Beber água é um dos remédios caseiros para tosse mais eficazes. O motivo disso é que a água contribui para a formação de fluidos e de muco, além de lubrificar a garganta.
Se a tosse for acompanhada de febre, a ingestão de líquidos será ainda mais importante, pois o corpo acaba desidratando por conta da temperatura elevada.
Vale lembrar que a falta de água pode levar a graves consequências. A desidratação compromete o funcionamento do sistema digestivo, cardiovascular e renal e, em situações extremas, pode prejudicar a capacidade cognitiva e causar delírios (1).
Fazer gargarejos com água morna salgada também é uma prática eficaz contra tosse ou até mesmo dor de garganta. O sal tem propriedades antibacterianas e, por isso, geralmente é utilizado para conservar certos tipos de alimentos, como carnes e vegetais fermentados.
Para aliviar a tosse, basta misturar cerca de meia colher de sopa de sal com 200 ml de água morna e fazer os gargarejos. Embora a técnica seja caseira, muitos médicos continuam recomendando essa prática, principalmente para casos de dor de garganta leve (2).
A hortelã é conhecida por suas propriedades benéficas para a saúde. Essa erva tem uma substância chamada mentol, um óleo essencial que atua como descongestionante e pode ajudar a movimentação do muco formado na garganta e, consequentemente, aliviar a tosse (3).
Ela pode ser utilizada para fazer chá, mas também é possível colocá-la na água quente e inalar o refrescante vapor.
Muito usado como tempero em preparações culinárias, o tomilho também é um dos remédios caseiros para tosse. Ele tem propriedades benéficas para aliviar sintomas de problemas respiratórios.
Uma pesquisa alemã sugere que o extrato feito a partir das folhas de tomilho é eficaz para aliviar a tosse em pessoas com bronquite (4). Isso acontece porque o tomilho é rico em substâncias flavonoides. Esses componentes atuariam para relaxar os músculos da garganta e a diminuir a inflamação.
Assim, uma boa dica é tomar o chá de tomilho. Ele pode ser feito com duas colheres de sopa da folha da erva fresca, se possível, em uma xícara de água fervente. Deixe a infusão agir por cerca de 10 minutos e ela estará pronta para ser consumida.
O mel também é um dos alimentos tradicionais usados contra a tosse. De fato, um estudo mostrou que ele pode ser mais eficaz do que certos remédios com dextrometorfano, substância usada para prevenir a tosse (5).
Existe uma mistura bem tradicional tanto para tosse quanto para resfriados. Basta utilizar uma colher de sopa de mel em um copo de chá ou água morna com limão. No entanto, comer o mel puro também é benéfico, sendo que a medida de uma colher de chá é o suficiente.
Refrescante e nutritivo, o abacaxi também pode ser muito útil para aliviar a tosse. A fruta tem uma enzima conhecida como bromelina, substância que vem sendo estudada por causa das propriedades benéficas contra inflamações, tosse e acúmulo de muco na região da garganta (6).
Existem ainda algumas indicações de que a bromelina pode ajudar a aliviar a sinusite, problema que contribui para a ocorrência de tosse e formação de catarro. No entanto, ainda não existem evidências científicas que comprovem esse benefício.
Se o objetivo é amenizar a tosse, você pode tomar chá ou suco de abacaxi ou simplesmente comer a fruta.
Os probióticos são micro-organismos que favorecem a saúde, principalmente por equilibrar a flora intestinal. Eles são importantes para controlar e manter as bactérias do intestino saudáveis.
E esse equilíbrio é fundamental para manter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada, protegendo o corpo contra diversos problemas. Existem evidências sugerindo que os probióticos podem ajudar o organismo a se proteger contra a gripe comum, resfriados e certos tipos de alergias (7).
As três condições têm como característica a tosse. Por esse motivo, inserir os probióticos na alimentação pode auxiliar na incidência das crises de tosse. Iogurte, leite fermentado e kefir são alguns exemplos de probióticos.
Todas as indicações são muito úteis para diminuir a disseminação de vírus que são espalhados no ambiente por meio da tosse.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.