, substância que vem sendo estudada por causa das propriedades benéficas contra inflamações, tosse e acúmulo de muco na região da garganta (6).
Existem ainda algumas indicações de que a bromelina pode ajudar a aliviar a sinusite, problema que contribui para a ocorrência de tosse e formação de catarro. No entanto, ainda não existem evidências científicas que comprovem esse benefício.
Se o objetivo é amenizar a tosse, você pode tomar chá ou suco de abacaxi ou simplesmente comer a fruta.

7. Probióticos

Os probióticos são micro-organismos que favorecem a saúde, principalmente por equilibrar a flora intestinal. Eles são importantes para controlar e manter as bactérias do intestino saudáveis.
E esse equilíbrio é fundamental para manter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada, protegendo o corpo contra diversos problemas. Existem evidências sugerindo que os probióticos podem ajudar o organismo a se proteger contra a gripe comum, resfriados e certos tipos de alergias (7).
As três condições têm como característica a tosse. Por esse motivo, inserir os probióticos na alimentação pode auxiliar na incidência das crises de tosse. Iogurte, leite fermentado e kefir são alguns exemplos de probióticos.

Como prevenir a tosse

Foto: iStock


Além de conhecer quais são os remédios caseiros para tosse, é importante saber como evitar esse problema. Todo ano, quando começa a época de tempo mais seco e frio, o Ministério da Saúde lança a campanha de vacinação contra a gripe.
Tomar a vacina é uma forma segura de se prevenir contra complicações causadas pela gripe e os seus sintomas, como a tosse. Se quiser se proteger ainda mais, coloque em prática as seguintes recomendações:

  • Evitar o contato com pessoas gripadas
  • Cobrir o nariz e a boca quando for espirrar ou tossir
  • Manter os locais com grande fluxo de pessoas limpos
  • Lavar as mãos, principalmente depois de usar transporte público

Todas as indicações são muito úteis para diminuir a disseminação de vírus que são espalhados no ambiente por meio da tosse.

Quando é preciso procurar um médico

Foto: iStock


Como dito, se a tosse for prolongada, prejudicar a respiração, apresentar secreção com sangue ou vir acompanhada de febre, é necessário ir ao médico para receber tratamento.
Para esses casos, os remédios caseiros para tosse podem até amenizar os sintomas, mas não vão curá-los. Por isso, não deixe de ir ao hospital para evitar problemas mais graves.
Também fique alerta caso sinta fraqueza, arrepios, indisposição, febre alta e de longa duração e tosse com um catarro de odor forte e de cor amarela ou esverdeada.