Chá de Camomila: benefícios que vão além da ação calmante

Escrito por Andreia Miranda

iStock

Famosa na medicina alternativa pelas suas múltiplas funcionalidades, a camomila é uma planta comum no Brasil. Ela tornou-se popular principalmente pelo chá de camomila, que muitas pessoas bebem para se acalmar. Entretanto, os seus benefícios são muito mais abrangentes. Isso porque o chá natural é simples de ser preparado e ideal para diferentes situações.

Desde o alívio de dores musculares até o combate a cólicas, a bebida possui inúmeros benefícios para o organismo humano. O chá emagrece? Pode ser bebido por qualquer pessoa? É um calmante mesmo? Todas essas dúvidas podem ser respondidas a seguir e, assim, você vai passar a enxergar o chá de uma forma ainda mais positiva!

Principais benefícios do chá de camomila

iStock

O efeito calmante da bebida natural é o seu mais conhecido. De fato, ele age no alívio da ansiedade e estresse quase como um sedativo. Mas não é apenas isso: o chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e até mesmo na redução de manchas na pele. A seguir você conhecerá um pouco mais sobre os seus benefícios:

1. Ajuda a combater o nervosismo

Iniciando pelo seu efeito calmante, é importante explicar o motivo da fama do chá. Graças às propriedades antiespasmódicas que a planta possui, ao tomar o chá acontece o relaxamento dos músculos e uma sensação de leveza e bem-estar. Por isso, ele é indicado para situações de ansiedade e estresse, já que proporciona momentos de maior calmaria.

2. Melhora o sono

Também devido ao efeito sedativo que a planta possui, o chá é uma ótima dica para quem tem problemas para dormir. O relaxamento muscular proporcionado por ele faz com que o corpo esteja mais propício ao sono. Ele é indicado tanto para quem tem insônia quanto para quem acorda diversas vezes ao longo da noite (1).

3. Diminui as cólicas menstruais

Esse é mais um benefício influenciado pela ação antiespasmódica da camomila. Por isso, muitas mulheres apelam para a planta quando as dores menstruais se manifestam, já que ela diminui a sua ocorrência (2). O ideal é beber o chá e deitar-se por alguns minutos para que a ação possa ser mais efetiva.

4. Fortalece o sistema imunológico

A bebida calmante também possui ação antibacteriana, ou seja, ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo. É por isso, inclusive, que ele é muito indicado em casos de gripes e resfriados (3). As suas propriedades antioxidantes também são consideradas importantes na prevenção do câncer de pele, mama, próstata, entre outros.

5. Reduz edemas

O chá também pode ser utilizado como compressa para quem deseja eliminar edemas da pele. Seja um roxo que surgiu após algum acidente ou cirurgias, indica-se que a bebida seja colocada gelada no local por alguns minutos. A prática deve ser repetida a cada 30 minutos pelo tempo que se julgar necessário.

6. Anti-inflamatório

Estudos sugerem que a bebida é também um anti-inflamatório natural. Assim, ela pode ser utilizada para ajudar na cicatrização após cirurgias e combater inflamações de diversos tipos (4).

7. Fortalece o sistema digestivo

Diarreia, náuseas e vômitos podem ser combatidos através da bebida (5). Além de ajudar no alívio das dores na barriga, as propriedades calmantes do chá enviam ao cérebro a mensagem de que o corpo está mais relaxado, por isso as dores diminuem e a região do intestino pode ser tratada.

O chá de camomila se destaca como calmante porque essa é realmente a sua principal propriedade. Contudo, como se pode perceber, essa mesma propriedade oferece inúmeros outros benefícios. Afinal, um corpo relaxado é uma forma de viver melhor.

Chá de Camomila: como fazer

  1. Ferva cerca de 500 ml de água no fogo;
  2. Em um recipiente você deverá adicionar uma colher com folhas de camomila;
  3. Quando a água estiver fervendo você pode colocá-la no mesmo recipiente em que está a camomila;
  4. Cubra o recipiente com uma toalha e aguarde por 15 minutos;
  5. Essa é a hora de coar o líquido para remover as ervas.

Após esses cinco passos você poderá beber o seu chá à vontade! Algumas pessoas gostam de acrescentar mel, limão ou até gengibre a ele, mas isso varia conforme o gosto de cada um.

Chá de camomila dá sono?

iStock

Por ser uma bebida calmante, o chá pode ser associado como uma espécie de sonífero. Mas é verdade que ele ajuda quem sofre com insônia? Algumas pesquisas revelam que o chá não é o responsável por aumentar o sono. Contudo, ele pode, sim, ajudar a relaxar o corpo para a hora de dormir.

É muito comum indicar que a bebida seja tomada durante o período da noite alguns minutos antes de deitar. O que acontece, então, é que a planta ajuda o corpo relaxar, como você já leu anteriormente. Assim, o corpo fica menos em “estado de alerta” e pronto para repousar.

Então, podemos concluir que a camomila não é, de fato, um sonífero. No entanto, ela é uma boa aliada para quem tem dificuldade de relaxar antes de dormir e passa horas sofrendo para adormecer.

Chá de camomila emagrece?

iStock

Assim como muitos outros chás, o de camomila também convive com a fama de ser bom para emagrecer. Muito já se pesquisou sobre o tema e o que se sabe hoje em dia é mais esclarecedor.

A planta possui substâncias que ajudam a inibir o apetite. Elas fazem isso porque aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos ao longo do dia. A camomila também é capaz de eliminar toxinas do corpo, melhorando o sistema digestivo.

Ainda, ela diminui o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse. Assim, a planta ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no organismo. Por causa dessa combinação de fatores, a bebida é benéfica para quem busca emagrecer. Entretanto, não há milagre: emagrecer depende de muitos outros fatores, inclusive de uma alimentação equilibrada.

Chá de camomila: contraindicações

iStock

Uma das dúvidas citadas logo no início do artigo era se todo mundo pode beber chá de camomila. Na verdade, há, sim, algumas contraindicações com relação a ele. Mesmo sendo uma bebida natural, é importante considerar contextos específicos. Nesse grupo entram desde gravidez até pessoas que possam ter alergias a determinadas plantas e ervas. Abaixo você confere melhor a lista:

  • Mulheres gestantes ou amamentando: os médicos desaconselham mulheres que estejam grávidas ou ainda amamentam a consumir a bebida calmante. Como ela causa espasmos, isso pode levar a contrações prematuras. É claro que depende da quantidade ingerida pela mulher, mas é importante prevenir-se (6);
  • Casos de alergia a plantas ou ervas: a situação pode ser rara, mas há, sim, pessoas que possuem alergia a certas plantas e ervas. Há ainda quem tenha hipersensibilidade à camomila. Na maioria dos casos as pessoas descobrem somente quando tem contato com ela.
  • Pacientes com uso de anticoagulantes e medicamentos controlados: como não se sabe qual efeito o chá terá nesses casos, ele não é indicado. Por possuir inúmeras propriedades, o ideal é que se evite o seu consumo. Essa medida é uma forma preventiva de não interferir no efeito dos medicamentos.

Com a vantagem de ser natural, o chá de camomila possui realmente poucas contraindicações. Os seus benefícios confirmam que ele é um ótimo remédio natural em diversos casos, tanto para homens quanto para mulheres.

Agora que você já conhece muito mais sobre esse chá, conte para os seus amigos! Essa pode ser uma opção simples, natural e barata de melhorar o dia a dia de muitos deles!